segunda-feira, 23 de julho de 2012

Plano de Aula Matix


Escola Estadual Professor Sebastião de Oliveira Rocha e Escola Estadual Dr. Álvaro Guião
Período: 60minutos (E.E. Dr. Álvaro Guião) a 90 minutos (E.E. prof. Sebastião de Oliveira Rocha)
Data prevista para aplicação do plano: 06/03/2012 (E.E. Dr. Álvaro Guião) e 07/03/2012 (E.E. prof. Sebastião de Oliveira Rocha).
Disciplina: Matemática.
Responsável pelo plano: Paula Martins de Oliveira.
Público-alvo: Alunos do Ensino Médio.
Conteúdo: Operações com números inteiros.
Recursos necessários: Computadores.
Objetivo: Aprimorar o cálculo mental de operações básicas como soma e subtração de números inteiros.
Metodologia
            Usando o jogo matix será aprimorado o calculo de operações de soma com números inteiros e também será aplicado para ajudar a desenvolver estratégia e raciocínio lógico.
Desenvolvimento
            Dividindo os alunos em duplas, no qual cada dupla ficará em um computador, as duplas irão tirar par ou ímpar para definir quem começará jogando. Feito isso explicaremos as regras do jogo.
            Na tela existe um tabuleiro contendo peças de números inteiros e uma peça coringa. O aluno que ganhar o par ou ímpar irá escolher se será o primeiro a jogar, sendo o jogador 1 que poderá mover o coringa na horizontal, ou se será o segundo a jogar, sendo o jogador 2 que poderá mover o coringa na vertical. O jogo irá terminar quando não houver mais peças ou quando o coringa não tiver mais opção de movimentação. Ganha o jogo quem na soma das peças obtiver a maior pontuação.
            A primeira rodada do jogo é para os alunos aprenderem na prática as regras do jogo. E deixaremos os alunos jogando durante a primeira metade da atividade para que eles pratiquem o jogo.
 
Figura 1 - Tela do jogo.
            Depois dos alunos praticarem será realizado um campeonato de matix. O intuito disso é estimular os alunos para o jogo, sendo que decorridos a primeira metade da atividade os alunos perderão o interesse no jogo.
            No inicio do campeonato será combinado a entrega de um prêmio na próxima atividade para a aluna ou aluno vencedor do campeonato. O prêmio será um origami que será confeccionado.
Avaliação: Perceber no decorrer do jogo se os alunos entenderam a proposta do mesmo, formulando estratégias para vencer.
Bibliografia: SANTOS, Daniel Moreira dos. MATIX. Disponível em: <http://www.4shared.com/rar/hrZW9vRu/MATIX.html> Acesso em: 04 mar. 2012.
Presença: Tivemos presentes aproximadamente 24 alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário