Universidade de São Paulo (USP)
Período: 4 horas.
Data prevista para aplicação do plano: 26/07/2012 e 27/07/2012.
Disciplina: Matemática.
Responsável pelo plano: Theófilo
Satoshi Okada.
Público-alvo: Bolsistas
PIBID da USP - São Carlos.
Conteúdo: Sólidos
Geométricos.
Recursos necessários: Papel
espelho 10x10 cm.
Objetivo:
Ensinar os bolsistas alguns origamis para serem utilizados em atividades
lúdicas.
Metodologia
Será
confeccionado um cubo e em dodecaedro usando-se apenas papel. Para isso será
ensinado o origami aos bolsistas.
Desenvolvimento
Será uma
atividade desenvolvida em dois dias, sendo que em cada dia será ensinado um
origami diferente.
Algumas
informações ou regras muito importantes serão passadas aos bolsistas, os Três
NÃOS, são elas:
● Não vincar o papel, pois corre-se o risco de rasgar o papel;
● Não se deve fazer o origami apoiado na mesa ou nas coxas,
pois assim não será estimulada a coordenação motora, mesmo porque o origami é
uma arte que pode ser praticada em qualquer lugar, sem depender de locais para
se apoiar;
● Não fazer uma “competição” de quem termina primeiro, pois
quanto mais rápido for feito menos caprichado estará o origami e no caso dos
origamis que irei ensinar, não teremos as peças se encaixando com facilidade.
No primeiro
dia explicarei o significado da palavra origami (oru = “dobrar”; kami
= “papel”) e iniciarei a oficina ensinando o cubo.
Este deve
ser feito utilizando-se seis papéis quadrados de mesmo tamanho, onde cada papel
será uma das peças que formará o cubo. Se houver ânimo dos bolsistas também
será possível fazer um kusudama (kusu = “remédio”; dama =
“bola”), utilizando o mesmo diagrama do cubo com uma dobra a mais no final, e
sendo montado com doze peças, e também será possível fazer o tsuru.
Abaixo
segue o diagrama do cudo e do kusudama.
Abaixo
segue o diagrama do tsuru.
No segundo
dia ensinarei o dodecaedro. Este deve ser feito utilizando-se doze papéis
quadrados de mesmo tamanho, onde cada papel será uma das peças que formará o
dodecaedro e caso haja ânimo dos bolsistas também será ensinado a flor-de-lis (flor íris).
Abaixo
segue o diagrama do dodecaedro.
Abaixo segue o diagrama da
flor-de-lis (flor íris).
Avaliação:
Será usado
o origami final que cada um dos bolsistas terá de fazer como forma de avaliação
e também da participação dos mesmo na oficina.
Bibliografia: KASAHARA,
Kunihiko; TAKAHAMA, Toshie. Origami for the Connoisseur. Tokyo e Nova
Iorque: Japan Publications, Inc., 1987. p. 42-43.
ARAKI,
Chiyo. Origami
for Christmas. Tokyo e Nova Iorque: Kodansha
International, 1990. p. 22-25 e p. 48-51.
VERRIL, Helena. Pentagon unit. Disponível em: <https://www.math.lsu.edu/~verrill/origami/pentagon/>
Acesso em: 05 jul. 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário