Estagiários: Diany A. Nakamura e Marcelo C. Gálio
Desenvolvimento:
O
jogo “Dahora” pode ser jogado de 9 a 36 jogadores. É composto por 10 cartas (denominadas “cartas de questão”)
contendo questões e situações problemas que envolvam horas, minutos e segundo.
O jogo é composto também por 72 cartões sendo 6 de cada número 0, 1, 2, 3, 4,
5, 6, 7, 8 e 9, totalizando assim 60 cartões com números e mais 12 cartões
representando hora, minuto e segundo, sendo 4 de hora representado pela letra h, 4 de minuto representado pela sigla min e 4 de segundo que será
representado pela letra s. Todos os
cartões podem ser confeccionados como crachás para facilitar a dinâmica do
jogo.
Materiais necessários:
·
Impressões
das “cartas de questão”.
·
Impressões
dos crachás com os números.
·
Barbantes
para a confecção dos crachás.
Tempo
estimado para a atividade: 50 minutos.
Abaixo segue uma imagem
simbólica das impressões dos cartões com as situações problemas para as “cartas
de questão”:
Fonte: Própria
O
jogo funciona da seguinte maneira: primeiramente o mediador dividirá os
participantes em grupos de 9 e em seguida colocará os crachás em um local onde
os grupos possam pegá-los assim que resolverem a “carta de questão” retirada
uma por rodada de forma aleatória por cada equipe. Após a resolução conjunta
dos integrantes de cada equipe um participante de cada vez irá até o local onde
estarão disponíveis os crachás e pega o seu respectivo crachá, ou seja, o grupo
irá se organizar e verificar qual número cada integrante irá ser. Por exemplo,
meu grupo resolveu uma “carta de questão” e a resposta que obtivemos foi
14h30min45s, então meu grupo deve se organizar e verificar de maneira correta
quem colocará o crachá 1, o crachá 4, o crachá h, o crachá 3, etc. Até montar o
relógio, compondo de forma correta o horário referente a resposta obtida pelo
grupo. Se a resposta estiver correta o grupo ganha 10 pontos se estiver errada
passa a vez para o grupo seguinte resolver, até um grupo encontrar a resposta
correta. Ao todo serão 5 rodadas, onde cada rodada representa a resolução e a
montagem correta do relógio por todas as equipes participantes. O limite de tempo fica a critério do mediador.
Cada resposta correta a equipe ganha 10 pontos. Vence que obter o maior número
de pontos no final de 5 rodadas.
OBS: O grupo de alunos poderá utilizar
folhas de papel, canetas, lápis, borracha e ábacos para as resoluções. Não
serão permitidas as utilizações de celulares, tablets, ipad, computadores e
eletrônicos em geral.
Referências
http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/problemas-calculo-tempo-511235.shtml acessado em: 10/02/2014
http://fusohorario-brasilrs.blogspot.com.br/ acessado em: 10/02/2014
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