quinta-feira, 26 de junho de 2014

Homenagem à Airton Senna - Jogo Operações na Garagem

Jogo Operações na Garagem


Esta atividade foi feita em homenagem a Airton Senna, piloto de Fórmula 1, falecido em 1º de maio de 1994. No dia 30 de abril de 2014, uma quarta-feira, das 11:55 às 12:55 na Escola Professor Sebastião de Oliveira Rocha. Neste dia tivemos a oportunidade irmos caraterizados com roupa verde e ou amarelas e bandanas das mesmas cores. Tive a oportunidade de aplicar esta atividade com o colega pibidiano Diogo Henrique Scaquetti, também integrante do subgrupo Número, Grandezas e Medidas.

Este jogo só pode ser feito individualmente. Os materiais necessários para montagem de cada carro são: 5 tampinhas de garrafa PET (4 para as rodas e 1 para o piloto), 2 ferros para ser o eixo das rodas, 2 pedaços de palito de sorvete para o escapamento e 1 pedaço de EVA preto para o corpo do carro. O “jogo” se resume, basicamente em fazer perguntas aos alunos, relacionadas com a quantidade de peças para montar um carro como o modelo (ver figura 1) e as combinatórias das peças a serem utilizadas na confecção. Se o aluno responder de forma correta a questão ele receberá um kit com as peças para que ele construa seu próprio carrinho de fórmula 1. Para dificultar o cálculo das combinatórias de peças que são utilizadas para montar o veículo, material extra é misturado e o aluno deverá responder se com material sobressalente ou faltando o veículo poderá ser confeccionado por completo. Conforme cada participante acerta e recebe seu kit, a resposta para a combinatória de peças que constituem a montagem do carro diminui e o número de veículos montados aumenta, ou seja, para cada participante da atividade, haverá uma resposta diferente.


Figura 1

Participaram da atividade 16 alunos e mais umas 3 crianças que quiseram as peças sobressalentes para que montassem em sua residência o veículo. Muitas crianças apareceram perto do horário de término da atividade do intervalo, pois viram alguns colegas pela escola com um modelo do carro e também queriam ganhar um exemplar, entretanto não havia material suficiente para todos, e também o material só seria dado aos alunos que participassem das perguntas elaboradas previamente. Haviam alunos do 6º ano até o 8º ano.
Pude observar que inicialmente os meninos tiveram grande interesse nesta atividade, e somente mais ao final da mesma algumas meninas também se interessaram. Tanto eu quanto o pibidiano Diogo auxiliamos no raciocínio para resposta da combinatória bem como, consequentemente, na montagem dos carros. Dentre os participantes da atividade, tanto foi a alegria de ter finalizado o carro que alguns até ousaram, transformando-o em chaveiro e/ou fazendo modificações para que o escapamento ficasse diferente ou o carro possuísse um aerofólio. Todas as crianças que permaneceram na roda conosco finalizaram a montagem.

Este jogo pode ser desenvolvido graças à ideia e iniciativa dos colegas: Diogo H. Scaquetti, Marcelo C. Gálio e Marcos H. de Paula da Silva Dias, que merecem o devido crédito pelo sucesso desta atividade, desde sua preparação, alteração de data à caracterização com vestuário juntamente com o apoio de nossa coordenadora local, Profª Dra. Miriam Utsumi e também total apoio da escola (Supervisora da escola Andreia Antunes Lemos Vieira e Profª Rosemeire Ribeiro dos Santos, responsáveis pelo Projeto PIBID na EE. Profº Sebastião de Oliveira Rocha). Os jogos elaborados para este dia tem autoria dos pibidianos Diogo e Marcos. A nível organizacional, os alunos e professores da escola fizeram comentários bastante positivos. Não obstante, esta atividade rendeu-me muita satisfação, ao nosso ver o número de crianças participantes foi maior do que usualmente.


Autora: Diany A. Nakamura

Nenhum comentário:

Postar um comentário