quarta-feira, 25 de junho de 2014

Plano de aula "Gráficos e Média"

Atividade da primeira aula: nesta modificação do Coordenadas, os alunos tinham que plotar os pontos dados pelas tabelas, ligando-os em seguida com segmentos de reta e obtendo o Psiduck.


Responsáveis: Alan Gabriel Cassaro e Larissa da Cunha Badan.

Conteúdo: Tabelas e Gráficos; Média.

Período necessário: 6 horas/aula.

Público-alvo: 6° ano (5ª série) do Ensino Fundamental.

Recursos necessários: Giz, lousa e atividades dinâmicas.

Metodologia

Aula dialogada baseada em resolução de problemas e utilização de dinâmicas relacionadas com o conteúdo.

Objetivos

·         Representar e analisar dados em tabelas e gráficos;

·         Interpretar e resolver situações-problema que envolvam média aritmética.
 
Aplicação

Este plano foi aplicado nas três turmas do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Attília Prado Margarido pelos pibidianos Alan Gabriel Cassaro e Larissa da Cunha Badan no 1º bimestre de 2014. As atividades tiveram início com uma primeira aula descontraída cujo objetivo era familiarizar os alunos com o uso de tabelas e com os eixos x e y de modo disfarçado através de uma modificação do jogo Coordenadas, desenvolvido pelo pibidiano Marcos Henrique. O destaque das aulas foi a atividade "Dobra a língua e coça a orelha" (uma modificação da atividade homônima presente no portal M³ Matemática Multimídia, que contém recursos educacionais multimídia em formatos digitais desenvolvidos pela UNICAMP com financiamento do FNDE, SED, MCT e MEC para o Ensino Médio de Matemática no Brasil - o link para a atividade original está nas referências), que teve por objetivo introduzir gráficos de barras e de pizza de um modo bem dinâmico.
 

 
Referências

 

 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário