Sidorova em ação! Alunos da Escola Estadual Attília Prado Margarido jogando o Sidorova na atividade de comemoração do Dia da Matemática. (Foto de Theófilo Okada) |
Público-alvo: Alunos do 8º
ano do ensino fundamental em diante.
Conceitos
matemáticos envolvidos: Operações de adição, subtração, multiplicação e
divisão.
REGRAS
Composição: O jogo é
constituído por um alvo plano (chamado “casa”) e por 32 peças (chamadas “pedras”)
com formatos de acordo com a figura abaixo.
·
Casa: A casa é
dividida em três partes (chamadas “quartos”): o quarto U (parte azul), o quarto
D (parte branca) e o quarto C (parte vermelha). A casa é posicionada no chão e
deve ser o mais fina possível, como se estivesse desenhada no chão (a situação
em que a casa é desenhada no chão é a ideal). As dimensões da casa são
aproximadamente as de um octógono regular de lado de 40cm.
·
Pedras: Há dois tipos
de pedras: as pedras-operações – pedra-adição, pedra-subtração,
pedra-multiplicação e pedra-divisão (quatro pedras para cada jogador) – e as
pedras regulares (doze pedras para cada jogador). As dimensões das pedras são
aproximadamente as de um octógono regular de lado de 4cm.
Objetivo: Inicialmente é
sorteado um número de um a três algarismos. Então dois jogadores (ou dois times
de dois, três, quatro ou seis jogadores cada) se enfrentam (um com as pedras
vermelhas e o outro com as amarelas), lançando suas pedras alternadamente na
casa (ver “lançamento”) de modo a representar o número sorteado (ver
“representação”). Ganha o jogador que, depois de todas as pedras lançadas (as
pedras que o jogador quiser lançar), tiver o número mais próximo ao número
sorteado (isto é, o módulo da diferença entre o número sorteado e o número
obtido pelo jogador é menor). O jogador também pode usar suas pedras para retirar
pedras adversárias da casa.
Representação: A
representação de um número na casa pode ser feita de dois modos.
·
Usando apenas as
pedras regulares:
Se o jogador não lançar nenhuma pedra-operação na casa e acertar x pedras no quarto C (quarto das
centenas), y pedras no quarto D (quarto
das dezenas) e z pedras no quarto U
(quarto das unidades), obtém o número x·100
+ y·10 + z.
·
Usando as
pedras-operações:
Se o jogador acertar uma pedra-operação na casa (em qualquer quarto), x pedras no quarto C, y pedras no quarto D e z pedras no quarto U, deve usar
obrigatoriamente a operação da pedra uma única vez para obter o número desejado
(por exemplo, se tiver acertado a pedra-subtração no quarto C, 5 pedras no
quarto D (“50” ou “40 e 10” ou “30 e 20” ou “30, 10 e 10” ou “20, 20 e 10” ou
“20, 10, 10, 10 e 10” ou “10, 10, 10, 10 e 10” – note que 5 pedras no quarto D não necessariamente significa 50: pode
significar qualquer uma das combinações anteriores, porém para usar estas
outras combinações, é necessário pedras-operações), 1 pedra no quarto U
(“1”) e nenhuma pedra no quarto C, pode obter 49 = 50 – 1, ou 29 = 40 – 11, ou
11 = 31 – 20, ...). O jogador pode usar uma, duas, três ou quatro
pedras-operações.
Obs.:
O que determina se uma pedra está em um quarto é o centro da pedra, isto é, se
o centro da pedra está no quarto U, então a pedra é considerada no quarto das
Unidades – não é necessário que toda a pedra esteja dentro do quarto U.
Lançamento: Há dois fatores que determinam o lançamento,
distância e método. Para definir estes fatores deve-se considerar as três
linhas imaginárias representadas na figura abaixo. A linha Q passa pelo centro
da casa, no qual a linha C tem origem.
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