segunda-feira, 30 de junho de 2014

Clube de Pôquer Pedagógico (Alan Cassaro e Natália Porta)

No primeiro semestre de 2014, os pibidianos Natália Porta e Alan Cassaro desenvolveram uma nova atividade no PIBID, a qual foi denominada Clube de Pôquer Pedagógico.
 
Nos dias de prática, os alunos eram divididos em grupos para jogar, enquanto a Natália e o Alan percorriam as mesas esclarecendo dúvidas e dando dicas aos alunos.
 
O clube de pôquer pedagógico tem dois grandes objetivos: utilizar o pôquer como instrumento de aprendizagem dos conteúdos de tratamento da informação (contagem, probabilidade e estatística); e trabalhar a inteligência lógico-matemática do aluno através dos raciocínios probabilístico e estatístico presentes implicitamente no pôquer e de estratégias do pôquer não necessariamente relacionadas à probabilidade ou à estatística.

Uma das principais características desta atividade é seu caráter optativo: é realizada fora do horário de aula e os alunos têm a opção de participar ou não. Sendo assim, o clube de pôquer foi oferecido a duas turmas do primeiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Álvaro Guião, das quais 19 alunos constituíram o público definitivo do clube, cujos encontros ocorreram semanalmente às terças-feiras, das 18h às 19h, de 11 de março a 27 de maio de 2014.
O clube de pôquer fez um sucesso indescritível entre os alunos, que, ao saberem que a atividade chegava ao fim, pediram para continuar com os pibidianos Natália e Alan no segundo semestre de 2014, que já planejavam continuar com a atividade na escola e ficaram contentes quando a Profª. Maria Laura Trindade (a supervisora do PIBID na escola) concordou com o pedido dos alunos. Assim, a Natália e o Alan darão continuidade ao clube de pôquer no segundo semestre, com a mesma turma.
 
SOBRE OS ENCONTROS DO CLUBE
Inicialmente os alunos tiveram muita dificuldade em entender como o jogo funcionava, algo que já era esperado, devido ao fato de que praticamente nenhum deles havia tido contado com o jogo anteriormente.
Além do ensino das regras e das aplicações práticas, também foi trabalhada a probabilidade de uma determinada mão sair, tentando assim diminuir as dúvidas sobre a aposta antes de qualquer carta ser virada. Apesar disso, a grande dificuldade persistiu e então foi necessária uma alteração de planos, onde estava previsto ser trabalhado mais conteúdos matemáticos.
A nova estratégia foi a criação de um campeonato, onde os três primeiros lugares ganhariam prêmios, para que houvesse uma motivação e além de apostas sem pensar, houvesse apostas inteligentes. Porém essa estratégia não funcionou sozinha, e foi necessário acrescentar regras, que diziam com que cartas obrigatoriamente se deveria apostar e com quais cartas não.
Com essas duas estratégias juntas foi obtido um sucesso grande, mas o trabalho continuará no próximo semestre, a fim de melhorar mais.
 
 
Postagem: Alan Cassaro e Natália Porta.
 



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