A atividade consistia na leitura e entendimento de um texto que contava de forma didática a criação do metro e citava outras medidas de comprimento como pé, polegada, jarda e milha, os alunos deveriam ler o texto e responder a algumas questões. Após a leitura e entendimento do texto, os alunos deveriam medir a sala de aula usando o metro e a jarda, para isso,foi levado para cada dupla de alunos um barbante no tamanho adequado de um metro e uma jarda; deveriam medir também a largura da lousa usando novamente o metro e o pé (neste caso foi levado para cada dupla uma fita de papel cartão na medida de um pé), por fim deveriam medir a carteira usando o centímetro (utilizando uma régua) e a polegada (para isto foi disponibilizado para cada dupla uma fita de papel cartão na medida de uma polegada). As atividades estimularam os alunos que mediram corretamente o que lhes foi pedido, completaram corretamente uma tabela com estas informações e também responderam corretamente às questões sobre os textos. No 6º ano D, um pequeno grupo de alunos abandonou as atividades sem as concluírem, mas no geral todos os alunos entenderam a proposta e gostaram da atividade. A aula foi ministrada pela pibidiana Rita Idem.
Destaques sobre as atividades de Matemática do PIBID realizadas pelos alunos da USP de São Carlos.
sexta-feira, 15 de junho de 2012
Medidas de Comprimento
No dia 5 de junho, aplicou-se o o Plano de Aula Medidas
de Comprimento nos 6º anos C e D do Ensino Fundamental da Escola Estadual Ary
Pinto das Neves. A atividade ocorreu na sala-de-aula, no horário regular da
aula. A duração da atividade foi de 50 minutos, havia
menos que 30 alunos em cada sala.
A atividade consistia na leitura e entendimento de um texto que contava de forma didática a criação do metro e citava outras medidas de comprimento como pé, polegada, jarda e milha, os alunos deveriam ler o texto e responder a algumas questões. Após a leitura e entendimento do texto, os alunos deveriam medir a sala de aula usando o metro e a jarda, para isso,foi levado para cada dupla de alunos um barbante no tamanho adequado de um metro e uma jarda; deveriam medir também a largura da lousa usando novamente o metro e o pé (neste caso foi levado para cada dupla uma fita de papel cartão na medida de um pé), por fim deveriam medir a carteira usando o centímetro (utilizando uma régua) e a polegada (para isto foi disponibilizado para cada dupla uma fita de papel cartão na medida de uma polegada). As atividades estimularam os alunos que mediram corretamente o que lhes foi pedido, completaram corretamente uma tabela com estas informações e também responderam corretamente às questões sobre os textos. No 6º ano D, um pequeno grupo de alunos abandonou as atividades sem as concluírem, mas no geral todos os alunos entenderam a proposta e gostaram da atividade. A aula foi ministrada pela pibidiana Rita Idem.
A atividade consistia na leitura e entendimento de um texto que contava de forma didática a criação do metro e citava outras medidas de comprimento como pé, polegada, jarda e milha, os alunos deveriam ler o texto e responder a algumas questões. Após a leitura e entendimento do texto, os alunos deveriam medir a sala de aula usando o metro e a jarda, para isso,foi levado para cada dupla de alunos um barbante no tamanho adequado de um metro e uma jarda; deveriam medir também a largura da lousa usando novamente o metro e o pé (neste caso foi levado para cada dupla uma fita de papel cartão na medida de um pé), por fim deveriam medir a carteira usando o centímetro (utilizando uma régua) e a polegada (para isto foi disponibilizado para cada dupla uma fita de papel cartão na medida de uma polegada). As atividades estimularam os alunos que mediram corretamente o que lhes foi pedido, completaram corretamente uma tabela com estas informações e também responderam corretamente às questões sobre os textos. No 6º ano D, um pequeno grupo de alunos abandonou as atividades sem as concluírem, mas no geral todos os alunos entenderam a proposta e gostaram da atividade. A aula foi ministrada pela pibidiana Rita Idem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário