segunda-feira, 30 de junho de 2014

Jogo Fase 5

Autora: Natália Laís Porta.


Quantidade de jogadores: De 2 a 6 jogadores.


Público-alvo: Ensino médio, a partir do primeiro ano.


Conceitos matemáticos envolvidos: Operações de adição, subtração e multiplicação.


Objetivo: Fase 5 é um jogo de cartas constituído de cinco fases, sendo que o objetivo em cada fase é usar algumas das 7 cartas que tem na mão para obter determinado número, onde o primeiro que completar a fase durante a mão¹, receberá 20 pontos e aqueles que conseguirem completar a fase na rodada² adicional receberão 10 pontos. O jogador que completar as cinco fases do jogo será o vencedor. Em caso de empate, o jogador com a maior pontuação é o vencedor.


Cartas: 60 cartas numéricas, 24 cartas operações, 4 cartas pular a vez, 8 cartas coringas.
1 - Cartas Numéricas: Cartas numeradas de 1 a 12.
2 - Cartas Operações: Cartas utilizadas para somar, subtrair e multiplicar as cartas numéricas, fazendo assim com que os jogadores obtenham os resultados desejados.
3 - Carta Coringa: A carta coringa pode substituir qualquer carta com o valor de 1 a 12, e também as cartas operações. O jogador pode usar quantas cartas coringas tiver para completar uma fase, porém deve haver pelo menos uma carta que não seja coringa, ou seja, pelo menos uma carta numérica ou de operação.


Cartas do jogo.


Exemplo:
Para completar a fase 3, cujo resultado é 135: 10 x 10 carta coringa (substituindo a carta de operação +) 10 x 3 + 5 ou 10 x 10 + carta coringa ( substituindo a carta numérica10) x 3 + 5
4 - Pular a vez: A carta “pular a vez” faz com que outro jogador perca a vez na próxima rodada. O jogador que descartar o “pular a vez” deve escolher o jogador que perderá a vez. Nunca se pode recolher a carta “pular a vez” da pilha de descarte.
Se a carta que foi virada do monte de compra, logo no início do jogo, for uma carta coringa o próximo jogador poderá pegá-la, porém se for uma carta “pular a vez”, então o jogador após aquele escolhido para embaralhar perde a vez.


Regras:
- O resultado de cada fase deve ser definido antes do início do jogo. Abaixo, uma sugestão:
1ª fase: 60
2ª fase: 105
3ª fase: 135
4ª fase: 203
5ª fase: 337  


- Um jogador é escolhido para começar a embaralhar, ele distribui 7 cartas para cada jogador.
- As cartas restantes são colocadas com a face para baixo no centro da área de jogo, para se tornar o monte de compra.
- A carta do topo do monte de compra é virada e colocada ao lado da pilha de compras, para se tornar a pilha de descarte. O jogo começa com o jogador à esquerda daquele que embaralhou, e progride para a esquerda, ou seja, em sentido horário. Por sua vez, o jogador compra uma carta, ou a do topo da pilha de compras ou a carta do topo da pilha de descarte e a adiciona para a sua mão.
-Se a carta que foi virada do monte de compra, logo no início do jogo, for uma carta coringa o próximo jogador poderá pegá-la, porém se for uma carta “pular a vez”, então o jogador após aquele escolhido para embaralhar, perde a vez.
- O objetivo inicial de todos os jogadores é completar a primeira fase, ou seja, ter um grupo de cartas (esse grupo de cartas não precisa incluir todas as cartas que têm na mão) que de alguma maneira tenham como resultado o número 60 (Exemplos: 10 x 6 ou (10 x 3) + (10 x 3)). Assim que o jogador conseguir TODAS as cartas desse grupo, ele deve abaixá-las, de modo que todos possam ver, sendo que as cartas que não fazem parte desse grupo continuam em sua mão. Após isso, os outros jogadores terão uma rodada adicional para poder completar também. Terminada a rodada adicional, haverá a distribuição dos pontos, onde o primeiro que baixou as cartas, ou seja, completou a fase receberá 20 pontos, os outros que completaram a fase na rodada adicional receberão 10 pontos e os que não conseguiram completar a fase não receberão pontos. OBS: O jogador termina a sua vez, descartando uma carta de escolha para a pilha de descarte.
- Logo após a distribuição de pontos, começa uma nova mão, onde são distribuídas 7 cartas para cada jogador novamente.
- Nessa mão, o objetivo dos jogadores pode ser diferente e aqueles que conseguiram completar a primeira fase na jogada inicial, têm como objetivo completar a segunda fase, porém aqueles que não conseguiram continuam com o mesmo objetivo, completar a primeira fase. Assim, podemos concluir que em uma mesma mão os jogadores podem ter objetivos diferentes, ou seja, estarem tentando completar fases diferentes.
- O jogo ocorre dessa forma até que alguém conclua a quinta fase.
- A carta que contêm o número 6 pode ser utilizada como número 9, assim como a carta que contêm o número 9 pode ser utilizada como número 6. Quem decide é o jogador, conforme sua necessidade.


Mão¹ - Conjunto de rodadas, até que se embaralhe as cartas de novo e todos recebam novas cartas.

Rodada² - Uma volta completa na mesa, até que todos os jogadores joguem.



Postagem: Natália Laís Porta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário