Escola
Estadual Dr. Álvaro Guião
Período:
120
minutos.
Data
prevista para aplicação do plano: 09/05/2012 e 16/05/2012.
Disciplina:
Matemática.
Responsável
pelo plano: Theófilo Satoshi Okada.
Público-alvo:
Alunos
do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio.
Conteúdo:
Conjuntos
Numéricos.
Recursos
necessários: Lousa, giz, projetor e computador.
Objetivo:
Relembrar
todos os conceitos de conjuntos e conjuntos numéricos.
Metodologia
No primeiro dia usaremos figuras de
personagens animais de alguns filmes impressos em folhas contendo no verso da
folha um número. Assim iremos usar as figuras para associar um exemplo prático
com um teórico.
No segundo dia esta atividade
ocorrerá na sala de informática com um projetor para que depois de terminado a
nossa explicação por PowerPoint dessa parte da matéria os alunos possam em cada
computador resolver os probleminhas de um aplicativo.
Desenvolvimento
Esta atividade foi desenvolvida para
ser aplicada em dois dias.
1º
Dia
Usando de figuras de animais com
números no verso, pedirei para que 20 alunos segurem as figuras, 5 alunos sejam
os grupos e que os demais ajudem a dividir os animais em grupos dos quais eles
definirão as características de cada grupo. Sendo o exemplo final antes de
iniciarmos as definições de alguns conceitos como sendo:
Assim
sendo irei definir algumas coisas na seguinte ordem:
*
Conjuntos – mesma ideia de coleção. No
exemplo que será trabalhado cada grupo em que os animais estarão será denominados
como sendo conjunto.
*
Elementos – componentes de um conjunto.
No exemplo cada animal será denominado como elemento de um conjunto.
*
Pertinência - um elemento pertencerá a
um conjunto somente quando este for um dos elementos do mesmo. No exemplo irei
pegar um elemento e irei explicar o porque ele irá pertencer a dado grupo ou
não.
*
Conjunto vazio - conjunto que não possui
elemento algum. Falar das formas de se representar e de possíveis erros comuns
como {Ø}.
*
Conjunto unitário - conjunto que possui
apenas um único elemento.
*
Conjunto finito - contando-se os
elementos um a um chega-se ao fim da contagem.
*
Conjunto infinito - todo conjunto que
não é finito. Irei correlacionar diretamente isso aos números.
*
Subconjuntos - no caso do exemplo
qualquer grupo será um subconjunto do grupo animal
*
Contido - usando o exemplo, todos os
subconjuntos estão contidos no conjunto animais.
*
Não contido - oposto de contido.
*
Contém - usando o exemplo o conjunto
animais contém os subconjuntos mamíferos, aves, répteis e peixes.
*
Não contém - oposto de contém.
*
Igualdade de conjuntos - quando ambos os
conjuntos estão contidos entre um no outro.
Obs.:
Para conjunto vazio, conjunto unitário, conjunto finito, igualdade de conjuntos
serão desenvolvidos exemplos com as figuras impressas.
Terminado de se falar de conjuntos
será iniciado a parte de conjuntos numéricos.
- Conjunto dos números naturais - somam de dois números naturais quaisquer é um número natural; o produto de dois números naturais quaisquer é um número natural.
- Conjunto dos números inteiros - a soma de dois números inteiros quaisquer é um número inteiro; a diferença de dois números inteiros quaisquer é um número inteiro; o produto de dois números inteiros quaisquer é um número inteiro.
Obs.:
Os
exemplos aqui da soma dos naturais e da soma dos inteiros será explicado usando
as figuras e os números no verso. Os números que estarão no verso estão entre
parênteses.
Aproveitando
isso explicarei a razão matemática para as regras de sinais na soma de números
positivo com negativo e negativo com negativo. Os exemplos que usarei serão:
2-3=(-1).(-2+3)=(-1).(3-2)=(-1).(1)=-1
- aqui em verde vimos uma coisa que nas séries iniciais não podíamos fazer, porém se eu ir mudando um pouco a cara dela eu chego na parte em vermelho que já é uma coisa que eu posso fazer e isso explica a razão do número ser positivo ou não.
-3-7=(-1).(3+7)=(-1).(10)=-10
- um duvida que alguns alunos não entendem o que está em verde é o por que somamos nesse caso os negativos, assim sendo eu mudei a equação para a parte em vermelho para se entender a justificativa dessa soma.
Obs.:
Depois
de explicar as razões matemáticas explicaremos a "regra do sorriso"
que é um método de decorar como deverão ser colocados os sinais na soma de
números inteiros.
2º
Dia
Na
sala de informática usaremos os slides para relembrar um pouco da aula
anterior. Para facilitar os slides se encontram no ANEXO 35.
Slide 1 - Apresentação do que será abordado nessa aula.
Slide 2 - Demonstração do Diagrama de Venn em que falarei das intersecções brevemente para poder falar dos subconjuntos numéricos inscritos uns nos outros.
Slide 2 - Demonstração do Diagrama de Venn em que falarei das intersecções brevemente para poder falar dos subconjuntos numéricos inscritos uns nos outros.
Slide 3 - Relembrar os alunos todos os conjuntos numéricos.
Slide 4 - Executar uma parte do vídeo "O sonho
continua", da coleção M3 da UNICAMP.
Slides 5 e 6 - Relembrar com as figuras da aula passada uma das
propriedades dos conjuntos dos números naturais e inteiros.
Slide 7 - Perguntar quais seriam as propriedade do conjunto
dos números racionais.
Slide 8 - Explicação lógico aos alunos o produto de números
negativos.
Slides 9 ao 16 - Explicação matemática da soma e subtração com
números negativos.
Slide 17 - Explicação da soma com números negativos por meio da
"regra do sorriso".
Slides 18 e 19 - Explicação do conjunto dos números irracionais e
reias respectivamente.
Slide 20 - Diagrama de Venn dos Conjuntos Numéricos.
Slides 21 ao 28 - Demonstração de alguns conceitos de conjuntos.
Caso
sobre tempo ao final da apresentação os alunos deverão acessar uma página para
exercitar os conceitos de conjuntos com um aplicativo que usa o diagrama de Venn.
Bibliografia:
PAIVA,
Manoel. Matemática: Volume Único. 1. ed. São Paulo: Editora Moderna, 2005.
SIARETTA,
Pedro. O sonho continua. Disponível em:
<http://m3.ime.unicamp.br/recursos/1141> Acesso em: 09 mai. 2012.
Venn Diagrams. Disponível
em: < http://nlvm.usu.edu/en/nav/frames_asid_153_g_4_t_1.html?open=instructions>
Acesso em: 07 mai. 2012.
Presença: Tivemos presentes 42 alunos no primeiro e no segundo dia.
Presença: Tivemos presentes 42 alunos no primeiro e no segundo dia.
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