quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Jogo Tabuleiro Geométrico


No dia 9 de novembro de 2012, na Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha, foi aplicado o jogo do Tabuleiro Geométrico. Seu objetivo era chegar ao final do tabuleiro passando por diversas perguntas de geometria ao longo do caminho.
As casas do tabuleiro eram compostas por perguntas de geometria que envolviam cálculo de área de figuras geométricas, como o retângulo, quadrado e triângulo, sendo que os alunos apresentaram muita dificuldade na área do triângulo. Para auxiliá-los na fórmula da área do triângulo, utilizamos um recorte de papel sulfite que dividia um retângulo em dois triângulos, assim explicamos o significado da fórmula.
Além de perguntas que envolviam área, havia uma sobre o volume e nomenclatura do cubo. No cálculo do volume tivemos que auxiliar os alunos, pois muitos não haviam aprendido ainda tal conceito. Já com relação à nomenclatura, alguns alunos disseram que o cubo era um quadrado e, assim, ensinamos as diferenças do quadrado, que é uma figura plana, e do cubo, uma figura espacial. Muitos alunos gostaram da atividade e a repetiram várias vezes.
O jogo foi aplicado pelas pibidianas Aline e Milenna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário