segunda-feira, 23 de julho de 2012

Plano de Aula do Labirinto Matemático


Escola Estadual Professor Sebastião de Oliveira Rocha
Período: 40 minutos.
Data prevista para aplicação do plano: 02/03/2012.
Disciplina: Matemática.
Responsável pelo plano: Theófilo Satoshi Okada.
Público-alvo: Alunos do 8º ano do Ensino Fundamental.
Conteúdo: Operações com números inteiros.
Recursos necessários: Cartolina, caneta hidrocor, papel cartão, papel contact e fita adesiva colorida..
Objetivo: Aprimorar as operações básicas.
Metodologia
         O aluno deve partir do número do primeiro quadrado e chegar ao último, fazendo um caminho que passe pelo sinais e números, nas quais o resultado final será o número contido depois do sinal de igual.
Desenvolvimento
            Com dois labirintos, um com as operações soma e subtração e outro com a multiplicação e divisão, iremos colar em uma parede para que os alunos possam visualizar os labirintos.

Figura 1 - Labirinto Matemático (soma e subtração).
            A figura 1 é um labirinto sem os números que devem ser colocados nos espaços vazios. Esses números serão colocados por uma pessoa para que outras tentem resolver o labirinto. Para isso ele deverá escolher um número para ficar no topo do labirinto e escolher por qual caminho ele deverá ir (escolher o caminho pelas operações) ate chegar na parte inferior do labirinto colocando a resposta. Os demais espaços que ficaram sem nada deverão ser preenchidos por outros números.
            Assim o jogador que for jogar deverá descobrir qual caminho ele deverá seguir para chegar ao resultado final na base do labirinto. Para se chegar ao final do labirinto é possível, dependendo dos valores das casas próximas, se ter mais que um único caminho para a solução do labirinto.
            Esse é um jogo que pode ser jogado individualmente ou em grupo. Inicialmente os alunos irão jogar em um labirinto já montado para que eles possam entender melhor como se deverá ser jogado. Posteriormente será deixado que um aluno montasse um labirinto para que outra possa solucioná-lo.
Avaliação: Será avaliado o cálculo mental das contas necessárias para os alunos resolverem o labirinto.
Bibliografia: PHILIPS, Charles. Como Pensar com criatividade: 50 jogos para exercitar o pensamento criativo. Página 32. Traduzido por: ANDRADE, P.P. F. Rio de Janeiro: 2009. Ediouro.
Presença: Tivemos presentes aproximadamente 15 alunos.

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