Escola
Estadual Professor Sebastião de Oliveira Rocha e Escola Estadual Dr. Álvaro
Guião
Período: 60minutos (E.E. Dr. Álvaro Guião) a 90 minutos
(E.E. prof. Sebastião de Oliveira Rocha)
Data
prevista para aplicação do plano: 06/03/2012 (E.E. Dr. Álvaro Guião) e 07/03/2012 (E.E. prof. Sebastião
de Oliveira Rocha).
Disciplina:
Matemática.
Responsável
pelo plano: Paula
Martins de Oliveira.
Público-alvo:
Alunos do Ensino Médio.
Conteúdo:
Operações com números inteiros.
Recursos
necessários: Computadores.
Objetivo: Aprimorar o cálculo mental de operações básicas como soma e subtração
de números inteiros.
Metodologia
Usando
o jogo matix será aprimorado o calculo de operações de soma com números
inteiros e também será aplicado para ajudar a desenvolver estratégia e raciocínio lógico.
Desenvolvimento
Dividindo os alunos
em duplas, no qual cada dupla ficará em um computador, as duplas irão tirar par
ou ímpar para definir quem começará jogando. Feito isso explicaremos as regras
do jogo.
Na tela existe um
tabuleiro contendo peças de números inteiros e uma peça coringa. O aluno que
ganhar o par ou ímpar irá escolher se será o primeiro a jogar, sendo o jogador
1 que poderá mover o coringa na horizontal, ou se será o segundo a jogar, sendo
o jogador 2 que poderá mover o coringa na vertical. O jogo irá terminar quando
não houver mais peças ou quando o coringa não tiver mais opção de movimentação.
Ganha o jogo quem na soma das peças obtiver a maior pontuação.
A primeira rodada do
jogo é para os alunos aprenderem na prática as regras do jogo. E deixaremos os
alunos jogando durante a primeira metade da atividade para que eles pratiquem o
jogo.
Figura 1 - Tela do jogo.
Depois dos alunos
praticarem será realizado um campeonato de matix. O intuito disso é estimular
os alunos para o jogo, sendo que decorridos a primeira metade da atividade os
alunos perderão o interesse no jogo.
No inicio do
campeonato será combinado a entrega de um prêmio na próxima atividade para a
aluna ou aluno vencedor do campeonato. O prêmio será um origami que será
confeccionado.
Avaliação: Perceber no
decorrer do jogo se os alunos entenderam a proposta do mesmo, formulando
estratégias para vencer.
Bibliografia: SANTOS,
Daniel Moreira dos. MATIX. Disponível em:
<http://www.4shared.com/rar/hrZW9vRu/MATIX.html> Acesso em: 04 mar. 2012.
Presença: Tivemos presentes aproximadamente 24 alunos.
Presença: Tivemos presentes aproximadamente 24 alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário