Atividade 2: Jogo com Tangram: Formalizando o conceito de
área
Material necessário:
Conjuntos de Tangram
Papel quadriculado
Papel com figuras geométricas desenhadas
Material necessário:
Conjuntos de Tangram
Papel quadriculado
Papel com figuras geométricas desenhadas
Recortes de
figuras no papel (tesoura ou levar recortado)
Tempo estimado: 40 minutos
Objetivos:
Esta atividade tem como objetivo formalizar os conceitos de área já apresentados nas atividades anteriores. O aluno deverá compreender a generalização das fórmulas para cada tipo de figura.
Avaliação: Mediante a intervenção professor-aluno no ato de aprendizagem
Desenvolvimento:
Primeiramente, com um papel quadriculado, onde há figuras geométricas desenhadas, os alunos deverão contar os quadradinhos (fixados como unidades de medida de área) das figuras, e dizer qual é a área de cada uma delas e como chegaram a esse resultado, e se tem outra maneira de chegar à mesma resposta.
Depois da discussão dos resultados obtidos, mostrar aos alunos que as figuras geométricas apresentadas (quadrado, triângulo, retângulo e o paralelogramo), possuem fórmulas para o calculo de suas áreas.
Para o melhor entendimento no caso da fórmula do triângulo e do paralelogramo, mostrar aos alunos com recortes, que ambas as figuras chegam em um retângulo.
Observação: Lembrar de mencionar o que é altura e usar a altura deles como referência.
Atividade 3: Jogo de simetria e introdução teórica de ângulos
Esta atividade tem como objetivo formalizar os conceitos de área já apresentados nas atividades anteriores. O aluno deverá compreender a generalização das fórmulas para cada tipo de figura.
Avaliação: Mediante a intervenção professor-aluno no ato de aprendizagem
Desenvolvimento:
Primeiramente, com um papel quadriculado, onde há figuras geométricas desenhadas, os alunos deverão contar os quadradinhos (fixados como unidades de medida de área) das figuras, e dizer qual é a área de cada uma delas e como chegaram a esse resultado, e se tem outra maneira de chegar à mesma resposta.
Depois da discussão dos resultados obtidos, mostrar aos alunos que as figuras geométricas apresentadas (quadrado, triângulo, retângulo e o paralelogramo), possuem fórmulas para o calculo de suas áreas.
Para o melhor entendimento no caso da fórmula do triângulo e do paralelogramo, mostrar aos alunos com recortes, que ambas as figuras chegam em um retângulo.
Observação: Lembrar de mencionar o que é altura e usar a altura deles como referência.
Atividade 3: Jogo de simetria e introdução teórica de ângulos
Material necessário:
Jogo de cartas de simetrias
Tempo estimado: 50 minutos (1 aula)
Objetivos específicos:
O objetivo do jogo é demonstrar em várias figuras, os diferentes tipos de simetrias.
Jogo de cartas de simetrias
Tempo estimado: 50 minutos (1 aula)
Objetivos específicos:
O objetivo do jogo é demonstrar em várias figuras, os diferentes tipos de simetrias.
Avaliação: Mediante a intervenção professor-aluno no ato de aprendizagem
Desenvolvimento:
A classe será dividida em grupos de 4 pessoas,onde cada grupo receberá as cartas do jogo,que serão cartas que se completam pelo eixo de simetria. Para vencer o participante deve formar o maior número de pares possíveis, equivalente a um jogo da memória, mas em vez de figuras iguais temos que encontrar as simetrias correspondentes.
Desenvolvimento:
A classe será dividida em grupos de 4 pessoas,onde cada grupo receberá as cartas do jogo,que serão cartas que se completam pelo eixo de simetria. Para vencer o participante deve formar o maior número de pares possíveis, equivalente a um jogo da memória, mas em vez de figuras iguais temos que encontrar as simetrias correspondentes.
Após o jogo,
relembrar teoricamente o que é ângulo, exemplificando com ângulos diversos que
existem na sala de aula, retomar o conteúdo de ângulo reto, raso, nulo. Bem
como o que é o grau e também ensinar ou consolidar o uso do transferidor para
as medições de ângulos.
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