terça-feira, 20 de novembro de 2012

Dominó Matemático


Público alvo: 7º ano do Ensino Fundamental.
Escola e Período: E. E. Prof. Ary Pinto das Neves no dia 27 de agosto; E. E. Prof. Sebastião de Oliveira Rocha nos dias 28 e 29 de agosto.
Responsáveis pelo plano: Paula Martins de Oliveira; John Rafael Freitas Pereira; Theófilo Satoshi Okada.
Conteúdos: Operações básicas de multiplicação e divisão.
Materiais: Papel para imprimir as peças do jogo e a lousa para fazer algumas explicações.
Objetivos: Aprimorar o cálculo mental das operações básicas de multiplicação e divisão.
Desenvolvimento
            Para abordar o tema de multiplicação e divisão de maneira mais atrativa, desenvolveu-se um jogo de dominó com operações matemáticas. O Dominó matemático é bem semelhante ao dominó convencional, a diferença é que ao invés de estarem escritos os números em cada peça são representadas operações de multiplicação de divisão. Assim, para conectar uma peça na outra é necessário que os resultados das contas presentes nas peças sejam iguais.
Figura 1 – Peças do Dominó Matemático.
            Começamos a atividade dividindo os alunos em grupos de quatro, sendo que cada grupo tinha um envelope com as peças de dominó dentro. Logo depois demos uma explicação sobre o que continha nos envelopes entregues. Começamos relembrando o jogo de dominó tradicional, dando uma revisão rápida das regras do jogo. Quando algum aluno não tinha conhecimentos posteriores sobre o jogo utilizou-se a parte inicial da aula para dar uma explicação mais profunda sobre as regras do jogo.
            Em seguida falamos da peça que faz a pessoa começar a jogar, chamada de “carretão”. Essa peça no dominó convencional é apresentada na figura 2 e a sua equivalente no Dominó Matemático apresentado na figura 3. O carretão do dominó matemático tem os resultados das operações contidas nele iguais a seis. Ou seja, o Dominó Matemático se diferencia do dominó convencional na forma de se expressar os números, sendo expresso por operações ao invés de números.
Figura 2 – “Carretão”.
Figura 3 – Peça similar ao “carretão” no Dominó Matemático.
Figura 4 – Aplicação da atividade na E. E. Prof. Ary Pinto das Neves.
Figura 5 – Aplicação da atividade na E. E. Prof. Sebastião de Oliveira Rocha.
            Participaram da atividade uma média de 30 alunos por sala, tendo 3 salas na escola Sebastião e 5 saladas na escola Ary. O método de avaliação desta atividade foi verificar se os alunos conseguiam jogar o Dominó Matemático realizando as operações básicas de multiplicação e divisão adequadamente.
Bibliografia
MARTINS, Tuca. Dominós Matemáticos. Disponível em: <http://tuca-cantinhoeducativo.blogspot.com.br/2010/04/dominos-matematicos.html> Acesso em: 24 ago. 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário