segunda-feira, 23 de julho de 2012

Plano de Aula de Sistemas Lineares (Guião)


Escola Estadual Dr. Álvaro Guião
Período: 60 minutos.
Data prevista para aplicação do plano: 13/03/2012.
Disciplina: Matemática.
Responsável pelo plano: Theófilo Satoshi Okada.
Público-alvo: Alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio.
Conteúdo: Sistemas Lineares.
Recursos necessários: Computador e projetor.
Objetivo: Complementar a atividade sobre funções já aplicada, fundamentando a resolução de Sistemas Lineares.
Metodologia
            Será passado um vídeo da coleção M3 feito pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) chamado "Comendo Números", onde será tratado o conteúdo de Sistemas Lineares.
Desenvolvimento
            Será passado o vídeo aos alunos uma vez e logo após será repetido o vídeo pausando o mesmo em momentos em que os alunos possam não entender os valores para os quais o vídeo vai atribuindo e tirando as dúvidas que os alunos forem apresentando.

Figura 1 - Imagem do Sistema Linear mostrado no vídeo exibido dia 13 de março de 2012.
O vídeo será parado nos seguintes momentos:
·         4 minutos e 7 segundos - Explicar que estes são os valores dos quais cada uma das equações será igualada;
·         4 minutos e 50 segundos - Explicar de onde são extraídos os valores que serão multiplicados pelas variáveis da tabela;
·         5 minutos e 42 segundos - Explicar como montar a primeira equação do sistema linear;
·         5 minutos e 59 segundos - Explicar de onde surgiu os valores de x1, x2 e x3 do sistema linear;
·         6 minutos e 19 segundos - Explicar como montar a segunda equação do sistema linear;
·         6 minutos e 36 segundos - Explicar como montar a terceira equação do sistema linear;
·         6 minutos e 56 segundos - Explicar como as 3 equações montam um sistema linear;
·         7 minutos e 38 segundos - Explicar uma etapa do Método de Eliminação de Gauss;
·         7 minutos e 50 segundos - Explicar o Método de Eliminação de Gauss;
·         8 minutos e 23 segundos - Explicar os valores do resultado de x1, x2 e x3.
            Após termos passado o vídeo duas vezes iremos entregar uma folha contendo duas questões em que os alunos terão de resolver o sistema linear. Enquanto os alunos vão resolvendo as questões, será tirado as dúvidas dos alunos.
Avaliação
Será apresentado os seguintes sistemas para que eles resolvam:

RESOLUÇÂO

Bibliografia: SIARETTA, Pedro. Comendo Números. Disponível em: <http://m3.ime.unicamp.br/recursos/1073> Acesso em: 12 mar. 2012.
Presença: Tivemos presentes 24 alunos.

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