terça-feira, 26 de junho de 2012

Plano de Aula - Sequência de Ensino Perfil da Turma

Plano de Aula - Sequência de Ensino Perfil da Turma

IDENTIFICAÇÃO:
Disciplina: Matemática
Responsável: Camila Coppi Cintra
TITULO: Sequência de Ensino: Perfil da Turma
DURAÇÃO EM NÚMERO DE AULAS: 8

PÚBLICO ALVO: Ensino Fundamental – 6º ano
INTRODUÇÃO

Estatística é hoje, reconhecidamente, uma área do saber com grande importância em todas as outras áreas. Ela está presente no dia-a-dia, em jornais, revistas, etc, sendo de grande importância que todos os indivíduos saibam ler e interpretar as informações constantes nos meios de comunicação e sociais.
Com a influência da mídia e o advento de novas tecnologias, todo cidadão tem a necessidade de saber ler e interpretar dados representados por um gráfico e/ou uma tabela. A utilização desse tipo de representação dá-se com o propósito de facilitar a interpretação do leitor a respeito dos dados informados. Portanto, não há dúvidas sobre a necessidade da Escola Fundamental iniciar o trabalho com as representações tabulares e gráficas como estratégia de democratização do acesso à informação e a recursos e procedimentos para organizá-la e analisá-la.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998, terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental) destacam a importância da Estatística, devido ao seu uso atual na sociedade, ressaltando que o estudo do seu conteúdo possibilita o desenvolvimento do pensamento estatístico juntamente com o raciocínio estatístico para resolver determinadas situações problemas.
De acordo com os PCN, no 3º. ciclo (5ª. e 6ª.séries), o ensino de Matemática deve visar o desenvolvimento do raciocínio estatístico:
...por meio da exploração de situações de aprendizagem que levem o aluno a coletar, organizar e analisar informações, construir e interpretar tabelas e gráficos, formular argumentos convincentes, tendo por base a análise de dados organizados em representações matemáticas diversas.
(BRASIL, 1998, p.65)
Deve-se aprender também a formular questões pertinentes para um conjunto de informações, a elaborar algumas conjecturas e comunicar informações de modo convincente, podendo no decorrer do trabalho iniciar o estudo das medidas estatísticas, como a média aritmética.
Portanto verificamos que os PCN dão condições e incentivam o ensino da Estatística no Ensino Fundamental, focando não só a questão do conteúdo, mas também a construção de significados pelos alunos.
As atividades serão desenvolvidas durante as aulas de matemática com o acompanhamento do professor responsável pela disciplina, com duração de 50 min. cada.

OBJETIVOS:
·        Apresentar e discutir a diferença entre população e amostra, censo e amostragem;
·        Mostrar um exemplo de uma pesquisa opinião, por censo, nos moldes da pesquisa científica: estabelecer perguntas de pesquisa, coletar, tratar e analisar dados e comunicar resultados;
·        Trabalhar diferentes formas de organização dos dados: tabelas e gráficos;
·        Discutir as medidas de tendência central em diversas formas de representação dos dados.


METODOLOGIA A SER EMPREGADA

Aula expositiva dialogada, atividades com jogos em grupos.

MATERIAIS UTILIZADOS

  • Folhas para coleta individual de dados (1 por aluno);
  • Planilha com os dados da turma (1 por aluno);
  • Tabuleiro Jogo Corrida Matemática e cartões com questões (Anexo 7);
  • Lousa;
  • Slides em Power Point;
  • Projetor Multimídia;
  • Sequência de ensino Perfil da Turma II (CAZORLA e SANTANA, 2010).

DESENVOLVIMENTO POR AULA:

ü      AULA 1: Pesquisa Científica: motivação e contextualização. Levantamento das questões de investigação.
1ª parte: Motivação e Contextualização.
Estimular os alunos através de perguntas a discutir sobre as finalidades de uma pesquisa, população e censo, amostra e amostragem. Perguntar qual o contato que eles já tiveram com pesquisas.
2ª parte: Estabelecendo as perguntas da pesquisa.
            Perguntar aos alunos como poderemos conhecer o perfil da turma (esclarecer o que é perfil). Dar exemplos de características que podemos descobrir.
            Estabelecer com os alunos quais serão as perguntas da pesquisa, tendo cuidado para que elas envolvam variáveis de diversas naturezas, pois isso implica diferentes tratamentos estatísticos.
            Ir escrevendo as perguntas na lousa para que cada aluno possa respondê-las. Cada aluno deve receber uma folha em branco na qual copiarão e responderão as questões. Essa folha deve ficar comigo ao final da aula para evitar que os alunos não a percam, pois será utilizada na próxima aula.

ü      AULA 2: Confecção da planilha com os dados dos alunos
1ª parte: Motivação.
Retomar com os alunos o objetivo da pesquisa. Dizer que podemos intuir os resultados para as questões da pesquisa, mas somente através da observação de seus dados é que podemos chegar a um resultado certo.
Relembrar as perguntas das pesquisas e perguntar aos alunos quais as respostas que eles acham que serão mais frequentes para cada uma. Pedir para que eles anotem e guardem para que seja possível fazer a comparação com o resultado final da pesquisa.
2ª parte: Confecção da planilha.
            Fazer o levantamento das respostas de cada aluno para cada questão da pesquisa, preenchendo uma tabela que será usada para efetuar a análise dos dados.

ü      AULAS 3, 4 e 5: Tratando e analisando os dados – Construção das Tabelas de Distribuição de Frequência e Cálculo das medidas estatísticas de tendência central (média, moda e mediana)

Com base na planilha de registro dos dados dos alunos elaborada na aula anterior, construir as Tabelas de Distribuição de Frequência de cada uma das questões da pesquisa. Como trata-se de alunos do sexto ano, colocar apenas as categorias das respostas encontradas com os respectivos números de respostas em termos absolutos.
A partir de cada tabela, calcular a medida estatística cabível (moda, média e mediana), relembrando ou introduzindo o respectivo conceito, caso os alunos ainda não saibam, sempre fazendo perguntas motivadoras e que associem os conceitos ao cotidiano dos alunos. Em seguida, os conceitos devem ser formalizados conforme segue abaixo:

  • Média Aritmética

A média aritmética é o quociente entre a soma de n valores e o número n de valores desse conjunto.

Exemplo: As notas de Maísa nas provas de matemática: 6,5; 7,0; 9,5; 4,0 e 8,0.

Ma = 6,5 + 7,0 + 9,5 + 4,0 + 8,0  = 35,0  = 7
                                                                     5                             5

·        Moda
Define-se moda como sendo o valor que surge com maior freqüência entre os dados observados.
Na seqüência numérica: 2, 2, 5, 7, 9, 9, 9, 10, 10, 11, 12, 18.
Mo = 9 (pois é o número que aparece com maior freqüência).

Há casos em que pode haver mais de uma moda, por exemplo, na seqüência:
5, 7, 7, 7, 8, 9, 9, 10, 10, 10,
há duas modas: 7 e 10.
E em outros pode não existir a moda.

·        Mediana
Ordenados os elementos da amostra, a mediana é o valor (pertencente ou não à amostra) que a divide ao meio, isto é, 50% dos elementos da amostra são menores ou iguais à mediana e os outros 50% são maiores ou iguais à mediana.
Para a sua determinação utiliza-se a seguinte regra, depois de ordenada a amostra de n elementos:
Se n é ímpar, a mediana é o elemento médio.
Exemplo: 126, 164, 188, 198, 460. Md = 188
Se n é par, a mediana é a média dos dois elementos centrais dos dois elementos médios.
Exemplo: 68, 72, 78, 84, 87, 91.
Md = 78 + 84  = 162 = 81
                     2             2

      Obs: se necessário, selecionar somente as questões mais interessantes para serem trabalhadas, evitando repetir exaustivamente exemplos de mesmo tipo.

ü      AULA 6 e 7: Tratando e analisando os dados – Jogo e Análise de gráficos
1ª parte: Jogo.
Trabalhar os conteúdos de média, moda e mediana através de uma atividade lúdica, visando evitar que as aulas se tornem cansativas.
Dividir os alunos em seis grupos e utilizar o jogo corrida matemática (Anexo 7). As questões devem ser resolvidas por cada grupo, que é numerado de 1 a 6. O grupo que acertar a resposta primeiro avança uma posição no tabuleiro.
2ª parte: Análise de Gráficos.
            Apresentar os gráficos referentes às questões da pesquisa, procurando abordar diversos tipos de gráficos e discutir suas interpretações. Tais gráficos serão feitos por mim com antecedência e apresentados em slides do Power Point.

ü            AULA 8: Avaliação

Aplicar uma avaliação referente ao conteúdo abordado neste plano de aula. A avaliação aplicada segue abaixo.


NOME:___________________________________________________SÉRIE: ______
ESCOLA:_______________________________________DATA:_____/_____/______


1-As notas de Carlos, Mário e Joel na última prova de Matemática estão indicadas no gráfico abaixo. Analisando o gráfico, podemos concluir que:





  
(A) A nota de Carlos foi igual à de Mário.
(B) A nota de Mário foi menor do que a de Joel.
(C) A nota de Joel foi maior do que a de Carlos.
(D) A nota de Mário foi a maior das três.
(E)  A nota de Carlos foi igual à de Joel.



2-Considere a seguinte distribuição de frequência correspondente aos diferentes preços de um determinado produto em algumas lojas:


a.  Quantas lojas foram pesquisadas?



b. Quantas lojas apresentaram um preço de R$52,00?



c. Quantas lojas apresentaram um preço de ATÈ R$52,00 (inclusive)?



d. Calcule a média dos preços encontrados.






3-O boletim de Gustavo mostra o seu desempenho na escola neste ano:




Leia com atenção cada afirmação. Analisando a tabela com as notas de Gustavo, é correto dizer que:

(A) seu desempenho em Geografia foi crescente no ano.
(B) houve mudança no seu desempenho de Matemática.
(C) ele melhorou seu desempenho em Português ao longo do ano.
(D) a sua nota de História no 1° trimestre foi menor que a sua nota de Ciências no 2° trimestre.
(E) suas notas em Ciências permaneceram iguais ao longo do ano.


4-Em 5 partidas de voleibol, Duda fez 12, 15, 11, 18 e 14 pontos. Qual foi sua média de pontos nessas partidas? E a mediana?










5-Foi realizada uma pesquisa entre os alunos da 6ª série de uma escola para saber quais os times favoritos de cada aluno. O resultado encontra-se no gráfico abaixo:



Observando o gráfico, é correto dizer que na sexta série dessa escola os times que têm mais de 25 torcedores são:

(A)  Santos e São Paulo.
(B)  São Paulo e Palmeiras
(C)  São Caetano e Ponte Preta.
(D)  Santos e Corinthians.
(E)   São Paulo e Corinthians.



6-Ainda com base no gráfico dos times favoritos, qual é a moda? Porque você acha que é isso?






Observação:

A avaliação efetuada na última aula não interferirá nas notas finais dos alunos, tendo como intuito apenas servir de base para uma avaliação, por parte dos Pibidianos, quanto ao desenvolvimento dos alunos que participaram das aulas de reforço referente ao conteúdo abordado.


REFERÊNCIAS UTILIZADAS

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental.  Parâmetros Curriculares Nacionais (3º e 4º ciclos): Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BIGODE, Antonio José Lopes. Matemática hoje é feita assim. São Paulo: FTD, 2006.

CAZORLA, I. M.; SANTANA, E. (Org). Do Tratamento da Informação ao Letramento Estatístico. Itabuna. Bahia: Via Litterarum, 2010.

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