Escola
Estadual Professor Sebastião de Oliveira Rocha e Escola Estadual Dr. Álvaro
Guião
Período:
aproximadamente
100 minutos.
Data
prevista para aplicação do plano: 15/02/2012 e 29/02/2012.
Disciplina: Matemática.
Responsável
pelo plano: Graziele
Bombonato Delgado.
Público alvo: 1ª, 2ª e 3º séries do Ensino Médio.
Conteúdo: Funções de
primeiro grau.
Objetivos: Revisar o conteúdo sobre funções do 1º grau de forma a mostrar aos alunos
que as funções estão presentes no nosso cotidiano, pois tratam-se de relações
entre variáveis (entre distâncias, tamanhos, etc.).
Materiais: serão utilizados
dois cilindros de papelão de comprimentos diferentes e de mesmo diâmetro; fitas
(para marcar as distâncias no chão); régua; e duas lanternas (de preferência no
formado de círculo).
Desenvolvimento:
AULA 1
Antes dos alunos chegarem, faremos
algumas marcações no chão com a fita e a régua.
Marcamos numa mesma reta distâncias de
50cm, 80cm e 120 cm da parede, e em outra reta, marcamos distâncias de 20cm,
40cm e 60cm. A intenção é que os alunos tenham diferentes medidas para
relacionar a distância da parede com o diâmetro da luz na parede.
Dividimos a turma em grupos de 4 alunos.
Cada grupo ficará responsável por (i) se posicionar nas 3 distâncias marcadas
no chão e segurar o cilindro com a lanterna dentro do cilindro para que forme
na parede uma luz em forma de uma circunferência (uma distância de cada vez);
(ii) medir com uma régua a comprimento do diâmetro da circunferência de luz na
parede (para cada distância x do chão) ; (iii) anotar os dados (a distância do
chão e o diâmetro da circunferência) numa tabela, no seguinte modelo:
Distância
da parede
|
Diâmetro
da circunferência
|
|
Posição
1
|
X(1)
|
Y(1)
|
Posição
2
|
X(2)
|
Y(2)
|
Posição
3
|
X(2)
|
Y(3)
|
Depois
que todos os grupos fizerem suas medidas, é necessário que todos os alunos de
cada grupo tenham esses dados.
Vamos
explicar, com um exemplo simples, como se extrai uma função de um gráfico. O
exemplo é o seguinte:
A partir desse exemplo, vamos sanar as
dúvidas que vão aparecer, como “Quais pontos os alunos podem pegar para montar
as equações?”, “Por que substituir os pontos (0;0) e (3;3) no lugar de x e y na
equação y = ax+b?” e até mesmo tentar esclarecer a resolução de sistemas
lineares de 2 incógnitas e 2 equações.
AULA 2
Começamos a aula retomando o exemplo
da aula anterior (y = x).
Vamos distribuir folhas
quadriculadas para que os alunos possam confeccionar os gráficos.
Como podem ter alunos que não
participaram da aula anterior, vamos colocar alguns dados de referência na
lousa (a tabela que aparece na Aula 1 com seus respectivos valores encontrados
pelos alunos na Aula 1).
Vamos esclarecer que independente
dos dados que cada grupo conseguiu, o ponto (0;5) deve aparecer em todos os
gráficos e vamos explicar porque: quando a distância até a parede é zero, o
diâmetro de luz formado na parede é 5cm (o diâmetro da circunferência da base
do cilindro utilizado).
Como os alunos conseguirão 3 pontos
diferentes no gráfico, forma-se um segmento de reta a cada 2 pontos. Assim,
vamos explicar que eles só podem montar as equações de dois em dois pontos,
sendo que eles precisam ser consecutivos (vizinhos).
Deixaremos os alunos confeccionar seus
gráficos nas folhas e ficaremos disponíveis para tirar as dúvidas que eles
tiverem conforme a atividade.
Ao final da atividade, recolheremos
as folhas quadriculadas.
Avaliação: Montagem
dos gráficos e extração da função.
Bibliografia:
DOMINGOS, Rita de Cássia. Atividade sobre
Funções: Atividade 2. Disponível em: <http://www.feg.unesp.br/extensao/teia/trab_finais/TrabalhoRita.pdf>
Acesso em: 10 fev. 2012.
Presença: Tivemos presentes aproximadamente 37 alunos no primeiro dia e aproximadamente 34 alunos no segundo dia.
Presença: Tivemos presentes aproximadamente 37 alunos no primeiro dia e aproximadamente 34 alunos no segundo dia.
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