Objetivo: Trabalhar
operações de adição e multiplicação com os alunos, afim de que, utilizando
essas operações eles possam chegar ao fim do tabuleiro.
Regras: Esse
jogo pode ser aplicado no Ensino Fundamental, de preferencia nas séries
iniciais do ciclo II (6º e 7º Ano) em grupos de até 4 pessoas. O jogo começa com o
participante que tirar o maior numero entre as cartas. Para percorrer as casas,
o participante deve sortear 2 cartas dentre os números de 0 à 20 e mais uma
carta com uma das duas operações, se acertar o resultado ele avança o numero de
casas correspondente. O numero de casas a se avançar é referente à operação
realizada, caso o aluno tire adição, ele poderá avançar 1 casa, caso ele tire
multiplicação, ele poderá avançar 2 casas. Dentre as casas do tabuleiro, haverá
2 casas de sorte ou revés. O aluno que chegar primeiro ao final do tabuleiro
ganha o jogo.
O
modelo das cartas a serem sorteadas no jogo está abaixo. Devem existir cartas
em vermelho numeradas de zero a vinte e em azul apenas as duas operações,
adição e multiplicação.
O
modelo das cartas de sorte ou revés está abaixo.
-
Você é fera nas operações. Avance 2 casas.
-
Você faltou à escola hoje. Volte 1 casas.
-
Você ajudou seu colega com a tarefa. Avance 1 casa.
-
Você copiou a tarefa do seu colega. Volte 2 casas.
-
Você mandou bem na prova. Avance 2 casas.
-
Você colou na prova. Volte ao inicio do jogo.
-
Você fez as contas do supermercado para sua mãe. Avance 1 casa.
-
Você conversa muito durante as aulas. Fique uma rodada sem jogar.
-
Você tem se dedicado aos estudos. Parabéns avance 3 casas.
-
Você ficou mexendo no celular durante a aula. Volte 1 casa.
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