quarta-feira, 25 de julho de 2012

Plano de Aula sobre Progressões Geométricas


Escola Estadual Dr. Álvaro Guião
Período: 90 minutos.
Data prevista para aplicação do plano: 30/05/2012 e 06/06/2012.
Disciplina: Matemática.
Responsável pelo plano: Graziele Bombonato Delgado.
Público alvo: 1ª, 2ª e 3º séries do Ensino Médio.
Conteúdo: Progressões Geométricas: termos, razão e produto dos n termos de uma P.G.
Objetivos: Revisar o conteúdo de progressões geométricas de forma lúdica e fazer uma contextualização do jogo com o conteúdo visto em sala de aula(teoria de P.G)
Materiais: Folha de sulfite, lápis e borracha.
Metodologia
            Será aplicado aos alunos uma extensão do Quadrado mágico aditivo (um quadrado formado pelos números 1, 2 3, 4 5, 6, 7, 8 ,9 cuja soma das diagonais, linhas e colunas é uma constante). Porém o Quadrado será adaptado e passará a chamar “Quadrado mágico multiplicativo”, que preserva suas propriedades, porém é formado por números diferentes(termos de uma P.G.) e a operação é a multiplicação, portanto o produto das linhas, colunas e diagonais é uma constante chamado “constante mágica”.
Desenvolvimento:
            A aula será iniciada da seguinte maneira: explica-se o que é o quadrado mágico aditivo e então fala-se do quadrado multiplicativo. O quadrado mágico aditivo é formado pelos números 1, 2 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e seus números são dispostos como mostrados na figura 1, cuja soma das diagonais, linhas e colunas é uma constante k. O quadrado mágico multiplicativo é composto por números diferentes, porém preserva as propriedades iniciais pelo produto, ou seja, o produto das linhas, colunas e diagonais é uma constante m.

            Em seguida, será entregue aos alunos uma folha com alguns quadrados mágicos em branco, para que eles completem.
            Para o início da atividade, será proposto que eles criem um quadrado mágico multiplicativo com os números 1, 2, 4, 8, 16, 32, 64, 128, 256 cuja constante é 4096. A solução está na figura abaixo:
            As respostas podem ser diferentes, pois se rotacionarmos ou refletirmos o quadrado e mantermos o termo central, o produto se mantém.
            A seguir, será proposto um novo desafio aos alunos: Montar 2 quadrados mágicos multiplicativos com as sequencias {3, 6, 12, 24, 48, 96, 192, 384, 768} e {100, 50, 25, 25/2, 25/4, 25/8, 25/16, 25/32, 25/64}. Porém dessa vez as constantes mágicas multiplicativas não serão reveladas.
            As constantes mágicas são (3³.2 elevado a 12) e (100³.1/2 elevado a 12), respectivamente. Caso os alunos sintam muita dificuldade para montar, podemos revelar o termo central e se a dificuldade persistir, revelamos também o as constantes multiplicativas.
            Então faremos a pergunta: O que as três sequencias de números propostos tem em comum?
A = {1, 2, 4, 8, 16, 32, 64, 128, 256}, B = {3, 6, 12, 24, 48, 96, 192, 384, 768}, C = {100, 50, 25, 25/2, 25/4, 25/8, 25/16, 25/32, 25/64}.
            Os alunos devem responder que as três sequencias são Progressões Geométricas com razões diferentes. As razões de A e B são iguais a 2 e a razão de C é ½.
            Será explicado que se considerarmos os números em ordem crescente como termos de uma p.g, podemos perceber que todos os quadrados mágicos podem ser montados como o primeiro: dados 9 termos de uma p.g, montamos o quadrado da seguinte maneira:
            Observamos que o termo central da P.G é também o termo central do quadrado mágico. Portanto, temos as soluções dos quadrados mágicos propostos:

            Prosseguindo, podemos escrever a progressão geométrica com termos genéricos
e como esses números formam uma p.g, podemos escrevê-las da seguinte maneira:
, onde r é a razão da p.g.
            Dessa maneira, podemos recolocar os números no quadrado:
Algumas observações:
·         Todas as linhas, colunas e diagonais tem o produto
·         Além disso, observamos que as potências de r formam um quadrado mágico aditivo: se somarmos as potencias de r nas linhas, colunas e diagonais, todas resultam em (r elevado a 12).
Portanto, se colocarmos apenas as potencias de r em um outro quadrado, esse quadrado será um quadrado mágico aditivo:
      Dessa maneira, podemos designar a posição dos outros termos da p.g dentro do quadrado, pois já sabemos que o termo central do quadrado deve ser o termo central da p.g.
      Vamos dividir todos os termos da sequencia {1, 2, 4, 8, 16, 32, 64, 128, 256} por 16. Teremos uma nova sequência:{1/16, 1/8, ¼, ½, 1, 2, 4, 8, 16, 32} e vamos colocar essa sequência no quadrado de forma que a constante mágica seja 1.
      Teremos o seguinte quadrado:
      Agora perceba: os valores simétricos são opostos no quadrado.
            E como podemos obter a constante mágica do quadrado?
            Podemos obter a constante mágica fazendo a raiz quadrada do produto de todos os termos da P.G:
            Para obter o produto dos n termos de uma P.G, temos a fórmula
            Assim, extraímos a raiz cúbica desse produto e encontramos a constante mágica do quadrado formado por essa P.G.
            E então abordamos com os alunos de maneira lúdica o conceito de razão, mostramos uma maneira de escrever uma P.G usando apenas o primeiro termo (a1) e a razão e mostramos o produto dos n termos de uma P.G.
Bibliografia:

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