sábado, 7 de julho de 2012


Atividade 2:  Jogo com Tangram: Formalizando o conceito de área

Material necessário:
     Conjuntos de Tangram
     Papel quadriculado
     Papel com figuras geométricas desenhadas
Recortes de figuras no papel (tesoura ou levar recortado)
Tempo estimado: 40 minutos
Objetivos:
Esta atividade tem como objetivo formalizar os conceitos de área já apresentados nas atividades anteriores. O aluno deverá compreender a generalização das fórmulas para cada tipo de figura.

Avaliação: Mediante a intervenção professor-aluno no ato de aprendizagem

Desenvolvimento:
Primeiramente, com um papel quadriculado, onde há figuras geométricas desenhadas, os alunos deverão contar os quadradinhos (fixados como unidades de medida de área) das figuras, e dizer qual é a área de cada uma delas e como chegaram a esse resultado, e se tem outra maneira de chegar à mesma resposta.
 Depois da discussão dos resultados obtidos, mostrar aos alunos que as figuras geométricas apresentadas (quadrado, triângulo, retângulo e o paralelogramo), possuem fórmulas para o calculo de suas áreas.
Para o melhor entendimento no caso da fórmula do triângulo e do paralelogramo, mostrar aos alunos com recortes, que ambas as figuras chegam em um retângulo.
Observação:  Lembrar de mencionar o que é altura e usar a altura deles como referência.

Atividade 3:  Jogo de simetria e introdução teórica de ângulos

Material necessário:
Jogo de cartas de simetrias

Tempo estimado: 50 minutos (1 aula)

Objetivos específicos:
O objetivo do jogo é demonstrar em várias figuras, os diferentes tipos de simetrias.
Avaliação: Mediante a intervenção professor-aluno no ato de aprendizagem 

Desenvolvimento:
A classe será dividida em grupos de 4 pessoas,onde cada grupo receberá as cartas do jogo,que serão cartas que se completam pelo eixo de simetria. Para vencer o participante deve formar o maior número de pares possíveis, equivalente a um jogo da memória, mas em vez de figuras iguais temos que encontrar as simetrias correspondentes.
Após o jogo, relembrar teoricamente o que é ângulo, exemplificando com ângulos diversos que existem na sala de aula, retomar o conteúdo de ângulo reto, raso, nulo. Bem como o que é o grau e também ensinar ou consolidar o uso do transferidor para as medições de ângulos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário