terça-feira, 19 de junho de 2012

Corrida Pitagórica

Nos dias 11 e 15 de junho, as pibidianas Aline e Milenna aplicaram o jogo Corrida Pitagórica nos 9ºs anos B e A,respectivamente, da Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha.
O jogo tem como tema principal o teorema de Pitágoras, e consiste em um tabuleiro na forma de um triângulo retângulo, que contém casas de cores diferentes, as quais obedecem diferentes regras: a casa verde significa avançar um espaço; a casa azul, voltar dois espaços; a casa vermelha, ficar uma rodada sem jogar; a casa branca: é necessário retirar uma carta que contém uma pergunta de matemática, em sua maioria, que pode ser resolvida pela aplicação do teorema de Pitágoras, e respondê-la corretamente.
Os alunos demonstraram-se desmotivados a realizar a atividade, pois alegaram que as perguntas do jogo estavam muito complicadas e não sabiam respondê-las.
 Assim, para ajudar na resolução das questões, passamos de mesa em mesa auxiliando-os, e observamos que eles apresentam dificuldades em interpretação e construção dos problemas, além de não terem paciência em pensar e analisar a questão envolvida.
Logo, com a nossa ajuda na interpretação, os alunos então, com as informações extraídas do problema, conseguiam resolver a questão, chegando no resultado correto, o que fica evidente a suas dificuldades neste quesito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário