Responsável pelo plano: Graziele
Bombonato Delgado.
Público
alvo: Ensino Médio.
Duração: 60 minutos.
Data
prevista para aplicação do plano: 27/03/2012 (E.E. Dr. Álvaro Guião) e 26/03/2012 (E.E. prof. Sebastião
de Oliveira Rocha).
Conteúdo:
Matrizes.
Objetivo:
Introduzir o conceito de matrizes, inicialmente como
uma tabela, a fim de que os alunos se familiarizem com tal conceito.
Materiais:
Computador, projetor, cartazes.
Desenvolvimento
A atividade terá como base um vídeo
“A cooperativa de leite”, que apresenta a seguinte motivação:
“Há
seis fazendas de produtores de leite que fazem parte de uma cooperativa. Eles
vão comprar juntos um tanque de refrigeração. As distâncias das fazendas estão
configuradas segundo o desenho abaixo. Assinale em qual das fazendas deve-se
instalar o tanque de forma que a maior distância percorrida seja a menor
possível”.
Vamos apresentar esse problema de
motivação e começar a passar o vídeo.
O vídeo será pausado da seguinte
maneira:
·
(5min)
Nesse momento aparece a primeira matriz, contendo as distâncias entre as
fazendas. Nó vídeo é falado que as diagonais principais são nulas porque as
distâncias são nulas. Vamos perguntar aos alunos novamente porque as diagonais
são nulas. Também vamos apresentar a matriz em tamanho grande numa cartolina.
A
|
B
|
C
|
D
|
E
|
F
|
|
A
|
0
|
5
|
11
|
14
|
12
|
15
|
B
|
5
|
0
|
6
|
9
|
14
|
10
|
C
|
11
|
6
|
0
|
3
|
8
|
4
|
D
|
14
|
9
|
3
|
0
|
5
|
2
|
E
|
12
|
14
|
8
|
5
|
0
|
7
|
F
|
15
|
10
|
4
|
2
|
7
|
0
|
Nessa tabela, o maior valor de cada
linha estará em destaque, pois este determina a maior distância entre as
fazendas. Então voltamos a pergunta-problema:
“em qual das fazendas deve-se instalar o tanque de forma que a maior distância
percorrida seja a menor possível?”. Os alunos devem chegar a fazenda C.
O próximo critério a ser avaliado
para a escolha da fazenda onde vai ser instalado o tanque é o número de viagens
que cada fazendeiro dá para transportar todo o leite que produz.
·
(7min35s)
Vamos apresentar a tabela acima com uma coluna a mais, representando o número
de viagens que cada fazendeiro faz para transportar o leite que produz diariamente.
Essa tabela também está representada numa cartolina.
A
|
B
|
C
|
D
|
E
|
F
|
Nº de viagens de cada fazendeiro
|
|
A
|
0
|
5
|
11
|
14
|
12
|
15
|
4
|
B
|
5
|
0
|
6
|
9
|
14
|
10
|
3
|
C
|
11
|
6
|
0
|
3
|
8
|
4
|
2
|
D
|
14
|
9
|
3
|
0
|
5
|
2
|
1
|
E
|
12
|
14
|
8
|
5
|
0
|
7
|
3
|
F
|
15
|
10
|
4
|
2
|
7
|
0
|
4
|
·
(7min45s)
Cada elemento da matriz(tabela) será multiplicado pelo número de viagens, pois
assim teremos a distância percorrida por cada fazendeiro para transportar a
produção diária.
A
|
B
|
C
|
D
|
E
|
F
|
|
A
|
0
|
3x5
|
2x11
|
1x14
|
3x12
|
4x15
|
B
|
4x5
|
0
|
2x6
|
1x9
|
3x14
|
4x10
|
C
|
4x11
|
3x6
|
0
|
1x3
|
3x8
|
4x4
|
D
|
4x14
|
3x9
|
2x3
|
0
|
3x5
|
4x2
|
E
|
4x12
|
3x14
|
2x8
|
1x5
|
0
|
4x7
|
F
|
4x15
|
3x10
|
2x4
|
1x2
|
3x7
|
0
|
·
(7min55s)
Apresentamos a tabela com os resultados das operações contendo a distância
total que cada fazendeiro percorre para transportar sua produção diária.
·
(8min10s)
Deixamos em destaque na tabela o maior valor de cada linha.
A
|
B
|
C
|
D
|
E
|
F
|
|
A
|
0
|
15
|
22
|
14
|
36
|
60
|
B
|
20
|
0
|
12
|
9
|
42
|
40
|
C
|
44
|
18
|
0
|
3
|
24
|
16
|
D
|
56
|
27
|
6
|
0
|
15
|
8
|
E
|
48
|
42
|
16
|
5
|
0
|
28
|
F
|
60
|
30
|
8
|
2
|
21
|
0
|
Assim, temos em destaque as maiores
distâncias percorridas por cada fazendeiro diariamente.
Então voltamos a pergunta: “Em qual
das fazendas o tanque deverá ser instalado de forma que a maior distância
percorrida seja a menor possível?”.
Os alunos deverão responder que é a
fazenda B, pois acompanharam os dados e vão notar que o valor que aparece na
coluna 6, linha 3 é o menor de todos os valores em destaque e, portanto, a
menor distância entre as maiores distâncias.
Para cada tabela temos uma cartolina
na qual fizemos as matrizes colorindo os detalhes importantes e destacando os
passos, exatamente como no plano. Também fizemos uma cartolina esquematizando
as fazendas e suas distâncias num desenho, assim não precisamos usar lousa e
giz.
Assim concluímos a análise do vídeo.
Em seguida vamos aplicar um problema
semelhante para que eles resolvam sozinhos.
“Existem 4 amigos que se juntaram
para comprar um videogame. Cada amigo joga da seguinte maneira:
A
– 2 vezes ao dia
B
– 4 vezes ao dia
C
– 3 vezes ao dia
D
– 4 vezes ao dia
Em
qual casa o videogame deve ficar de modo que a maior das distâncias percorridas
seja a menor possível? Organize os dados em uma matriz e apresente seus
cálculos.”
Metodologia
Com essa atividade, pretendemos que
os alunos tenham uma familiaridade com tabelas e matrizes e saibam organizar
dados dentro das mesmas, afim de que se possa dar continuidade de conceitos,
como o conceito de determinante e operações entre matrizes.
Avaliação
Ariel,
Bruno, Carlos e Danilo são quatro amigos que querem comprar um videogame
juntos.
As
distâncias entre suas casas são:
Ariel
- Bruno: 25m;
Bruno
- Carlos: 40m;
Carlos
- Danilo: 35m;
Ariel
- Danilo:15m;
Arie
l- Carlos: 50m;
Bruno
- Danilo: 20m.
E
eles jogam:
Ariel
joga 2 vezes ao dia;
Bruno
joga 4 vezes ao dia;
Carlos
joga 3 vezes ao dia;
Danilo
joga 4 vezes ao dia.
Em
qual casa deve ficar o videogame de modo que a maior distância seja a menor
possível?
RESOLUÇÃO
A
|
B
|
C
|
D
|
|
A
|
0
|
25
|
50
|
15
|
B
|
25
|
0
|
40
|
20
|
C
|
50
|
40
|
0
|
35
|
D
|
15
|
20
|
35
|
0
|
A
|
B
|
C
|
D
|
Nº de Vezes
|
|
A
|
0
|
25
|
50
|
15
|
2
|
B
|
25
|
0
|
40
|
20
|
4
|
C
|
50
|
40
|
0
|
35
|
3
|
D
|
15
|
20
|
35
|
0
|
4
|
A
|
B
|
C
|
D
|
|
A
|
0x2
|
25x4
|
50x3
|
15x4
|
B
|
25x2
|
0x4
|
40x3
|
20x4
|
C
|
50x2
|
40x4
|
0x3
|
35x4
|
D
|
15x2
|
20x4
|
35x3
|
0x4
|
A
|
B
|
C
|
D
|
|
A
|
0
|
100
|
150
|
60
|
B
|
50
|
0
|
120
|
80
|
C
|
100
|
160
|
0
|
140
|
D
|
30
|
80
|
105
|
0
|
R.:
O videogame deve ficar na casa do Danilo.Bibliografia:
SIARETTA, Pedro. A Cooperativa de
Leite. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=AXiNp1o88jA#!>
Acesso em: 21 mar. 2012.
Presença: Tivemos presentes aproximadamente 60 alunos das duas escolas.
Presença: Tivemos presentes aproximadamente 60 alunos das duas escolas.
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