terça-feira, 20 de novembro de 2012

Aplicação de Sequência de Ensino: Aprendendo Matemática e a usar racionalmente a água



Esta sequência foi aplicada em duas turmas da quinta série do Ensino Fundamental da Escola Estadual Ary Pinto das Neves no período de 6 horas-aula. Ela tem por base a sequência de ensino, chamada “Planeta Água” (CAZORLA e SANTANA, 2010), que tem o objetivo de despertar a consciência do uso racional da água e trabalhar conceitos estatísticos como as medidas de tendência central. 
Além desses assuntos, também foram trabalhados a resolução de exercícios do SARESP. Essa sequência tinha como metodologia aula expositiva dialogada, aula lúdica e resolução de exercícios. 
Os objetivos dessa sequência eram: Despertar a consciência do uso racional da água, analisar a adequação das medidas de tendência central de pesquisa (média, mediana e moda) à natureza dos dados, calcular os consumos anual familiar, médio familiar mensal e o diário per capita, interpretar e transmitir informações por meio de gráficos e Resolver questões do Saresp. 
A sequência foi dividida em três partes:
- Discussão do Vídeo: “Terra, planeta água”;
- Tratando e analisando dados (Medidas de tendência central);
- Estudo de gráficos de linhas e Barras.



Postagem feita pelo pibidiano Everton


Nenhum comentário:

Postar um comentário