Atividade 4: Jogo com polígonos: Identificação de
polígonos
Material necessário:
Material necessário:
Kits com diversos polígonos feitos (regulares
e irregulares) com a mesma medida de lado e papel cartão colorido dos dois
lados,
Malhas para desenho e pintura
Lápis coloridos
Transferidor
Folhas com diferentes malhas para pintura
Tempo estimado: 100 minutos ( 2 aulas )
Objetivos específicos:
O objetivo da atividade é apresentar aos alunos os diferentes tipos de polígonos e suas características.
O objetivo da atividade é apresentar aos alunos os diferentes tipos de polígonos e suas características.
Desenvolvimento:
Inicialmente, realizamos
uma introdução teórica, com o conceito de que um polígono, através do que eles
já sabem de ângulos, chegar a compreensão de que polígonos são figuras fechadas
com muitos ângulos (mais de dois).
Cada grupo recebe um Kit e deve pavimentar parcialmente o
plano obedecendo às regras:
Os vértices devem coincidir sempre
num mesmo ponto, e não deve haver espaço
nem sobreposição entre os polígonos.
Pedimos aos alunos que verifiquem, usando um
só tipo de polígono de cada vez, quais pavimentam o plano e quais não
pavimentam. Através de questionamentos,
eles devem descobrir que é necessário que a soma dos ângulos vértices num
arranjo de polígonos seja 360º. Portanto, será necessário que os alunos se familiarizem
com o cálculo do ângulo interno de um polígono.
Com isso, chegarão à conclusão que pavimentam o plano: triângulo
equilátero, hexágono regular, quadrado (denominadas pavimentações regulares ou platônicas) e
quadrilátero irregular. Não pavimentam o plano os seguintes polígonos regulares:
pentágono, octógono, decágono, dodecágono, etc.
2- Com uma folha de
caderno do aluno, cortar um triangulo afim de demonstrar a soma dos ângulos
internos deste, com uma dobradura podemos observar que a soma dos ângulos
internos do triangulo é o ângulo raso.
3- Cada aluno receberá um
conjunto de polígonos com mais que 3 lados, e ligando seus vértices deverão
dizer quantos triângulos cabem dentro deste, receberão também uma folha para
redesenhar o polígono. Com ajuda de um transferidor calcularão os ângulos
internos destes polígonos, sendo que os polígonos A possuem 3 lados, os
polígonos B possuem 4 lados, C possuem 5, D possuem 6 e E possuem de 7 até 12
lados (neste caso cada grupo recebia um conjunto com determinado poligono), divide-se
os polígonos em triângulos para retomar noções de área, bem como facilitar o
calculo da soma dos ângulos internos, já que sabemos que para cada triangulo
temos um ângulo raso. Observe a figura:
4-
Depois que eles manipularem as figuras, nas “malhas de polígonos” (disponíveis
no caderno do aluno e também facilmente encontras em pesquisas de imagens na
internet) pedir para que eles desenhem
os polígonos e os pintem como premiação das atividades realizadas (não podendo
ter vizinhos de cor igual- sabendo-se que com 4 cores é possível colorir
qualquer malha nestas condições), farão vitrais usando os mais diferentes
polígonos que serão pintados nas diferentes malhas a eles distribuídas.
Avaliação: Através das tabelas preenchidas pelos alunos e da observação e atuação em classe.
Avaliação: Através das tabelas preenchidas pelos alunos e da observação e atuação em classe.
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