Atividade da primeira aula: nesta modificação do Coordenadas, os alunos tinham que plotar os pontos dados pelas tabelas, ligando-os em seguida com segmentos de reta e obtendo o Psiduck. |
Responsáveis:
Alan
Gabriel Cassaro e Larissa da Cunha Badan.
Conteúdo: Tabelas
e Gráficos; Média.
Período
necessário: 6 horas/aula.
Público-alvo: 6°
ano (5ª série) do Ensino Fundamental.
Recursos
necessários: Giz, lousa e atividades dinâmicas.
Metodologia
Aula dialogada baseada em
resolução de problemas e utilização de dinâmicas relacionadas com o conteúdo.
Objetivos
·
Representar e analisar dados em tabelas e
gráficos;
·
Interpretar
e resolver situações-problema que envolvam média aritmética.
Aplicação
Este plano foi aplicado nas três turmas do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Attília Prado Margarido pelos pibidianos Alan Gabriel Cassaro e Larissa da Cunha Badan no 1º bimestre de 2014. As atividades tiveram início com uma primeira aula descontraída cujo objetivo era familiarizar os alunos com o uso de tabelas e com os eixos x e y de modo disfarçado através de uma modificação do jogo Coordenadas, desenvolvido pelo pibidiano Marcos Henrique. O destaque das aulas foi a atividade "Dobra a língua e coça a orelha" (uma modificação da atividade homônima presente no portal M³ Matemática Multimídia, que contém recursos educacionais multimídia em formatos digitais desenvolvidos pela UNICAMP com financiamento do FNDE, SED, MCT e MEC para o Ensino Médio de Matemática no Brasil - o link para a atividade original está nas referências), que teve por objetivo introduzir gráficos de barras e de pizza de um modo bem dinâmico.
Referências
- Caderno
do professor, São Paulo. 5ª Séria, volume 4 – 2009.
- http://www.fai.com.br/portal/pibid/adm/atividades_anexo/0a04b41489a1434a01ebb737645b9666.pdf
Acessado em: 3 de fevereiro de 2014.
- http://m3.ime.unicamp.br/recursos/1370
Acessado em: 2 de fevereiro de 2014.
- http://www.educopedia.com.br/Cadastros/Atividade/Visualizar.aspx?pgn_id=100960&tipo=2
Acessado em: 4 de fevereiro de 2014.
- BRASIL. Secretaria
de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática.
Brasília: MEC/SEF, 1997.
- SÃO PAULO
(Estado). Secretaria da Educação. Proposta Curricular do Estado de São Paulo:
Matemática / Coord. Maria Inês Fini. – São Paulo: SEE, 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário