quinta-feira, 26 de junho de 2014

Elaboração de Jogo - Dominó das Conversões (Juliana Camargo)

Elaboração de Jogo - Dominó das Conversões

Estagiária: Juliana Fernandes de Camargo

Ano de Criação: 2014

Jogadores: 2 a 4

Objetivo: Desenvolver o cálculo mental sobre as conversões do metro, seus múltiplos e submúltiplos.



O jogo é composto por 28 peças retangulares, onde serão trabalhadas algumas conversões de distância. Em seguida estão as peças:

Fonte: Própria


 O jogo “Dominó Convertido” é um jogo composto por algumas peças conforme acima, e o jogo em si é muito parecido com o jogo “dominó”, a diferença está apenas nas peças, porém o jeito e objetivo são análogos ao jogo tradicional. O objetivo do jogo “Dominó Convertido” é acabar com todas as peças que foram pegas no início do jogo, onde será formado na mesa um jogo, conectando os valores similares, da seguinte forma:





0 km
0,3 dam
0,003 km








40 dm




Onde o 0,3 dam se conecta com 0,003 km.

Em cada rodada pode participar 4 jogadores. Inicia-se o jogo embaralhando as peças. Cada jogador terá direito a pegar 7 peças, onde as demais serão colocadas no monte para comprar. O primeiro jogador será o que tiver à sua mão a peça de 6 m com 6 m. Caso ninguém a tenha, vai para o 5m com 5 m, ou 4 m com 4m, ou 3 m com 3 m, assim por diante. A rodada será feita em sentido horário.
O próximo jogador deve verificar se há, dentre as suas peças, alguma que conecte com a peça que está na mesa. Se tiver alguma que conecte, ele coloca a peça e passa a vez para outro jogador. Caso o jogador não tenha, ele poderá pegar uma peça no monte que estará disponível para comprar. Caso a peça retirada no monte não se conecte, o jogador perderá a sua vez.
O jogo termina quando algum jogador não tiver mais peças nenhuma na mão, sendo esse o vencedor.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário