sexta-feira, 27 de junho de 2014

Tabuleiro das Operações

Materiais necessários:
§     ­Cartas;
§     Tabuleiro;
§     Peões.
Objetivo: Trabalhar operações de adição e multiplicação com os alunos, afim de que, utilizando essas operações eles possam chegar ao fim do tabuleiro.

Regras: Esse jogo pode ser aplicado no Ensino Fundamental, de preferencia nas séries iniciais do ciclo II (6º e 7º Ano) em grupos de até 4 pessoas. O jogo começa com o participante que tirar o maior numero entre as cartas. Para percorrer as casas, o participante deve sortear 2 cartas dentre os números de 0 à 20 e mais uma carta com uma das duas operações, se acertar o resultado ele avança o numero de casas correspondente. O numero de casas a se avançar é referente à operação realizada, caso o aluno tire adição, ele poderá avançar 1 casa, caso ele tire multiplicação, ele poderá avançar 2 casas. Dentre as casas do tabuleiro, haverá 2 casas de sorte ou revés. O aluno que chegar primeiro ao final do tabuleiro ganha o jogo.



O modelo das cartas a serem sorteadas no jogo está abaixo. Devem existir cartas em vermelho numeradas de zero a vinte e em azul apenas as duas operações, adição e multiplicação.


O modelo das cartas de sorte ou revés está abaixo.


Nestas cartas devem constar as seguintes frases:
- Você é fera nas operações. Avance 2 casas.
- Você faltou à escola hoje. Volte 1 casas.
- Você ajudou seu colega com a tarefa. Avance 1 casa.
- Você copiou a tarefa do seu colega. Volte 2 casas.
- Você mandou bem na prova. Avance 2 casas.
- Você colou na prova. Volte ao inicio do jogo.
- Você fez as contas do supermercado para sua mãe. Avance 1 casa.
- Você conversa muito durante as aulas. Fique uma rodada sem jogar.
- Você tem se dedicado aos estudos. Parabéns avance 3 casas.
- Você ficou mexendo no celular durante a aula. Volte 1 casa.


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