No. de Jogadores:
mínimo de 2 e máximo de 4 jogadores
Série sugerida: a
partir do 7º ano do EF
Conteúdos trabalhados:
operações
matemáticas básicas e cálculos de expressões numéricas
Introdução
A proposta do jogo visa estimular
o raciocínio dos alunos para respostas rápidas através de uma
dinâmica competitiva, pela qual são estimuladas as capacidades do
aluno para a realização de operações matemáticas básicas e para
a resolução expressões numéricas. Além disso, o jogo visa
valorizar a atenção aos resultados.
Apresentação do jogo
O jogo é composto de um
tabuleiro, com 18 casas. Cada casa possui uma cor que representa a
dificuldade da questão a ser respondida, as cores são verde, azul e
vermelha, sendo verde a de menor dificuldade e vermelha a maior.
Essas questões estarão distribuídas em três grupos de nove cartas
divididas de acordo com a cor da casa. O resultado da questão é
sempre um número positivo e determinará o número de casas que o
jogador ira se mover (avançando se acertar a questão e recuando se
errar). Vence o jogo quem alcançar o ponto de chagada primeiro.
Organização do jogo
O jogo requer a participação
mínima de dois jogadores e permite a máxima de quatro.
Os jogadores receberão um peão
que deverá ser colocado na casa representada pelo número 1 no
tabuleiro e decidir quem começa o jogo.
Todos os participantes devem
iniciar o jogo na mesma casa, para que recebam uma questão com o
mesmo nível de dificuldade.
Nenhum jogador deve jogar mais
de uma vez consecutiva, para que todos tenham a chance de jogar o
mesmo número de vezes.
É indicado o acompanhamento do
professor para avaliar se os cálculos das expressões contidas nas
cartas de questões estão corretos e decidir se o jogador irá
avançar ou recuar no tabuleiro.
Regras do jogo
O jogo inicia quando todos os
participantes posicionarem seus peões no tabuleiro e decidirem quem
começa a partida.
O jogador que inicia deve pegar
uma carta de questão da cor indicada na primeira casa do tabuleiro e
tentar responder de acordo com o seu conhecimento matemático. Se o
jogador responder de forma correta ele avança o número de casas que
obteve no resultado da questão, se errar permanece no mesmo lugar.
Os demais jogadores repetem o processo nos turnos que seguem.
Se a rodada não for a primeira,
a regra do avanço de casas permanece a mesma, porém quando o
jogador errar o que foi perguntado, ele deve recuar no tabuleiro o
número de casas referente ao valor que deveria ser obtido na
questão. Para isso o monitor do jogo deve indicar qual o valor
correto da questão.
Vence quem chegar na última
casa primeiro.
Imagem
01 - Tabuleiro Completo
Imagem
02 – Cartas de questões
Nenhum comentário:
Postar um comentário