quinta-feira, 26 de junho de 2014

Jogo "Sidorova" (Сидорова)

Sidorova em ação! Alunos da Escola Estadual Attília Prado Margarido jogando o Sidorova na atividade de comemoração do Dia da Matemática. (Foto de Theófilo Okada
Autor: Alan Gabriel Cassaro

Público-alvo: Alunos do 8º ano do ensino fundamental em diante.

Conceitos matemáticos envolvidos: Operações de adição, subtração, multiplicação e divisão.


REGRAS


Composição: O jogo é constituído por um alvo plano (chamado “casa”) e por 32 peças (chamadas “pedras”) com formatos de acordo com a figura abaixo.
 
 
Mais detalhes:


·         Casa: A casa é dividida em três partes (chamadas “quartos”): o quarto U (parte azul), o quarto D (parte branca) e o quarto C (parte vermelha). A casa é posicionada no chão e deve ser o mais fina possível, como se estivesse desenhada no chão (a situação em que a casa é desenhada no chão é a ideal). As dimensões da casa são aproximadamente as de um octógono regular de lado de 40cm.
·         Pedras: Há dois tipos de pedras: as pedras-operações – pedra-adição, pedra-subtração, pedra-multiplicação e pedra-divisão (quatro pedras para cada jogador) – e as pedras regulares (doze pedras para cada jogador). As dimensões das pedras são aproximadamente as de um octógono regular de lado de 4cm.
 
Objetivo: Inicialmente é sorteado um número de um a três algarismos. Então dois jogadores (ou dois times de dois, três, quatro ou seis jogadores cada) se enfrentam (um com as pedras vermelhas e o outro com as amarelas), lançando suas pedras alternadamente na casa (ver “lançamento”) de modo a representar o número sorteado (ver “representação”). Ganha o jogador que, depois de todas as pedras lançadas (as pedras que o jogador quiser lançar), tiver o número mais próximo ao número sorteado (isto é, o módulo da diferença entre o número sorteado e o número obtido pelo jogador é menor). O jogador também pode usar suas pedras para retirar pedras adversárias da casa.
 
 
Representação: A representação de um número na casa pode ser feita de dois modos.
·         Usando apenas as pedras regulares: Se o jogador não lançar nenhuma pedra-operação na casa e acertar x pedras no quarto C (quarto das centenas), y pedras no quarto D (quarto das dezenas) e z pedras no quarto U (quarto das unidades), obtém o número 100 + y·10 + z.
·         Usando as pedras-operações: Se o jogador acertar uma pedra-operação na casa (em qualquer quarto), x pedras no quarto C, y pedras no quarto D e z pedras no quarto U, deve usar obrigatoriamente a operação da pedra uma única vez para obter o número desejado (por exemplo, se tiver acertado a pedra-subtração no quarto C, 5 pedras no quarto D (“50” ou “40 e 10” ou “30 e 20” ou “30, 10 e 10” ou “20, 20 e 10” ou “20, 10, 10, 10 e 10” ou “10, 10, 10, 10 e 10” – note que 5 pedras no quarto D não necessariamente significa 50: pode significar qualquer uma das combinações anteriores, porém para usar estas outras combinações, é necessário pedras-operações), 1 pedra no quarto U (“1”) e nenhuma pedra no quarto C, pode obter 49 = 50 – 1, ou 29 = 40 – 11, ou 11 = 31 – 20, ...). O jogador pode usar uma, duas, três ou quatro pedras-operações.
 
 
Obs.: O que determina se uma pedra está em um quarto é o centro da pedra, isto é, se o centro da pedra está no quarto U, então a pedra é considerada no quarto das Unidades – não é necessário que toda a pedra esteja dentro do quarto U.
 
Lançamento: Há dois fatores que determinam o lançamento, distância e método. Para definir estes fatores deve-se considerar as três linhas imaginárias representadas na figura abaixo. A linha Q passa pelo centro da casa, no qual a linha C tem origem.
 
 
A distância entre a linha Q e a linha L é de 8 metros (isto é, o comprimento da linha C). O jogador pode ficar na posição em que se sentir mais confortável, porém as partes do seu corpo que ficarem em contato com o chão devem ficar atrás da linha L (i.e., na figura isso quer dizer à direita da linha L). Uma vez posicionado, o jogador, segurando a pedra que deseja lançar, deve posicioná-la no chão (pode ser à frente da linha L) e arremessá-la de modo que a mesma deslize no chão. Em nenhum momento de sua trajetória a pedra pode se desligar do solo (desde o momento em que o aluno a posiciona no chão até o momento em que a mesma pára): se em algum momento a pedra se desligar do solo, o lançamento é anulado e o jogador perde a pedra, mesmo que ela tenha atingido a casa.
 
 
Postagem: Alan Gabriel Cassaro (alancassaro@gmail.com).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário