quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Caixa Surpresa


No dia 12 de setembro de 2012, as Pibidianas Aline e Milenna aplicaram o jogo Caixa Surpresas, na Escola Estadual Doutor Álvaro Guião, para os alunos do 1º ano do Ensino Médio.
No primeiro instante da aula, foi introduzida uma breve retomada dos conceitos de Geometria Espacial,que envolviam os sólidos geométricos e suas nomenclaturas. Foram perguntados quais eles conheciam e os mais mencionados foram o cubo e a pirâmide.
Após essa explicação dialogada, iniciamos o jogo Caixa Surpresa, colocando em cada fileira uma caixa diferente com um sólido distinto. Cada aluno da fileira ia até a caixa, colocava as mãos na abertura, e sem ver o objeto,analisava qual sólido era e voltava até sua carteira.Em seguida, deveriam escrever em uma folha de sulfite, entregue a eles no início da aula, quantas faces, arestas e vértices possuíam, qual era o nome do sólido identificado e tinham de desenhá-lo. Depois os alunos trocavam de caixa, até passarem por todos os sólidos, sendo estes o prisma de base pentagonal, o tetraedro, a pirâmide de base quadrangular e o octaedro.
No término do jogo,lhes mostramos todos os objetos, quando íamos verificando as respostas que haviam colocado em suas folhas. Alguns alunos demonstraram dificuldades em nomeá-los, principalmente o prisma de base pentagonal e o octaedro, e muitos não souberam nem mesmo desenhá-los. No caso do tetraedro, eles responderam, nas folhas, pirâmide de base triangular, assim apresentamos o nome tetraedro e que este sólido é composto por triângulos equiláteros.
Ao final da aula, os alunos tiraram as dúvidas e não mostraram mais dificuldades em relação ao conteúdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário