Escola
Estadual Professor Sebastião de Oliveira Rocha
Período:
40 minutos.
Data
prevista para aplicação do plano: 02/03/2012.
Disciplina:
Matemática.
Responsável
pelo plano: Theófilo Satoshi Okada.
Público-alvo:
Alunos
do 8º ano do Ensino Fundamental.
Conteúdo:
Operações
com números inteiros.
Recursos
necessários: Cartolina, caneta hidrocor, papel
cartão, papel contact e fita adesiva colorida..
Objetivo:
Aprimorar
as operações básicas.
Metodologia
O aluno deve partir do número do primeiro quadrado e chegar ao último,
fazendo um caminho que passe pelo sinais e números, nas quais o resultado final
será o número contido depois do sinal de igual.
Desenvolvimento
Com dois labirintos, um com as
operações soma e subtração e outro com a multiplicação e divisão, iremos colar
em uma parede para que os alunos possam visualizar os labirintos.
Figura 1 - Labirinto Matemático (soma e subtração).
A figura 1 é um labirinto sem os
números que devem ser colocados nos espaços vazios. Esses números serão
colocados por uma pessoa para que outras tentem resolver o labirinto. Para isso
ele deverá escolher um número para ficar no topo do labirinto e escolher por
qual caminho ele deverá ir (escolher o caminho pelas operações) ate chegar na
parte inferior do labirinto colocando a resposta. Os demais espaços que ficaram
sem nada deverão ser preenchidos por outros números.
Assim o jogador que for jogar deverá
descobrir qual caminho ele deverá seguir para chegar ao resultado final na base
do labirinto. Para se chegar ao final do labirinto é possível, dependendo dos
valores das casas próximas, se ter mais que um único caminho para a solução do
labirinto.
Esse é um jogo que pode ser jogado individualmente
ou em grupo. Inicialmente os alunos irão jogar em um labirinto já montado para
que eles possam entender melhor como se deverá ser jogado. Posteriormente será
deixado que um aluno montasse um labirinto para que outra possa solucioná-lo.
Avaliação:
Será
avaliado o cálculo mental das contas necessárias para os alunos resolverem o
labirinto.
Bibliografia: PHILIPS, Charles. Como Pensar com criatividade: 50 jogos para
exercitar o pensamento criativo. Página 32. Traduzido por: ANDRADE, P.P. F.
Rio de Janeiro: 2009. Ediouro.
Presença: Tivemos presentes aproximadamente 15 alunos.
Presença: Tivemos presentes aproximadamente 15 alunos.
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