quinta-feira, 26 de junho de 2014

Plano de aula "Medidas de tendência central"

Tabela usada na primeira aula, que mostra uma situação fictícia do número e tipos de mortes de criminosos em uma região fictícia durante quatro semanas, duas antes do aparecimento do Death Note e duas depois.

Responsável: Alan Gabriel Cassaro

Público-alvo: 8º ano do Ensino Fundamental.

Período necessário: 5 horas/aula.

Conteúdo: Média, moda e mediana.

Pré-requisitos: Para o desenvolvimento dessas aulas, basta que o aluno tenha as noções básicas de soma, subtração, multiplicação e divisão.

Recursos necessários: Projetor, notebook, caixas de som.

Mídias Utilizadas: Projetor, lousa e giz.

Objetivos:

·         Definir alguns conceitos básicos de Estatística: média, moda e mediana;

·         Mostrar como o tratamento da informação é relevante à vida cotidiana.

Desenvolvimento: Tendo como inspiração o detetive L do anime Death Note, a ideia é introduzir a importância da organização de dados e o uso de medidas estatísticas a partir de casos policiais. Por experiência, a situação esperada e que tento driblar neste plano é a de turmas já acomodadas (e que muito provavelmente não levam o PIBID a sério) pois acabaram de ter uma experiência com o programa (no bimestre anterior). A ideia é levar uma motivação muito próxima ao cotidiano dos alunos (o anime) e tentar explorar as noções prévias dos alunos das expressões “média de provas”, “estar na moda” e “aluno mediano”, expressões muito frequentes na rotina escolar e no dia a dia dos alunos.
Aplicação: Este plano foi aplicado nas três turmas do 8º ano da Escola Estadual Attília Prado Margarido pelos pibidianos Alan Gabriel Cassaro e Larissa da Cunha Badan durante o 2º bimestre de 2014.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

·                    BRASE, C. H.; BRASE, C. P. Understandable Statistics: Concepts and Methods, 9ª edição, Boston: Houghton Mifflin Company, 2009.

·                    BUSSAB, W. O.; MORETTIN, P. A. Estatística Básica, 6ª edição, São Paulo: Editora Saraiva, 2010.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário