Destaques sobre as atividades de Matemática do PIBID realizadas pelos alunos da USP de São Carlos.
terça-feira, 19 de junho de 2012
Jogo da adivinhação: O que represento no universo matemático?
Nos dias 3 e 4 de maio de 2012, os alunos do 9º ano A e B, da Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha, em comemoração ao dia da matemática, 6 de maio, participaram do Jogo da adivinhação: O que represento no universo matemático?, aplicado pelas pibidianas Aline e Milenna.
Para cada aluno foi colocado um papel em sua testa contendo uma informação matemática, uma figura geométrica, ou um número, ou uma expressão algébrica, entre outros. O objetivo era que o aluno adivinhasse o que estavaescrito.
Foi escolhido um aluno, aleatoriamente, para iniciar o jogo, e a partir dele seguiu-se em sentido horário. Estipulamos um tempo para o término da atividade, e caso o aluno acertasse antes do término, ganhava outro papel com outra informação. No fim do jogo ganhou quem teve mais acertos.
Esta mesma atividade foi aplicada durante o intervalo do dia 4 de maio, onde participaram alunos do ensino fundamental.
No geral, os alunos gostaram e participaram do jogo, porém, na realização em sala de aula, alguns alunos demonstraram-se desmotivados.
Jogo de adivinhação: O que represento no universo matemático?
Total de horas-aulas previstas: 1 desenvolvimento (50 minutos)
Objetivo específico: Desenvolver o raciocínio lógico, a atenção, a compreensão de diversos temas da matemática.
Material necessário:
Caneta
Papel tipo postit
Desenvolvimento: Organizar os alunos em roda.
Para cada aluno será colocado em sua testa, sem que ele veja o que está escrito,um papel contendo uma informação matemática, esta pode ser um número, uma forma geométrica, uma expressão algébrica, entre outros. O objetivo é adivinhar o que está escrito, por meio de perguntas indiretas, colocadas pelos colegas que visualizam a informação.
Escolhe-se um aluno para iniciar o jogo, e a partir dele segue no sentido horário. Estipula-se um tempo de duração da partida, se o aluno acertar antes do término do jogo é fornecido outro papel com outra informação.
Encerrado o tempo de partida, a vitória é do aluno que totalizar o maior número de acertos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário