terça-feira, 19 de junho de 2012

Jogo da Velha


Na última sexta feira, 13 de abril, foi aplicado o Jogo da Velha no horário de intervalo, aos alunos da Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha. Além de visar o desenvolvimento de raciocínio lógico, esta atividade permitiu aos alunos trabalhar o conceito de área e perímetro de figuras geométricas planas.

O jogo consiste em um tabuleiro de 10 peças (5 quadrados e 5 triângulos) e perguntas (qual é a área de um quadrado cujo lado mede 5 cm?) que envolvem os conceitos acima.  Dois alunos jogam por vez. Cada aluno é representado por uma figura geométrica no tabuleiro, um sendo o quadrado e o outro, o triângulo.
Depois de determinado quem começa, o primeiro jogador deve responder a uma pergunta matemática; se a resposta estiver correta, ele tem o direito de colocar uma peça no tabuleiro, visando ganhar o tradicional jogo da velha. Caso a resposta esteja errada, ele perde a chance, passando para o adversário. O segundo jogador responde a uma pergunta, se acertar, coloca a peça no tabuleiro; se errar,perde a chance, passando para o primeiro jogador.
Assim, o jogo segue. Ganha quem conseguir completar três quadrados ou três triângulos, seja na horizontal, vertical ou diagonal.

 

    As maiores dificuldades apresentadas pelos alunos, foi a realização do cálculo mental, principalmente na divisão, quando a pergunta envolvia a área de um triângulo. Mas, em geral, os alunos souberam responder as questões adequadamente, aplicando os conceitos estudados de área, em principais polígonos.

Pibidiana responsável: Milenna.





Nenhum comentário:

Postar um comentário