No primeiro semestre de 2014, os pibidianos Natália Porta e Alan Cassaro
desenvolveram uma nova atividade no PIBID, a qual foi denominada Clube de Pôquer Pedagógico.
Nos dias de prática, os alunos eram divididos em grupos para jogar, enquanto a Natália e o Alan percorriam as mesas esclarecendo dúvidas e dando dicas aos alunos. |
O clube de pôquer pedagógico tem dois grandes objetivos: utilizar
o pôquer como instrumento de aprendizagem dos conteúdos de tratamento da
informação (contagem, probabilidade e estatística); e trabalhar a inteligência
lógico-matemática do aluno através dos raciocínios probabilístico e estatístico
presentes implicitamente no pôquer e de estratégias do pôquer não
necessariamente relacionadas à probabilidade ou à estatística.
Uma das principais características desta atividade é seu
caráter optativo: é realizada fora do horário de aula e os alunos têm a opção
de participar ou não. Sendo assim, o clube de pôquer foi oferecido a duas
turmas do primeiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Álvaro Guião, das
quais 19 alunos constituíram o público definitivo do clube, cujos encontros
ocorreram semanalmente às terças-feiras, das 18h às 19h, de 11 de março a 27 de
maio de 2014.
O clube de pôquer fez um sucesso indescritível entre os
alunos, que, ao saberem que a atividade chegava ao fim, pediram para continuar
com os pibidianos Natália e Alan no segundo semestre de 2014, que já planejavam
continuar com a atividade na escola e ficaram contentes quando a Profª. Maria
Laura Trindade (a supervisora do PIBID na escola) concordou com o pedido dos
alunos. Assim, a Natália e o Alan darão continuidade ao clube de pôquer no
segundo semestre, com a mesma turma.
SOBRE
OS ENCONTROS DO CLUBE
Inicialmente os alunos tiveram muita dificuldade em
entender como o jogo funcionava, algo que já era esperado, devido ao fato de
que praticamente nenhum deles havia tido contado com o jogo anteriormente.
Além do ensino das regras e das aplicações práticas,
também foi trabalhada a probabilidade de uma determinada mão sair, tentando
assim diminuir as dúvidas sobre a aposta antes de qualquer carta ser virada.
Apesar disso, a grande dificuldade persistiu e então foi necessária uma
alteração de planos, onde estava previsto ser trabalhado mais conteúdos
matemáticos.
A nova estratégia foi a criação de um campeonato, onde os
três primeiros lugares ganhariam prêmios, para que houvesse uma motivação e
além de apostas sem pensar, houvesse apostas inteligentes. Porém essa
estratégia não funcionou sozinha, e foi necessário acrescentar regras, que
diziam com que cartas obrigatoriamente se deveria apostar e com quais cartas
não.
Com essas duas estratégias juntas foi obtido um sucesso
grande, mas o trabalho continuará no próximo semestre, a fim de melhorar mais.
Postagem: Alan Cassaro e Natália Porta.
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