quinta-feira, 26 de junho de 2014

Plano de Aula - Relógio Com Fuso - 7ªsérie/8º ano (Marcelo C. Gálio e Diany A. Nakamura)

PLANO DE AULA – EXPERIÊNCIAS MATEMÁTICAS
Relógio Com Fuso

ESCOLA ESTADUAL SEBASTIÃO DE OLIVEIRA ROCHA



Estagiários: Diany A. Nakamura e Marcelo C. Gálio

Plano de Aula: Relógio Com Fuso

Ano/Série: 7ª série/8ºano

Bimestre: 1º

Número de aulas previstas: 06

Conceitos: Medição de tempo, leitura de um relógio, fuso horário, base sexagenal

Conteúdo: História e curiosidade sobre a hora, leitura de um relógio analógico, fração de horas, cálculo na base 60, fuso horário.

Objetivos: Aprimorar a noção de hora, minutos e segundos utilizando a base sexagenal, assim como efetuar cálculo com estas grandezas.


Materiais necessários:
·        Relógio confeccionado de isopor e EVA colorido
·        Giz e Lousa
·        Relógios: de bolso, analógico, digital, ampulheta.


Introdução:
Este plano de aula será desenvolvido nas 7ª séries.  No total de 6 horas-aula, distribuídas da seguinte forma:
Aula 1 (2h-aula): Aula expositiva dialogada sobre o surgimento do relógio e da noção de “hora”,  suas divisões fracionárias na base 60, curiosidades relacionadas ao assunto e exercícios.
Aula 2 (1h-aula): Aula expositiva dialogada com apresentação dos relógios confeccionados e cálculo de: hora, minutos e segundos e suas respectivas conversões.
Aula 3 (1h-aula): Aula expositiva dialogada, para o ensino do fuso horário abordando: latitude, longitude, divisão em graus, minutos e segundos
Aula 4 (1h-aula): Jogo da Hora.
Aula 5 (1h-aula): Avaliação.



Aula 1


Desenvolvimento:

Aula expositiva dialogada

1)     O TEMPO
Discutir com os alunos “o que é tempo?”:
A noção de tempo é algo que aprendemos naturalmente, visto que todos somos capazes de reconhecer e ordenar a ocorrência dos eventos percebidos pelos nossos sentidos.
Em nosso dia a dia falamos sobre o tempo sem ao menos pensar sobre ele, o utilizamos este substantivo de forma genérica: "o tempo corre", "este ano passou depressa" ou mesmo "esta aula não acaba". O tempo, em sua acepção científica, não corre, voa, passa, ele simplesmente se mantém de forma constante.

2)     A HORA
“E o que é hora?”:
Hoje, temos o entendimento de que uma hora é equivalente a 60 minutos ou 3600 segundos. Isso é aproximadamente 1/24 (um vinte e quatro avos) de um dia da Terra. Mas todos que utilizam essa medida sabem por que é assim?
A hora foi originalmente definida no Egito como 1/24 (um vinte e quatro avos) de um dia, baseado no sistema de numeração duodecimal, isto é, base 12.
A hora foi definida originalmente pelas civilizações antigas (incluindo o Egito, Suméria, Índia e China) tanto como um doze avos do tempo entre o nascer e o pôr-do-sol ou como um vinte e quatro avos de um dia. Em ambos os casos a divisão refletia o amplo uso do sistema de numeração duodecimal e do costume de manter o padrão entre diferentes grupos de informação (12 meses, 12 signos do zodíaco, 12 pontos principais no compasso, uma dúzia).
Diferentes definições antigas de hora:
·                    Um doze avos de tempo do nascer ao pôr-do-sol. Como consequência, as horas no verão eram mais longas que as horas no inverno, e variavam também de acordo com a latitude. Os romanos, gregos e as civilizações antigas da China e Japão usavam essa definição.
·                    Um vinte e quatro avos do dia solar aparente (entre um meio-dia e o seguinte ou entre um pôr-do-sol e o outro). Como consequência as horas variavam um pouco, pois a duração de um dia varia ao longo do ano.
·                    Um vinte e quatro avos da representação do dia solar.

Discutir com os alunos sobre a divisão da hora, apresentando-lhes um pouco da história da mesma ao longo dos anos e algumas de suas curiosidades ao redor do mundo.
“E a divisão da hora como é feita? Por que é feita deste modo?”:
Ao longo dos séculos diferentes formas de contar as horas foram utilizadas.
·                    Nas sociedades da Antiguidade e da Idade Média, nas quais a divisão entre o dia e a noite importava mais do que em sociedades acostumadas com o uso da luz artificial, a contagem das horas começava com o nascer do Sol. Este marcava o início da primeira hora, o pôr-do-sol ocorria ao final da décima segunda hora. Com isso a duração das horas variava de acordo com a estação.
·                    No chamado tempo italiano a primeira hora inicia com o pôr-do-sol. As horas eram numeradas de 1 a 24. Essa forma de contar as horas possuía a vantagem de mostrar facilmente quantas horas ainda restavam sem a necessidade do uso de luz artificial. Foi introduzida na Itália durante o século XIV e foi de uso comum até o meio do século XVIII, ou mesmo até o meio do século XIX em algumas regiões.
·                    No relógio de 12 horas, a contagem das horas começa à meia-noite e reinicia ao meio-dia. As horas são numeradas de 1 a 12.
·                    No relógio de 24 horas a contagem das horas começa à meia-noite e as horas são numeradas de 0 a 23.
·                    A contagem das horas ainda varia em algumas aldeias de Portugal. Com uma dimensão temporal variável, cada hora pode ter 4, 8, 12 horas dependendo do que é definido em cada aldeia. A contagem das horas solares é feita quando a sombra atinge certos locais como penedos ou cruzeiros. A contagem das horas está associada ao dever de ceder ou desviar a água comunitária e acender o forno do povo.
·                    Na França, durante o período da Revolução Francesa, a partir de 22 de setembro de 1792, indo até 1805, foi utilizado o Calendário Revolucionário Francês, o qual, dentre amplas modificações na contagem de tempo, definiu que o dia se dividiria em 10 (dez) "horas", cada hora em cem "minutos", cada minuto em cem "segundos". Essa divisão do dia, porém, jamais foi considerada pelos franceses, tendo sido abolida oficialmente em 1795.

3)     O RELÓGIO
“Atualmente todos temos acesso a um relógio seja ele de qual modelo for: digital, analógico, de parede, de pêndulo, de areia. Mas de onde veio o relógio e onde ele foi criado?”:
Entre os primeiros relógios que se tem conhecimento estão os relógios de sol, provavelmente os gnomos. Relógios simples de água ou areia são conhecidos por terem existido na Babilônia e no Egito em torno do século 16 a.C.. A história registra que apareceu na Judeia, mais ou menos em 600 a.C., com os relógios de água (clepsidras) e os relógios de areia (ampulhetas). Em 725 d.C., Yi Xing, um monge budista chinês desenvolveu um relógio mecânico que tinha um complexo sistema de engrenagens e 60 baldes de água que correspondiam aos 60 segundos que fazia uma revolução completa em 24 horas. Em 797 (ou 801), o califa de Bagdá, Harun al-Rashid, presenteou Carlos Magno com um elefante asiático chamado Abul Abbas e um relógio mecânico de onde saía um cavaleiro que anunciava as horas. Isso indica que os primeiros relógios mecânicos provavelmente foram inventados pelos asiáticos. Contudo, embora exista controvérsia sobre a construção do primeiro relógio mecânico, o papa Silvestre II é considerado no mundo ocidental o primeiro inventor.
Por volta de 1500, Peter Henlein, na cidade de Nuremberg, fabricou o primeiro relógio de bolso.
Até que, em 1595, Galileu Galilei cria os relógios de pêndulo, de quartzo ou cronómetros.
Os primeiros relógios utilizados foram os relógios de bolso. Eram muito raros e tidos como verdadeiras jóias, pois poucos tinham um. Os relógios de bolso eram símbolo da alta aristocracia.

Levar relógios de pêndulo, analógico, digital, relógio de bolso, ampulheta, para ilustrar aos alunos a mudança  do relógio ao longo dos tempos.

Introdução do Conteúdo
Hoje em dia, quando o horário está sempre exposto para nós nas telas digitais dos nossos celulares e smartphones, ler as horas em um relógio analógico pode parecer uma volta ao passado. Porém, você ainda encontra relógios assim em vários lugares.
O tempo é dividido em dois períodos de 12 horas cada: o dia e a noite.  Um dia possui 24h e cada hora possui 60 minutos, e cada minuto por sua vez, 60 segundos. O cálculo de horas, minutos e segundos é feito utilizando a base de 60 – e não se sabe ao certo por que os babilônios escolherem o número 60 para ser base do sistema de cálculo deles, mas presume-se que seja pela facilidade de expressar frações usando os números 10, 12, 15, 20 e 30 minutos.
Apresentar aos alunos as frações que equivalem seus respectivos minutos:

1 hora – 60 minutos
1/2 hora – 30 minutos
1/3 de hora – 20 minutos
1/4 de hora – 15 minutos
1/5 de hora – 12 minutos
1/6 de hora – 10 minutos

Discutir com os alunos como é feita a conversão de hora para minutos:
1 hora possui 60 minutos e cada minuto possui 60 segundos.
Para hora adotaremos o símbolo h, para minutos adotaremos o símbolo e para segundos .
Efetuando os cálculos através da regra de três, teremos então que 60 minutos possuem:

60’– 1 h
30’ – x h
60x = 30
x = 1/2 h



Analogamente:

1’– 60”
60’ – x”
x = 60 * 60 = 3600”

1 hora possui 60 minutos, mas 60 minutos também são 3600 segundos, então podemos dizer que 1 hora possui 3600 segundos.


Exercícios

1.      Sabemos que:

1 hora = 60 minutos
1 minuto = 60 segundos
1 hora = 3600 segundos

A partir disso, vamos converter:
a)      10 minutos em segundos
b)      2 horas em minutos
c)      2 horas em segundos
d)      50 minutos em segundos
e)      7200 segundos em minutos
f)        3720 minutos em horas

Fazer uma tabela

Hora
Minuto
Segundos
1
60


1
60
1
60
3600



Aula 2

Desenvolvimento:

Aula expositiva dialogada
A hora possui dois submúltiplos: o minuto (representado por ’) e o segundo (representado por ”). Observe: 

32’: lê-se trinta e dois minutos. 
81’: lê-se oitenta e um minutos. 
15”: lê-se quinze segundos. 
45”: lê-se quarenta e cinco segundos. 
O cálculo na base 60 é feito basicamente da seguinte forma:


Adição

1)         12h 30' 10''
        +  24h 13' 15''
            36h 43 25''


2)        49h  30'
       +  10h  42'
                   72'

Importante: Como o resultado ultrapassou os 60', ficam 12' na casa dos minutos e vão 60' para a casa dos graus. 60' = 1h, então, você leva 1h para a casa das horas. O mesmo vale para os segundos

                 1h
                 49h 30'
            +   31h 42'
                 81h 12'

3)      26h 40' 18''
     +  32h 13'  10''
         58h 53' 28''    

4)      14h 44'  20''
     +  10h 15'  10''
         24h 59'  30''


5)     10h 05'  54''
     + 11h  13'  18''
         21h  18'  72''
         
 21h +  18' + 1' + 12''= 21h 19' 12''


6)      120h  10'  17''
     +    70h  12'  09''
          190h 22'  22''


Subtração


A subtração é feita de modo equivalente ao nosso sistema de numeração decimal, só que no sistema sexagenal.

Exemplos:

1) 79h 55’ 58’’ – 22h 54’ 08’’ = 57h 1’ 50’’
2) 150h 14’ 10’’ – 44h 10’ 05’’ = 106h 4’ 5’’
3) 20h 15’ 25’’ – 19h 10’ 14’’ = 1h 5’ 11’’
4) 27h 71' 94'’ – 13h 40' 52'’ = 14h 31' 42'’

Realizar a diferença entre 28h 12' 34’' e 13° 40' 52’':
Como há menos segundos no minuendo do que no subtraendo, transformamos 1' dos 12' que existem no minuendo em segundos multiplicando-o por 60. O resultado, 60’', somamos aos 34’' existentes, totalizando 94'’. Restam-nos 11', que são insuficientes. Temos de transformar 1h em minutos multiplicando-o por 60. O resultado, 60', somamos aos 11' existentes, totalizando 71'. O resultado é: 27h 71' 94' – 13h 40' 52' = 14h 31' 42'

5) 50h 38’ 40’’ – 30h 15’ 28’’ = 20h 23’ 12’’
6) 180h – 22h 37’ 45’’ = 179h 59’ 60’’ – 22h 37’ 45’’



Veja: O subtraendo possui hora, minutos e segundos, já o minuendo possui apenas hora , por isso é necessário retirar 1h de 180h que equivale há 60’ e 180h ficará 179h , os 60’ retira-se 1’ que equivale há 60’’, observe que agora o minuendo possui minutos e segundos , agora sim pode-se começar há operação!
179h 59’ 60’’ – 22h 37’ 45’’= 157h 22’ 15’’

Exercícios

1) Calcule as somas:
a) 49h + 65h =
b) 12h 25´ + 40h 13´ =
c) 28h 12´ + 52h 40´ =
d) 58h + 17h 19´ =
e) 41h 58´ + 16h  =

2) Calcule as diferenças:

a) 42h – 17h =
b) 172h – 93h =
c) 48h 50´ – 27h 10´ =
d) 42h 35´  –  13h 15´ =
e) 70h – 22h 30´ =

Exercício Desafio

Jaiminho, o carteiro, sai de São Carlos às 21h 32’ do dia 15 de março (sábado) para ir ao vilarejo de Tangamandápio.  Ele demorou 5h 45’ 21” para chegar. Que horas e que dia ele chegou em Tangamandápio?
Se Jaiminho tivesse evitado a fadiga e tivesse ido de avião, a viagem duraria aproximadamente 2h 3’ e 54”. Que horas e que dia ele chegaria em Tangamandápio?

Exercício Desafio

Marcos possui o pokémon Bulbassaur. Agora são 15h 31’ 37” do dia 15 março (sábado), Marcos sabe que o Bulbassaur evoluirá para Yvissaur em 22h 22’ 01” e quer estar presente para poder ver a evolução. Qual dia e horário que o pokémon de Marcos evoluirá?


Aula 3

Desenvolvimento:

Discutir com os alunos sobre “O que é o fuso horário? E como ele funciona no Brasil e no Mundo?”:

Os fusos horários, também denominados zonas horárias, foram estabelecidos através de uma reunião composta por representantes de 25 países em Washington, capital estadunidense, em 1884. Nessa ocasião foi realizada uma divisão do mundo em 24 fusos horários distintos.

A metodologia utilizada para essa divisão partiu do princípio de que são gastos, aproximadamente, 24 horas (23 horas, 56 minutos e 4 segundos) para que a Terra realize o movimento de rotação, ou seja, que gire em torno de seu próprio eixo, realizando um movimento de 360°. Portanto, em uma hora a Terra se desloca 15°. Esse dado é obtido através da divisão da circunferência terrestre (360°) pelo tempo gasto para que seja realizado o movimento de rotação (24 h).

O fuso referencial para a determinação das horas é o Greenwich, cujo centro é 0°. Esse meridiano, também denominado inicial, atravessa a Grã-Bretanha, além de cortar o extremo oeste da Europa e da África. A hora determinada pelo fuso de Greenwich recebe o nome de GMT. A partir disso, são estabelecidos os outros limites de fusos horários.

A Terra realiza seu movimento de rotação girando de oeste para leste em torno do seu próprio eixo, por esse motivo os fusos a leste de Greenwich (marco inicial) têm as horas adiantadas (+); já os fusos situados a oeste do meridiano inicial têm as horas atrasadas (-).

Alguns países de grande extensão territorial no sentido leste-oeste apresentam mais de um fuso horário. A Rússia, por exemplo, possui 11 fusos horários distintos, consequência de sua grande área. O Brasil também apresenta mais de um fuso horário, pois o país apresenta extensão territorial 4.319,4 quilômetros no sentido leste-oeste, fato que proporciona a existência de quatro fusos horários distintos, no entanto, graças ao Decreto n° 11.662, publicado no Diário Oficial de 25 de abril de 2008, o país passou a adotar somente três.

A compreensão dos fusos horários é de extrema importância, principalmente para as pessoas que realizam viagens e têm contato com pessoas e relações comerciais com locais de fusos distintos dos seus, proporcionado, portanto, o conhecimento de horários em diferentes partes do globo.

Observe os mapas dos fusos horários brasileiros antes e depois das alterações e destaque as principais modificações realizadas com a implantação da Lei que estabeleceu o novo fuso horário no Brasil.

 

Exercícios Propostos
1) Um time de futebol do estado de São Paulo (localizado no fuso 45° O irá realizar uma partida em Boa Vista (60° O), capital de Roraima. A equipe irá embarcar às 14h e a viagem terá duração de 6 horas. Considerando o horário de Roraima, a que horas os jogadores de São Paulo desembarcarão em seu destino final:
a) 19h
b) 17h
c) 21h
d) 20h
e) 18h


Resposta:
Resposta: Alternativa correta “A”


Comentários:

São Paulo: 45° O.
Roraima: 60° O.
Tempo de viagem: 6 horas.
Hora do embarque: 14:00h


2) Um empresário amazonense está com uma viagem marcada às 6h para o Rio Grande do Sul. O percurso tem duração de 7 horas e 30 minutos. Considerando o horário do Rio Grande do Sul, a que horas o empresário desembarcará?



Amazonas, localizado no fuso (60° O), possui uma hora a menos com relação ao 
Rio Grande do Sul (45° O).

A viagem terá 7 horas e 30 minutos de duração. Considerando que o empresário irá embarcar às 6h, temos:
6h00min (horário de embarque) + 7h30min (tempo de viagem) = 13h30min.

Entretanto, deve-se adiantar uma hora, pois o estado do Amazonas possui uma hora a menos com relação ao estado do Rio Grande do Sul. Sendo assim: 13h30min + 1 hora = 14h30min.

Portanto, o empresário amazonense desembarcará às 14h30min no Rio Grande do Sul.

3)  (Unifesp) Um congresso internacional, com sede em Roma, promoverá uma videoconferência no dia 20 de abril, às 14h00 do horário local, da qual participarão pesquisadores que estarão nessa cidade, em São Paulo, em Tóquio e em Mumbai. Observe o mapa e assinale a alternativa que indica o horário em que cada pesquisador deverá estar com seu computador "plugado" no evento. 






Aula 4

Jogo Da Hora

Desenvolvimento:


Jogo: Dahora


O jogo “Dahora” pode ser jogado de 9 a 36 jogadores.  É composto por 20 cartas (denominadas “cartas de questão”) contendo questões e situações problemas que envolvam horas, minutos e segundo. O jogo é composto também por 72 cartões sendo 6 de cada número 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9, totalizando assim 60 cartões com números e mais 12 cartões representando hora, minuto e segundo, sendo 4 de hora representado pela letra h, 4 de minuto representado pela sigla min e 4 de segundo que será representado pela letra s. Todos os cartões podem ser confeccionados como crachás para facilitar a dinâmica do jogo.


Abaixo segue sugestões de questões para as “cartas de questão”.


 Fonte Própria.


O jogo funciona da seguinte maneira: primeiramente o mediador dividirá os participantes em grupos de 9 e em seguida colocará os crachás em um local onde os grupos possam pegá-los assim que resolverem a “carta de questão” retirada uma por rodada de forma aleatória por cada equipe. Após a resolução conjunta dos integrantes de cada equipe um participante de cada vez vai até o local que estarão disponíveis os crachás e pega o seu respectivo crachá, ou seja, o grupo irá se organizar e verificar qual número cada integrante irá ser. Por exemplo, meu grupo resolveu uma “carta de questão” e a resposta que obtivemos foi 14h30min45s, então meu grupo deve se organizar e verificar de maneira correta quem colocará o crachá 1, o crachá 4, o crachá h, o crachá 3, etc. Até montar o relógio, compondo de forma correta o horário referente a resposta obtida pelo grupo. Se a resposta estiver correta o grupo ganha 10 pontos se estiver errada passa a vez para o grupo seguinte resolver, até um grupo encontrar a resposta correta. Ao todo serão 5 rodadas, onde cada rodada representa a resolução e a montagem correta do relógio por todas as equipes  participantes. O limite de tempo fica a critério do mediador. Cada resposta correta a equipe ganha 10 pontos. Vence que obter o maior número de pontos no final de 5 rodadas. OBS: Poderá utilizar folhas de papel, canetas, lápis, borracha e ábacos para as resoluções. Não serão permitidas as utilizações de celulares, tablets, ipad, computadores e eletrônicos em geral.



Abaixo segue uma imagem simbólica das impressões que terão os crachás.





Materiais necessários.

·        Impressões das “cartas de questão”.
·        Impressões dos crachás com os números.
·        Barbantes para a confecção dos crachás.

Tempo estimado para a atividade: 50 minutos.




 Referências

  



Aula 5
AVALIAÇÃO PIBID


Nome:_______________________________________________Série/Turma:7ªsérie____


1) Responda:

a)      Uma hora é igual a quantos minutos?



b)      Um minuto é igual a quantos segundos?



c)      Uma hora é igual a quantos segundos?



2) Transforme :

a)      1hora em minutos




b)      2 horas em segundos




c)      30 minutos em segundos




d)      4500 segundos em minutos e em hora.





3) Calcule as somas dos horários e faça a conversão quando necessário:

a)      9h + 5h =

b)     12h 25´ + 4h 13´ =

c)      18h 12´ 23” + 2h 40´ 38”=

d)     22h 35’ 48” + 02’ 57” =

e)      07h 27’ 26” + 7h 47’ 38” =

f)       20h 45’ 15” + 13h 15’ 29” =


4) Um motorista fez com seu carro o percurso de Araraquara a São Carlos em 45’ 48”. Sabendo que ele saiu de Araraquara exatamente as 23h 30’ do dia 10 de janeiro, que horas e que dia exatamente o motorista irá chegar a São Carlos?





























Boa Prova!











Referências


SOUZA, JOAMIR ROBERTO DE; PATARO, PATRÍCIA ROSANA MORENO. Vontade de Saber Matemática, 7º ano. São Paulo: FTD, 2009. 288p. – (Coleção Vontade de Saber).

GIOVANNI JÚNIOR, JOSÉ RUY; CASTRUCCI, BENEDICTO. A Conquista da Matemática, 8º ano. São Paulo: FTD, 2009. 384p. – (Coleção a Conquista da Matemática).

BRASIL (país). Ministério da Educação e Cultura/Brasil. Secretaria de Educação Fundamental MEC/SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Fundamental: Matemática. Brasília: 1997, Vol. 3

SÃO PAULO (estado). Governo do Estado/Secretaria do Estado de Educação. Proposta Curricular do Estado de São Paulo/ Matemática: Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio.São Paulo: 2008,p.42-43.
Disponível em:
http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Portals/18/arquivos/PropostaCurricularGeral_Internet_md.pdf acessado em: 16/09/2013

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tempo acessado em: 07/02/2014
http://pt.wikipedia.org/wiki/Horao acessado em: 07/02/2014
acessado em: 07/02/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário