quinta-feira, 26 de julho de 2012

Plano de Aula da Oficina de Origami para os bolsistas PIBID


Universidade de São Paulo (USP)
Período: 4 horas.
Data prevista para aplicação do plano: 26/07/2012 e 27/07/2012.
Disciplina: Matemática.
Responsável pelo plano: Theófilo Satoshi Okada.
Público-alvo: Bolsistas PIBID da USP - São Carlos.
Conteúdo: Sólidos Geométricos.
Recursos necessários: Papel espelho 10x10 cm.
Objetivo: Ensinar os bolsistas alguns origamis para serem utilizados em atividades lúdicas.
Metodologia
            Será confeccionado um cubo e em dodecaedro usando-se apenas papel. Para isso será ensinado o origami aos bolsistas.
Desenvolvimento
            Será uma atividade desenvolvida em dois dias, sendo que em cada dia será ensinado um origami diferente.
            Algumas informações ou regras muito importantes serão passadas aos bolsistas, os Três NÃOS, são elas:
    Não vincar o papel, pois corre-se o risco de rasgar o papel;
    Não se deve fazer o origami apoiado na mesa ou nas coxas, pois assim não será estimulada a coordenação motora, mesmo porque o origami é uma arte que pode ser praticada em qualquer lugar, sem depender de locais para se apoiar;
    Não fazer uma “competição” de quem termina primeiro, pois quanto mais rápido for feito menos caprichado estará o origami e no caso dos origamis que irei ensinar, não teremos as peças se encaixando com facilidade.
            No primeiro dia explicarei o significado da palavra origami (oru = “dobrar”; kami = “papel”) e iniciarei a oficina ensinando o cubo.
            Este deve ser feito utilizando-se seis papéis quadrados de mesmo tamanho, onde cada papel será uma das peças que formará o cubo. Se houver ânimo dos bolsistas também será possível fazer um kusudama (kusu = “remédio”; dama = “bola”), utilizando o mesmo diagrama do cubo com uma dobra a mais no final, e sendo montado com doze peças, e também será possível fazer o tsuru.
            Abaixo segue o diagrama do cudo e do kusudama.
 
 
            Abaixo segue o diagrama do tsuru.

            No segundo dia ensinarei o dodecaedro. Este deve ser feito utilizando-se doze papéis quadrados de mesmo tamanho, onde cada papel será uma das peças que formará o dodecaedro e caso haja ânimo dos bolsistas também será ensinado a flor-de-lis (flor íris).
            Abaixo segue o diagrama do dodecaedro.
            Abaixo segue o diagrama da flor-de-lis (flor íris).
 
Avaliação: Será usado o origami final que cada um dos bolsistas terá de fazer como forma de avaliação e também da participação dos mesmo na oficina.
Bibliografia: KASAHARA, Kunihiko; TAKAHAMA, Toshie. Origami for the Connoisseur. Tokyo e Nova Iorque: Japan Publications, Inc., 1987. p. 42-43.
ARAKI, Chiyo. Origami for Christmas. Tokyo e Nova Iorque: Kodansha International, 1990. p. 22-25 e p. 48-51.
VERRIL, Helena. Pentagon unit. Disponível em: <https://www.math.lsu.edu/~verrill/origami/pentagon/> Acesso em: 05 jul. 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário