Jogo
pedagógico “Multiplica ou divide?”
Responsável: Dayana Mara Santos Cruz
Espaço necessário: Um pátio de escola ou uma mesa.
Material: Fichas conforme os exemplos abaixo, em
cartolina, o número de fichas fornecidas é opcional.
REGRAS
Um dos jogadores inicia o
jogo, este deve escolher um colega perguntar-lhe multiplica ou divide? O
jogador indagado deve responder qual operação deseja fazer e retirar uma ficha
com um número, todos os jogadores iniciam a jogada com saldo de 10,00 pontos, o
jogador deve dividir ou multiplicar, conforme escolheu no momento anterior, o
seu saldo pelo número retirado e falar em alto e bom som o seu número de pontos
resultante o qual será conferido pelo fiscal. O objetivo é terminar o jogo com
o maior número positivo possível de pontos, quem tiver a maior soma ao final do
jogo será o vencedor.
O jogador que escolheu o
número deverá escolher o próximo participante pra quem irá perguntar não
podendo repetir o jogador, nem perguntar pra quem lhe perguntou, na mesma
rodada, a rodada termina quando todos os participantes jogarem e segue até que
alguém fique com saldo zero ou que se deem 6 rodadas.
Se o jogador retirar a carta
vermelha ele fica congelado uma rodada, se retirar a carta laranja seu saldo de
pontos volta ao inicial e se retirar a carta azul pode escolher qual operação
fazer entre seu saldo e um número qualquer de 1 a 10.
a)
Cada
jogador deve jogar apenas uma vez por rodada.
b)
O
próprio jogador deverá efetuar o cálculo e dizer em alto e bom tom seu saldo de
pontos ainda que erre, ou terá seu saldo zerado.
c)
Todos
os jogadores devem zelar pela ordem e o respeito durante a partida
d)
Vence
quem chegar ao final da partida com o maior número positivo de pontos
e)
Podem
participar até 6 jogadores
FICHAS
Conceitos: Multiplicação e divisão.
Público alvo: Todas as séries a partir do 7º ano.
Objetivo: Trabalhar operações básicas e regras de sinais de
forma animada e divertida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário