Sequência Didática para a 8ª Série-9ºAno:
Poliedros, Poligonos e Teorema de
Pitágoras
Atividade 1: Jogo com Tangram:
Material necessário:
Conjuntos de Tangram
Papel quadriculado
Papel com figuras geométricas desenhadas
Material necessário:
Conjuntos de Tangram
Papel quadriculado
Papel com figuras geométricas desenhadas
Recortes de
figuras no papel (tesoura ou levar recortado)
Painel
Tempo estimado: 40 minutos
Objetivos:
Esta atividade tem como objetivo formalizar os conceitos de área já apresentados nas atividades anteriores. O aluno deverá compreender a generalização das fórmulas para cada tipo de figura.
Esta atividade tem como objetivo formalizar os conceitos de área já apresentados nas atividades anteriores. O aluno deverá compreender a generalização das fórmulas para cada tipo de figura.
Relembrar
fórmulas de área e perímetro.
Desenvolvimento:
Primeiramente, com um papel quadriculado, onde há figuras geométricas desenhadas, os alunos deverão contar os quadradinhos (fixados como unidades de medida de área) das figuras, e dizer qual é a área de cada uma delas e como chegaram a esse resultado, e se tem outra maneira de chegar à mesma resposta.
Depois da discussão dos resultados obtidos, mostrar aos alunos que as figuras geométricas apresentadas (quadrado, triângulo, retângulo e o paralelogramo), possuem fórmulas para o calculo de suas áreas.
Para o melhor entendimento no caso da fórmula do triângulo e do paralelogramo, mostrar aos alunos com recortes, que ambas as figuras chegam em um retângulo.
Desenvolvimento:
Primeiramente, com um papel quadriculado, onde há figuras geométricas desenhadas, os alunos deverão contar os quadradinhos (fixados como unidades de medida de área) das figuras, e dizer qual é a área de cada uma delas e como chegaram a esse resultado, e se tem outra maneira de chegar à mesma resposta.
Depois da discussão dos resultados obtidos, mostrar aos alunos que as figuras geométricas apresentadas (quadrado, triângulo, retângulo e o paralelogramo), possuem fórmulas para o calculo de suas áreas.
Para o melhor entendimento no caso da fórmula do triângulo e do paralelogramo, mostrar aos alunos com recortes, que ambas as figuras chegam em um retângulo.
Ao final do
uso do jogo, vale ressaltar todo o aprendizado com exercícios sobre área e
perímetro de diversos polígonos, até mesmo os que não podem ser formados pelo
tangram.
Observação: Lembrar de mencionar o que é altura e usar a altura deles como referência.
Observação: Lembrar de mencionar o que é altura e usar a altura deles como referência.
Atividade 3: Jogo de simetria e introdução teórica de
ângulos
Material necessário:
Jogo de cartas de simetrias
Tempo estimado: 50 minutos (1 aula)
Objetivos especificos:
O objetivo do jogo é demonstrar em várias figuras, os diferentes tipos de simetrias.
Desenvolvimento:
A classe será dividida em grupos de 4 pessoas,onde cada grupo receberá as cartas do jogo,que serão cartas que se completam pelo eixo de simetria. Para vencer o participante deve formar o maior número de pares possíveis, equivalente a um jogo da memória, mas em vez de figuras iguais temos que encontrar as simetrias correspondentes.
Jogo de cartas de simetrias
Tempo estimado: 50 minutos (1 aula)
Objetivos especificos:
O objetivo do jogo é demonstrar em várias figuras, os diferentes tipos de simetrias.
Desenvolvimento:
A classe será dividida em grupos de 4 pessoas,onde cada grupo receberá as cartas do jogo,que serão cartas que se completam pelo eixo de simetria. Para vencer o participante deve formar o maior número de pares possíveis, equivalente a um jogo da memória, mas em vez de figuras iguais temos que encontrar as simetrias correspondentes.
Após o jogo,
relembrar teoricamente o que é ângulo, exemplificando com ângulos diversos que
existem na sala de aula, retomar o conteúdo de ângulo reto, raso, nulo. Bem
como o que é o grau e também ensinar ou consolidar o uso do transferidor para
as medições de ângulos.
Atividade 4: Jogo com polígonos: Identificação de
polígonos
Material necessário:
Material necessário:
Kits com diversos polígonos feitos (regulares
e irregulares) com a mesma medida de lado e papel cartão colorido dos dois
lados,
Malhas para desenho e pintura
Lápis coloridos
Transferidor
Folhas com diferentes malhas para pintura
Tempo estimado: 100 minutos ( 2 aulas )
Objetivos específicos:
O objetivo da atividade é apresentar aos alunos os diferentes tipos de polígonos e suas características.
O objetivo da atividade é apresentar aos alunos os diferentes tipos de polígonos e suas características.
Desenvolvimento:
Inicialmente, realizamos
uma introdução teórica, com o conceito de que um polígono, através do que eles
já sabem de ângulos, chegar a compreensão de que polígonos são figuras fechadas
com muitos ângulos (mais de dois).
Cada grupo recebe um Kit e deve pavimentar parcialmente o
plano obedecendo às regras:
Os vértices devem coincidir sempre
num mesmo ponto, e não deve haver espaço
nem sobreposição entre os polígonos.
Pedimos aos alunos que verifiquem, usando um
só tipo de polígono de cada vez, quais pavimentam o plano e quais não
pavimentam. Através de questionamentos,
eles devem descobrir que é necessário que a soma dos ângulos vértices num
arranjo de polígonos seja 360º. Portanto, será necessário que os alunos se
familiarizem com o cálculo do ângulo interno de um polígono. Com isso, chegarão à conclusão que pavimentam
o plano: triângulo equilátero, hexágono regular, quadrado (denominadas pavimentações regulares ou platônicas) e
quadrilátero irregular. Não pavimentam o plano os seguintes polígonos
regulares: pentágono, octógono, decágono, dodecágono, etc.
2- Com uma folha de caderno
do aluno, cortar um triangulo afim de demonstrar a soma dos ângulos internos
deste, com uma dobradura podemos observar que a soma dos ângulos internos do
triangulo é o ângulo raso.
3- Cada aluno receberá um
conjunto de polígonos com mais que 3 lados, e ligando seus vértices deverão
dizer quantos triângulos cabem dentro deste, receberão também uma folha para
redesenhar o polígono. Com ajuda de um transferidor calcularão os ângulos
internos destes polígonos, sendo que os polígonos A possuem 3 lados, os
polígonos B possuem 4 lados, C possuem 5, D possuem 6 e E possuem de 7 até 12
lados (neste caso cada grupo recebia um conjunto com determinado poligono), divide-se
os polígonos em triângulos para retomar noções de área, bem como facilitar o
calculo da soma dos ângulos internos, já que sabemos que para cada triangulo
temos um ângulo raso.
4-
Depois que eles manipularem as figuras, nas “malhas de polígonos” (disponíveis
no caderno do aluno e também facilmente encontras em pesquisas de imagens na
internet) pedir para que eles desenhem
os polígonos e os pintem como premiação das atividades realizadas (não podendo
ter vizinhos de cor igual- sabendo-se que com 4 cores é possível colorir
qualquer malha nestas condições), farão vitrais usando os mais diferentes
polígonos que serão pintados nas diferentes malhas a eles distribuídas.
Atividade: Poliedros
Material necessário:
Material necessário:
Poliedros feitos de EVA ou papel cartão
Uma esfera, um cone e um cilindro
(podem ser objetos do dia a dia com estes formatos)
Tempo estimado: 100 minutos ( 2 aulas )
Objetivos específicos:
O objetivo da atividade é apresentar aos alunos os diferentes tipos de poliedros, e classificar o que são prismas e pirâmides
O objetivo da atividade é apresentar aos alunos os diferentes tipos de poliedros, e classificar o que são prismas e pirâmides
Desenvolvimento:
Inicialmente, realizamos
uma introdução teórica, com o conceito de que um poliedro e um não poliedro..
Depois com deixamos
os alunos fazer a manipulação para o reconhecimento de sólidos geométricos (utilizando
também as planificações dos sólidos).Assim eles podem observar concretamente diferentes sólidos geométricos e reconhecer seus elementos constituintes.
Ao final de tudo, é apresentado a relação de Euller, e exercícios sobre os diferentes tipos de poliedros.
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