Jogo Operações na Garagem
Esta atividade foi feita em homenagem a Airton
Senna, piloto de Fórmula 1, falecido em 1º de maio de 1994. No dia 30 de abril
de 2014, uma quarta-feira, das 11:55 às 12:55 na Escola Professor Sebastião de
Oliveira Rocha. Neste dia tivemos a oportunidade irmos caraterizados com roupa
verde e ou amarelas e bandanas das mesmas cores. Tive a oportunidade de aplicar
esta atividade com o colega pibidiano Diogo Henrique Scaquetti, também
integrante do subgrupo Número, Grandezas e Medidas.
Este jogo só pode ser feito individualmente. Os
materiais necessários para montagem de cada carro são: 5 tampinhas de garrafa
PET (4 para as rodas e 1 para o piloto), 2 ferros para ser o eixo das rodas, 2
pedaços de palito de sorvete para o escapamento e 1 pedaço de EVA preto para o corpo
do carro. O “jogo” se resume, basicamente em fazer perguntas aos alunos,
relacionadas com a quantidade de peças para montar um carro como o modelo (ver
figura 1) e as combinatórias das peças a serem utilizadas na confecção. Se o
aluno responder de forma correta a questão ele receberá um kit com as peças
para que ele construa seu próprio carrinho de fórmula 1. Para dificultar o
cálculo das combinatórias de peças que são utilizadas para montar o veículo,
material extra é misturado e o aluno deverá responder se com material
sobressalente ou faltando o veículo poderá ser confeccionado por completo.
Conforme cada participante acerta e recebe seu kit, a resposta para a
combinatória de peças que constituem a montagem do carro diminui e o número de
veículos montados aumenta, ou seja, para cada participante da atividade, haverá
uma resposta diferente.
Figura 1
Participaram da atividade 16 alunos e mais umas
3 crianças que quiseram as peças sobressalentes para que montassem em sua
residência o veículo. Muitas crianças apareceram perto do horário de término da
atividade do intervalo, pois viram alguns colegas pela escola com um modelo do
carro e também queriam ganhar um exemplar, entretanto não havia material
suficiente para todos, e também o material só seria dado aos alunos que
participassem das perguntas elaboradas previamente. Haviam alunos do 6º ano até
o 8º ano.
Pude observar que inicialmente os meninos
tiveram grande interesse nesta atividade, e somente mais ao final da mesma
algumas meninas também se interessaram. Tanto eu quanto o pibidiano Diogo
auxiliamos no raciocínio para resposta da combinatória bem como,
consequentemente, na montagem dos carros. Dentre os participantes da atividade,
tanto foi a alegria de ter finalizado o carro que alguns até ousaram,
transformando-o em chaveiro e/ou fazendo modificações para que o escapamento
ficasse diferente ou o carro possuísse um aerofólio. Todas as crianças que
permaneceram na roda conosco finalizaram a montagem.
Este jogo pode ser desenvolvido graças à ideia e
iniciativa dos colegas: Diogo H. Scaquetti, Marcelo C. Gálio e Marcos H. de
Paula da Silva Dias, que merecem o devido crédito pelo sucesso desta atividade,
desde sua preparação, alteração de data à caracterização com vestuário
juntamente com o apoio de nossa coordenadora local, Profª Dra. Miriam Utsumi e
também total apoio da escola (Supervisora da escola Andreia Antunes Lemos Vieira e Profª Rosemeire Ribeiro dos Santos, responsáveis pelo Projeto PIBID na EE. Profº Sebastião de Oliveira Rocha). Os jogos elaborados para este dia tem autoria dos
pibidianos Diogo e Marcos. A nível organizacional, os alunos e professores da
escola fizeram comentários bastante positivos. Não obstante, esta atividade
rendeu-me muita satisfação, ao nosso ver o número de crianças participantes foi
maior do que usualmente.
Autora: Diany A. Nakamura
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