quinta-feira, 26 de junho de 2014

Elaboração de Jogo - Jogo da Hora

Jogo Da Hora

Estagiários: Diany A. Nakamura e Marcelo C. Gálio

Desenvolvimento:

O jogo “Dahora” pode ser jogado de 9 a 36 jogadores.  É composto por 10 cartas (denominadas “cartas de questão”) contendo questões e situações problemas que envolvam horas, minutos e segundo. O jogo é composto também por 72 cartões sendo 6 de cada número 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9, totalizando assim 60 cartões com números e mais 12 cartões representando hora, minuto e segundo, sendo 4 de hora representado pela letra h, 4 de minuto representado pela sigla min e 4 de segundo que será representado pela letra s. Todos os cartões podem ser confeccionados como crachás para facilitar a dinâmica do jogo.
Materiais necessários:
·        Impressões das “cartas de questão”.
·        Impressões dos crachás com os números.
·        Barbantes para a confecção dos crachás.

Tempo estimado para a atividade: 50 minutos.

Abaixo segue os modelos dos cartões com sinais e números:


Abaixo segue uma imagem simbólica das impressões dos cartões com as situações problemas para as “cartas de questão”:

Fonte: Própria


O jogo funciona da seguinte maneira: primeiramente o mediador dividirá os participantes em grupos de 9 e em seguida colocará os crachás em um local onde os grupos possam pegá-los assim que resolverem a “carta de questão” retirada uma por rodada de forma aleatória por cada equipe. Após a resolução conjunta dos integrantes de cada equipe um participante de cada vez irá até o local onde estarão disponíveis os crachás e pega o seu respectivo crachá, ou seja, o grupo irá se organizar e verificar qual número cada integrante irá ser. Por exemplo, meu grupo resolveu uma “carta de questão” e a resposta que obtivemos foi 14h30min45s, então meu grupo deve se organizar e verificar de maneira correta quem colocará o crachá 1, o crachá 4, o crachá h, o crachá 3, etc. Até montar o relógio, compondo de forma correta o horário referente a resposta obtida pelo grupo. Se a resposta estiver correta o grupo ganha 10 pontos se estiver errada passa a vez para o grupo seguinte resolver, até um grupo encontrar a resposta correta. Ao todo serão 5 rodadas, onde cada rodada representa a resolução e a montagem correta do relógio por todas as equipes  participantes. O limite de tempo fica a critério do mediador. Cada resposta correta a equipe ganha 10 pontos. Vence que obter o maior número de pontos no final de 5 rodadas.
OBS: O grupo de alunos poderá utilizar folhas de papel, canetas, lápis, borracha e ábacos para as resoluções. Não serão permitidas as utilizações de celulares, tablets, ipad, computadores e eletrônicos em geral.
           
Referências

Nenhum comentário:

Postar um comentário