terça-feira, 19 de junho de 2012

Jogo Anguloteria


Nos dias 04 e 11 de junho, foi aplicada pelas pibidianas Aline e Milenna, uma atividade aos alunos do 9º ano A e B da Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha, com intuito de reforçar o conceito de ângulo.
Os alunos se organizaram em duplas, e cada uma recebeu uma folha, com 27 ângulos desenhados e uma tabela. O objetivo desta atividade era estimar os ângulos numerados, ou seja, a partir do conhecimento do aluno a respeito desse assunto, eles deveriam analisar e estimar um valor para cada ângulo, preenchendo a tabela.
Depois desta completada, um transferidor foi distribuído para cada dupla, e as instruções para a segunda parte da atividade, que consistia em conferir o valor exato para cada ângulo, com o auxílio do transferidor.
Na sala do 9º ano A, os alunos, em geral, não apresentaram dificuldade nesse conteúdo e mostraram total domínio no uso do transferidor, diferentemente dos alunos do 9º ano B, que não conseguiram manusear este instrumento, deixando clara a dificuldade nesse conteúdo.
Eles foram auxiliados pelas pibidianas, conseguindo então, finalizar a atividade.
Ela foi importante para detectar as diferenças de apreensão do conceito de ângulo, das técnicas de estimação e medição com o transferidor, em cada turma. Com isto, pudemos continuar o desenvolvimento da atividade com diferentes intervenções, conforme as dúvidas dos alunos, o que nos mostra que o professor deve ser sensível às respostas e ações de seus estudantes, para dar prosseguimento a uma sequência didática previamente planejada.
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário