Escola
Estadual Dr. Álvaro Guião
Período:
100 minutos.
Data
prevista para aplicação do plano: 02/05/2012.
Disciplina:
Matemática.
Responsável pelo plano: Graziele
Bombonato Delgado.
Público-alvo: 2ª
série do Ensino Médio
Conteúdo:
A matemática “escondida” nas profissões.
Recursos necessários: Projetor
e computador.
Metodologia: A
aula será baseada em vídeos que trazem diversas profissões e mostram a
matemática que existe em cada uma delas. Também será feito um debate com os
alunos sobre sonhos e realização profissional.
Objetivos:
Proporcionar aos alunos uma oportunidade de ter mais opções sobre as profissões
que eles querem seguir e mostrar quais das várias profissões contém matemática
como matéria base. Nessa aula, a matemática será vista de uma forma geral nas
profissões, só como uma curiosidade aos alunos.
Desenvolvimento:
Separamos
dois vídeos e vamos começar com o vídeo 1, que na verdade é um Programa de
Qualificação Profissional – Preste atenção na matemática. O vídeo trata de
várias profissões, prestando atenção na matemática que cada uma possui: o
engenheiro civil, o mestre de obras, o pedreiro, o eletricista, o garçom, a camareira.
Com
esse vídeo, queremos mostrar que até profissões como pedreiros e garçons,
consideradas profissões mais simples e que não necessitam de uma formação
profissional elevada também tem sua base matemática, já que esses profissionais
precisam fazer contas no dia-a-dia que facilitem seu trabalho.
O
segundo vídeo, Matemático e Músico, trata desses assuntos que estão tão
presentes na vida dos alunos e que eles nem imaginam: música é pura matemática!
No vídeo, há uma entrevista com o músico João Marcello Bôscoli, que toca
bateria e é filho de Elis Regina e com o matemático Claudio Possani (Formado
pela Universidade de São Paulo – USP). O vídeo trata dos dois assuntos de
maneira separada, mas o músico cita que é importante conhecer matemática para
se aprender a tocar um instrumento. Enquanto isso, o matemático mostra o que
matemáticos fazem: experimentos, descobertas, enfim. Ele cita algumas
experiências como: se colocamos areia em pratos(de bateria, por exemplo) e
“tocamos” os pratos com uma vara de violino, a areia se espalha pelo prato de
uma forma matemática e forma desenhos no prato. Ele também cita os jogos da
velha em 3D e 4D, onde é possível criar mais estratégias vencedoras mais
eficientes do que o jogo da velha convencional(planificado).
Após
o vídeo, vamos falar um pouco mais da relação de música e matemática, uma vez
que a música está presente na vida do ser humano constantemente, principalmente
na vida dos alunos, que tem a cultura de caminhar, correr, ir para o trabalho,
escola com os fones de ouvido sua música ou sua banda favorita.
Começamos
os slides falando de Pitágoras: ele não é só o “Pai da Matemática”, é também o
“Pai da Música”. Pitágoras foi o responsável pela criação de um instrumento que
dará origem a arpa. Pitágoras também criou as primeiras notas musicais e é
responsável pelas escalas musicais que são usadas até hoje. Existiam as
fraternidades de intelectuais conhecidas como “Pitagóricos”(fraternidades que
se reuniam secretamente para discutir descobrimentos matemáticos), e eles também discutiam música nas suas
reuniões.
Para
se ler partitura, que é o alfabeto musical, a matemática é ferramenta
importantíssima, pois as notas musicais são classificadas de acordo com um
tempo: a maior nota, chama “breve” tem o tempo 1. A semi-breve tem tempo ½. A
colcheia tem tempo ¼. E assim por diante. Portanto para se formar os compassos
musicais, é necessário conhecer matemática e o tempo de cada nota. Um dos
slides também será uma tabela que tem as notas musicais com seus respectivos
tempos, apenas para os alunos saberem como funciona.
Para
complementar a ideia da música e matemática e relacionar com a história
Pitagórica, passaremos um trecho do vídeo “Donald no país da Matemágica”, em
que os Pitagóricos e sua música é mostrado de um jeito divertido no desenho.
Acabado
o trecho do vídeo, vamos abrir um debate entre os alunos com as perguntas: “E
então? O quer vocês querem ser? O que querem estudar? Quais são sonhos?”
E
à medida que os alunos falam, nós tiramos dúvidas sobre “qual profissão faz o
que” e também tentamos motivá-los a seguir uma profissão, seja ela qual for.
NOTA:
Essa aula foi montada para os alunos do período noturno para a comemoração ao
dia da Matemática(06/05) a pedidos da supervisora Maria Laura.
Bibliografia
Matemático
e Músico:
Preste
atenção na Matemática
Donald
no País da matemágica
Presença: Tivemos presentes aproximadamente 46 alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário