sábado, 7 de julho de 2012


Atividade 4:  Jogo com polígonos: Identificação de polígonos

Material necessário:
 Kits com diversos polígonos feitos (regulares e irregulares) com a mesma medida de lado e papel cartão colorido dos dois lados,
Malhas para desenho e pintura
 Lápis coloridos
 Transferidor  
Folhas com diferentes malhas para pintura
Tempo estimado: 100 minutos ( 2 aulas )

Objetivos específicos:
O objetivo da atividade é apresentar aos alunos os diferentes tipos de polígonos e suas características.

Desenvolvimento:
Inicialmente, realizamos uma introdução teórica, com o conceito de que um polígono, através do que eles já sabem de ângulos, chegar a compreensão de que polígonos são figuras fechadas com muitos ângulos (mais de dois).
Cada grupo recebe um Kit e deve pavimentar parcialmente o plano obedecendo às regras:
Os vértices devem coincidir sempre num mesmo ponto, e  não deve haver espaço nem sobreposição entre os polígonos.
 Pedimos aos alunos que verifiquem, usando um só tipo de polígono de cada vez, quais pavimentam o plano e quais não pavimentam.  Através de questionamentos, eles devem descobrir que é necessário que a soma dos ângulos vértices num arranjo de polígonos seja 360º. Portanto, será necessário que os alunos se familiarizem com o cálculo do ângulo interno de um polígono.  Com isso, chegarão à conclusão que pavimentam o plano: triângulo equilátero, hexágono regular, quadrado (denominadas  pavimentações regulares ou platônicas) e quadrilátero irregular. Não pavimentam o plano os seguintes polígonos regulares: pentágono, octógono, decágono, dodecágono, etc. 
2- Com uma folha de caderno do aluno, cortar um triangulo afim de demonstrar a soma dos ângulos internos deste, com uma dobradura podemos observar que a soma dos ângulos internos do triangulo é o ângulo raso.
3- Cada aluno receberá um conjunto de polígonos com mais que 3 lados, e ligando seus vértices deverão dizer quantos triângulos cabem dentro deste, receberão também uma folha para redesenhar o polígono. Com ajuda de um transferidor calcularão os ângulos internos destes polígonos, sendo que os polígonos A possuem 3 lados, os polígonos B possuem 4 lados, C possuem 5, D possuem 6 e E possuem de 7 até 12 lados (neste caso cada grupo recebia um conjunto com determinado poligono), divide-se os polígonos em triângulos para retomar noções de área, bem como facilitar o calculo da soma dos ângulos internos, já que sabemos que para cada triangulo temos um ângulo raso. Observe a figura:
4- Depois que eles manipularem as figuras, nas “malhas de polígonos” (disponíveis no caderno do aluno e também facilmente encontras em pesquisas de imagens na internet)  pedir para que eles desenhem os polígonos e os pintem como premiação das atividades realizadas (não podendo ter vizinhos de cor igual- sabendo-se que com 4 cores é possível colorir qualquer malha nestas condições), farão vitrais usando os mais diferentes polígonos que serão pintados nas diferentes malhas a eles distribuídas.

Avaliação: Através das tabelas preenchidas pelos alunos e da observação e atuação em classe.

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