segunda-feira, 23 de julho de 2012

Plano de Aula Frações Equivalentes


Escola Estadual Dr. Álvaro Guião
Período: 60 minutos
Data prevista para aplicação do plano: 20/03/2012
Disciplina: Matemática.
Responsável pelo plano: Paula Martins de Oliveira.
Público-alvo: Alunos do Ensino Médio.
Conteúdo: Frações equivalentes.
Recursos necessários: Computadores.
Objetivo: Sanar a dificuldade dos alunos de uma forma dinâmica no que diz respeito ao conteúdo de frações.
Desenvolvimento
            Nesta atividade iremos trabalhar com o conceito de frações equivalentes utilizando dois jogos, que tem o objetivo de familiarizar os alunos com o tema. A atividade seguirá de seguinte forma:
  • Inicialmente iremos separar os alunos em duplas para que cada dupla fique em um computador.
Representação de Frações
  • Com cada dupla em cada computador eles terão de abrir o programa "Representações de Frações".
  • Neste jogo os alunos deverão associar os frascos contendo as imagens com os frascos contendo as frações equivalentes na forma numérica, ou frascos contendo as frações na forma numérica com fracos contendo outra frações equivalentes na forma numérica, ou frascos contendo imagens de frações com frascos contem imagens de frações equivalentes. Assim como na figura 1.
Figura 1 - tela do jogo "Representações de Frações"
  • Conforme os alunos associarem todos os frascos de cada tela o nível irá subir, aumentando o número de frascos e a dificuldade.
  • O jogo terminará quando a figura 2 irá aparecer na tela.
Figura 2 - tela final do jogo
  • Deixaremos os alunos jogando por 25 minutos ate a troca de aplicativo. Sendo que usaremos os  5 minutos iniciais para explicar as regras para os alunos.


Matching Fractions
  • Passados os 30 minutos os alunos irão executar o programa " Matching Fractions".
  • Neste jogo os alunos jogarão um jogo da memória um pouco diferente. Nele ao invés dos alunos associarem as imagens iguais, o aluno terá de associar uma fração na forma numérica com a fração na forma de setores circulares. Mas para que as figuras fiquem viradas a associação deverá ser a correta ao apertar o botão "mach", como na figura 3.
Figura 3 - tela do jogo "Matching Fractions"
  • O jogo terminará quando o campo "Rest Cards" for igual a zero, ou melhor dizendo quando todas as cartas estiverem viradas.
Obs.: Apesar dos dois jogos estarem em inglês, nós iremos explicar as regras do jogo. Sendo que os alunos deverão jogar de forma cooperativa, não sendo jogos de competição.
            Estaremos tirando as duvidas e solucionando possíveis problemas de execução dos aplicativos durante a atividade.
Metodologia
            A maioria dos alunos apresentam dificuldades para assimilar frações equivalentes. Com os jogos aplicados, além dos alunos relembrarem os conceitos teóricos de fração, eles vão visualizar esses conceitos de forma dinâmica, interativa, e com facilidade, já que os desenhos dos jogos deixam claras as ideias propostas.
Avaliação: Será efetuada pelos próprios jogos, umas vez que eles indicam quando os alunos fazem associações equivocadas.
Bibliografia: Representações de Frações. <http://escolovar.org/mat_fraccao_melvin_equivalentfraction.swf> Acesso em: 17 mar. 2012.
Matching Fractions. <http://escolovar.org/mat_fraccao_matchingfractions.swf> Acesso em: 17 mar. 2012.
Presença: Tivemos presentes 24 alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário