Público alvo: 7º ano do Ensino Fundamental.
Escola e Período: E. E. Prof. Ary
Pinto das Neves no dia 27 de agosto; E. E. Prof. Sebastião de Oliveira
Rocha nos dias 28 e 29 de agosto.
Responsáveis pelo plano:
Paula Martins de Oliveira; John Rafael Freitas Pereira; Theófilo Satoshi Okada.
Conteúdos: Operações
básicas de multiplicação e divisão.
Materiais: Papel para imprimir as peças do jogo e
a lousa para fazer algumas explicações.
Objetivos: Aprimorar o
cálculo mental das operações básicas de multiplicação e divisão.
Desenvolvimento
Para
abordar o tema de multiplicação e divisão de maneira mais atrativa,
desenvolveu-se um jogo de dominó com operações matemáticas. O Dominó matemático
é bem semelhante ao dominó convencional, a diferença é que ao invés de estarem
escritos os números em cada peça são representadas operações de multiplicação
de divisão. Assim, para conectar uma peça na outra é necessário que os
resultados das contas presentes nas peças sejam iguais.
Figura 1 – Peças do Dominó Matemático.
Começamos
a atividade dividindo os alunos em grupos de quatro, sendo que cada grupo tinha
um envelope com as peças de dominó dentro. Logo depois demos uma explicação
sobre o que continha nos envelopes entregues. Começamos relembrando o jogo de
dominó tradicional, dando uma revisão rápida das regras do jogo. Quando algum
aluno não tinha conhecimentos posteriores sobre o jogo utilizou-se a parte
inicial da aula para dar uma explicação mais profunda sobre as regras do jogo.
Em
seguida falamos da peça que faz a pessoa começar a jogar, chamada de
“carretão”. Essa peça no dominó convencional é apresentada na figura 2 e a sua
equivalente no Dominó Matemático apresentado na figura 3. O carretão do dominó
matemático tem os resultados das operações contidas nele iguais a seis. Ou
seja, o Dominó Matemático se diferencia do dominó convencional na forma de se
expressar os números, sendo expresso por operações ao invés de números.
Figura 2 – “Carretão”.
Figura 3 – Peça similar ao “carretão” no Dominó
Matemático.
Figura 4 – Aplicação da atividade na E. E. Prof. Ary
Pinto das Neves.
Figura 5 – Aplicação da atividade na E. E. Prof.
Sebastião de Oliveira Rocha.
Participaram
da atividade uma média de 30 alunos por sala, tendo 3 salas na escola Sebastião e 5 saladas na escola Ary. O método de avaliação desta
atividade foi verificar se os alunos conseguiam jogar o Dominó Matemático
realizando as operações básicas de multiplicação e divisão adequadamente.
Bibliografia
MARTINS, Tuca. Dominós Matemáticos. Disponível em: <http://tuca-cantinhoeducativo.blogspot.com.br/2010/04/dominos-matematicos.html>
Acesso em: 24 ago. 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário