Destaques sobre as atividades de Matemática do PIBID realizadas pelos alunos da USP de São Carlos.
segunda-feira, 26 de junho de 2017
Labirinto Matemático- Versão 2
Materiais
• Arame;
• Argola;
• 3 pilhas;
• Lâmpada de LED;
• Buzina;
• Fita isolante;
• Fios coloridos;
• Porta pilhas;
• Pedaço de madeira.
Descrição
Neste jogo, o aluno precisa percorrer todo o labirinto com a argola, porém, sem poder encostá-la no caminho. O percurso é dividido em quatro partes: roxa, verde, vermelha e amarela (essas cores servem apenas para demarcar as divisões), respectivamente. Em cada parte, haverá uma operação matemática, a ser resolvida pelo aluno, com nível de dificuldade variante, sendo do fácil para o mais difícil, ou seja, as operações na parte roxa são mais fáceis que as da parte amarela. Essas operações podem variar de acordo com a turma que irá participar do jogo, pois um 6º ano não possui as mesmas ferramentas que a 3a série do EM.
Regras
Para a realização desta atividade, serão necessários 2 labirintos, pois dividiremos a sala em 2 equipes, de pelo menos 6 membros cada uma. Assim, mesmo que o pibidiano ou o professor for aplicar sozinho, sem ajuda conseguirá tomar conta das duas equipes.
Após a divisão, as equipes irão competir, saindo vencedora aquela em que todos os membros completaram o labirinto no menor tempo. Para isso, os alunos não podem encostar a argola no percurso. Caso isso ocorra, o LED acenderá e a buzina tocará. Neste momento, há duas possibilidades para o competidor: retornar ao início do percurso, ou continuar do ponto em que houve a infração. Ambas dependem do conhecimento matemático do aluno.
No momento em que houve o toque, a buzina e o led entrarão em funcionamento, e assim permanecerão até que quem está aplicando o jogo reinicie a brincadeira; antes disso, pibidiano responsável pela equipe deve questionar o aluno sobre parte do conteúdo matemático que foi trabalhado, correspondente ao nível de dificuldade discutido anteriormente. Caso o discente consiga solucionar o problema, ele poderá continuar o percurso de onde parou. Caso contrário, ele deve retornar ao ponto de partida e reiniciar o caminho.
Sugere-se que as questões sejam iguais em cada trecho do labirinto, para os dois grupos; deve-se preparar aproximadamente 10 questões por trecho, e estas devem ser rápidas de serem resolvidas. Todas as perguntas podem ser discutidas com o grupo.
Com relação ao conteúdo, este pode ser de qualquer disciplina, não necessariamente matemática, desde que se preparem questões rápidas de memória ou aplicação do que foi aprendido nas aulas anteriores; no entanto, aplicando o jogo a disciplinas da área de “humanas”, deve-se tomar cuidado para se escolher questões com respostas fechadas.
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