terça-feira, 24 de junho de 2014

ELABORAÇÃO DE JOGOS


 Dados Calculadores 


ELABORADORES: Marcelo Constantino Gálio / Diany Akiko Nakamura

Público Alvo: a partir do 6º ano/5ª série

Conceito: Números Naturais, Números Inteiros, Números Primos, Quatro Operações Básicas (+, -, x e :) e Expressões Numéricas.

Conteúdos: Operações matemáticas básicas (+, -, x, :) e expressões numéricas

Objetivos: Aprimorar o raciocínio lógico e cálculo mental envolvendo as quatro operações matemáticas básicas com números naturais.

Materiais necessários:
 Impressão colorida em papel cartolina;
 10 tampinhas de garrafa pet vermelha;
 10 tampinhas de garrafa pet azul;
 10 tampinhas de garrafa pet verde;
 10 tampinhas de garrafa pet amarela;
 4 dados (com 6 faces cada dado);

O presente jogo busca de forma diferenciada aprimorar e estimular o cálculo mental dos alunos para as séries iniciais do Ensino Fundamental ciclo II podendo sua aplicação ser estendida ao Ensino Médio. O objetivo do jogo “Dados Calculadores” é a partir do lúdico aprimorar cálculos mentais. Pode-se jogar de 2 a 20 pessoas (individualmente ou em grupos de 5). Cada pessoa/equipe começa com 5 tampinhas, sendo que cada equipe receberá 5 de mesma cor, haverá portanto a equipe vermelha, equipe azul, equipe verde e equipe amarela. Para iniciar o jogo, uma pessoa de cada equipe joga um dado, quem obtiver o maior número será o primeiro a jogar, quem obtiver o segundo maior número será o segundo a jogar e assim sucessivamente. Se o jogo for jogado em equipe, cada equipe deverá decidir quem será o primeiro, o segundo, o terceiro e assim sucessivamente. O jogo Dados Calculadores é composto por um tabuleiro (ver figura I):



Um jogador deve escolher um dos números do tabuleiro (como mostra na figura I) e colocar uma de suas tampinhas em cima deste número. Em seguida este jogador deverá jogar os quatro dados, e com os números indicados pela face superior dos quatro dados, o jogador deverá, utilizando as quatro operações básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão), elaborar uma expressão numérica que tenha como resultado o número que escolheu. Deverá efetuá-la mentalmente. Se o jogo estiver sendo jogado em equipe a equipe poderá auxiliar na elaboração e resolução desta expressão. Cada jogador terá 40 segundos para conseguir elaborar a expressão numérica a partir dos números obtidos pelos 4 dados. Se o jogador conseguir formar a expressão com resultado igual ao número que escolheu e no tempo determinado, ele “ganhará” o número, e portanto sua tampinha ficará sobre o número escolhido no tabuleiro, caso contrário não ganhará nada. Se um jogador quiser um número que já foi escolhido anteriormente e fizer a expressão correta a partir dos números dos 4 dados que dê como resultado o número que escolheu ele ganha a tampinha do adversário que estava sobre aquele número e coloca uma tampinha sua no lugar. Entretanto se não conseguir montar a expressão numérica com resposta igual ao número escolhido e no tempo determinado, sua tampinha irá para o jogador que estava com a tampinha em cima daquele número.  O objetivo do jogo é ter mais tampinhas (da cor de sua equipe) no tabuleiro. Vence o jogador que tiver mais tampinhas dispostas no tabuleiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário