terça-feira, 27 de novembro de 2012

Frações com Pizza

Público alvo: 7º ano do Ensino Fundamental.
Escola e Período: E. E. Prof. Ary Pinto das Neves nos dias 10 e 17 de setembro.
Responsáveis pelo plano: Theófilo Satoshi Okada; John Rafael Freitas Pereira.
Conteúdos: Frações equivalentes.
Materiais: Papel para imprimir uma pizza, lousa e sala de informática.
Objetivos: Ensinar frações equivalentes por meio de um jogo.
Desenvolvimento
            Tendo em vista essa dificuldade encontrada na escola, cada sala será dividida em duas turmas aonde uma irá para a sala de informática e outra ficará na sala de aula fazendo outra atividade equivalente a aplicada na sala de informática. Essas turmas serão trocadas para que todos possam fazer as duas atividades desenvolvidas.
            Na sala de aula a turma que ficou contará com uma pizza de papel, onde está estará dividida em seis pedaços. Com ela será dado exemplo de frações até o terceiro pedaço, no terceiro pedaço será perguntada uma outra fração equivalente para a fração que eles teriam falado anteriormente. Dessa forma será perguntado outro exemplo de frações equivalente para verificar se todos os alunos entenderam bem a matéria.
            Na sala de informática será usado o jogo Frações do Professor Sagaz, onde serão dadas algumas instruções de como se deve proceder com o jogo. Esta jogo é dividido em três partes.
            Na parte um os alunos irão se deparar com quantas partes (frações) é preciso para formar um inteiro. Na parte dois será perguntado quantas partes seria necessário para formar outra fração, na conclusão deste problema o jogo irá dizer que isso se trata de frações equivalentes. Na parte três será feita a pergunta de qual número é maior, isso comparando números inteiros e números fracionários.
Figura 1 – Pizza que foi impressa para a aula.
Figura 2 – Tela do aplicativo Parte 1.
Figura 3 – Tela do aplicativo Parte 2.
Figura 4 – Tela do aplicativo Parte 3.
Figura 5 – Aplicação da atividade.
            Participaram da atividade uma média de 30 alunos por sala, tendo trabalhado com 5 salas nesta escola. O método de avaliação desta atividade foi verificara a resolução dos problemas propostos pelo jogo Frações do Professor Sagaz.
Bibliografia
SAMPAIO, Tales B. A.. Frações do Professor Sagaz. Disponível em: <http://tsampaio.com/ic/objetos/kit1/index.html> Acesso em: 04 set. 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário