segunda-feira, 26 de junho de 2017

Jogo pedagógico “Multiplica ou divide?” 

Responsável: Dayana Mara Santos Cruz

Espaço necessário: Um pátio de escola ou uma mesa.

Material: Fichas conforme os exemplos abaixo, em cartolina, o número de fichas fornecidas é opcional.
REGRAS

Um dos jogadores inicia o jogo, este deve escolher um colega perguntar-lhe multiplica ou divide? O jogador indagado deve responder qual operação deseja fazer e retirar uma ficha com um número, todos os jogadores iniciam a jogada com saldo de 10,00 pontos, o jogador deve dividir ou multiplicar, conforme escolheu no momento anterior, o seu saldo pelo número retirado e falar em alto e bom som o seu número de pontos resultante o qual será conferido pelo fiscal. O objetivo é terminar o jogo com o maior número positivo possível de pontos, quem tiver a maior soma ao final do jogo será o vencedor.
O jogador que escolheu o número deverá escolher o próximo participante pra quem irá perguntar não podendo repetir o jogador, nem perguntar pra quem lhe perguntou, na mesma rodada, a rodada termina quando todos os participantes jogarem e segue até que alguém fique com saldo zero ou que se deem 6 rodadas.
Se o jogador retirar a carta vermelha ele fica congelado uma rodada, se retirar a carta laranja seu saldo de pontos volta ao inicial e se retirar a carta azul pode escolher qual operação fazer entre seu saldo e um número qualquer de 1 a 10.

a)    Cada jogador deve jogar apenas uma vez por rodada.
b)    O próprio jogador deverá efetuar o cálculo e dizer em alto e bom tom seu saldo de pontos ainda que erre, ou terá seu saldo zerado.
c)    Todos os jogadores devem zelar pela ordem e o respeito durante a partida
d)    Vence quem chegar ao final da partida com o maior número positivo de pontos
e)    Podem participar até 6 jogadores
FICHAS





Conceitos: Multiplicação e divisão.

Público alvo: Todas as séries a partir do 7º ano.

Objetivo: Trabalhar operações básicas e regras de sinais de forma animada e divertida.










Nenhum comentário:

Postar um comentário