Responsável:
Alan
Gabriel Cassaro
Público-alvo:
8º ano do Ensino Fundamental.
Período
necessário: 5 horas/aula.
Conteúdo:
Média, moda e mediana.
Pré-requisitos:
Para
o desenvolvimento dessas aulas, basta
que o aluno tenha as noções básicas de soma, subtração, multiplicação e
divisão.
Recursos
necessários: Projetor, notebook, caixas de som.
Mídias
Utilizadas: Projetor, lousa e giz.
Objetivos:
·
Definir alguns conceitos básicos de
Estatística: média, moda e mediana;
·
Mostrar como o tratamento da informação
é relevante à vida cotidiana.
Desenvolvimento:
Tendo como inspiração o detetive L do
anime Death Note, a ideia é introduzir a importância da organização de dados e
o uso de medidas estatísticas a partir de casos policiais. Por experiência,
a situação esperada e que tento driblar neste plano é a de turmas já acomodadas
(e que muito provavelmente não levam o PIBID a sério) pois acabaram de ter uma
experiência com o programa (no bimestre anterior). A ideia é levar uma
motivação muito próxima ao cotidiano dos alunos (o anime) e tentar explorar as
noções prévias dos alunos das expressões “média de provas”, “estar na moda” e
“aluno mediano”, expressões muito frequentes na rotina escolar e no dia a dia
dos alunos.
Aplicação: Este plano foi aplicado nas três turmas do 8º ano da Escola Estadual Attília Prado Margarido pelos pibidianos Alan Gabriel Cassaro e Larissa da Cunha Badan durante o 2º bimestre de 2014.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
·
BRASE,
C. H.; BRASE, C. P. Understandable
Statistics: Concepts and Methods, 9ª edição, Boston: Houghton Mifflin
Company, 2009.
·
BUSSAB, W. O.; MORETTIN, P. A. Estatística Básica, 6ª edição, São
Paulo: Editora Saraiva, 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário