Destaques sobre as atividades de Matemática do PIBID realizadas pelos alunos da USP de São Carlos.
terça-feira, 19 de junho de 2012
Atividade: Jogo do Mico – Simetria
Total de horas-aulas previstas:1 (desenvolvimento)
Objetivos específicos:
• Desenvolver a capacidade de raciocínio lógico
• Compreender o conceito de simetria
• Aplicar este conceito estudado, de uma forma interativa
• Estimular o trabalho em grupo
Tempo Estimado: 50 minutos
Metodologia:
Material Necessário:
• Vários kits contendo 33 cartas, onde cada carta representa um lado do eixo de simetria de uma dada figura, formando pares; e uma carta sem sua correspondente carta simétrica, a carta mico.
Desenvolvimento:
1- Formar grupos de 4 alunos
2- Embaralhar e distribuir as 33 cartas aos 4 alunos, notando-se que um jogador receberá uma carta a mais.
3- Ao receber as cartas, cada jogador deverá olhar e retirar de suas mãos todos os pares simétricos encontrados.
4- Após isso, estipula-se uma ordem a ser seguida. O primeiro jogador deverá escolher uma carta da mão do segundo jogador, comparar com as demais cartas que possui, e retirar caso encontre o par simétrico correspondente. Senão, esta carta deve ser integrada às demais de sua mão.
5- O segundo jogador deve prosseguir da mesma forma. Escolher uma carta da mão do terceiro jogador, comparar com as demais cartas que possui, e retirar caso encontre o par simétrico correspondente. Senão, esta carta deve ser integrada às demais de sua mão.
6- O terceiro jogador escolhe uma carta da mão do quarto jogador, compara com as demais cartas que possui, e retira caso encontre o par simétrico correspondente. Senão, esta carta deve ser integrada às demais de sua mão.
7- O quarto jogador escolhe uma carta da mão do primeiro jogador, compara com as demais cartas que possui, e retira caso encontre o par simétrico correspondente. Senão, esta carta deve ser integrada às demais de sua mão.
8- Assim, o primeiro jogador torna a escolher uma carta da mão do segundo jogador, procedendo de forma análoga.
9- O jogo termina quando todos os pares simétricos forem encontrados, restando somente a carta mico, que não possui sua correspondente simetria. O aluno que, no final do jogo estiver com esta carta em mãos, perde, dando a vitória a todos os demais jogadores.
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