sábado, 7 de julho de 2012


Atividade: Jogo de “Caça ao Tesouro”        
Material Necessário:
Régua
Transferidor (será utilizado como bússola )
Papel Quadriculado para desenhar o percurso.

Tempo estimado: 50 minutos

Objetivo:
O objetivo deste jogo é mostrar de uma forma divertida em que tipo de situações podemos utilizar o conceito de ângulo, além disso, avaliar se o aluno consegue utilizar o transferidor corretamente.
Desenvolvimento:
 Cada aluno deverá montar um mapa que represente o percurso abaixo, que será passado a eles por nós.
O mapa deverá ser em escala, ou seja, a cada passo (metro), os alunos deverão representar por centímetros, onde cada centímetro é representado por dois quadrados no papel quadriculado.
Além do mapa, para que o aluno ganhe o tesouro, ele deverá acertar o maior número de  perguntas do desafio.
Ponto de partida: Porta da sala de aula, que deverá ser indica por cada aluno onde se localiza no mapa (papel quadriculado) – para isso uma marca inicial no papel quadriculado já é suficiente.
Esta atividade pode ser desenvolvida se previamente for preparado um mapa impresso com ilustrações e conforme os alunos chegarem nelas, eles são desafiados a prosseguir  se acertarem os desafios propostos.

Comandos:
1) Ande 6 metros para oeste
2) Vire 45 graus do leste para o norte e ande 4 metros
3) Ande 5 metros para o norte
4) Vire 120 graus do leste para o oeste e ande 3 metros
5) Vire e ande 3 metros para o norte
6) Vire e ande 4 metros para o leste
7) Vire e ande 5 metros para o sul
8) Vire e ande 3 metros para o leste
9) Vire e ande 4 metros para o norte
Desafio
Quantos graus tem o ângulo reto?
Qual ângulo chamamos de obtuso?
Qual ângulo chamamos de agudo?

Avaliação Os mapas desenhados pelos alunos  servem de avaliação se alcançaram os objetivos propostos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário