Público alvo: 6º ano do Ensino Fundamental.
Escola e Período: E. E. Prof. Ary
Pinto das Neves nos dias 25 de outubro e 6 de novembro; E. E. Prof. Sebastião de Oliveira
Rocha nos dias 24, 26 e 31 de outubro.
Responsáveis pelo plano: John Rafael Freitas Pereira; Paula Martins de Oliveira; Theófilo Satoshi Okada.
Conteúdos: Pesquisa e construção de gráficos.
Materiais: Papel quadriculado, lápis, borracha, régua e
lousa.
Objetivos: Construir e interpretar gráficos.
Desenvolvimento
Tendo em vista uma atividade mais dinâmica, esta será
executada em dois dias para se ter tempo de passar o conteúdo.
No primeiro dia será feita uma pesquisa eleitoral de
primeiro turno onde os alunos escolherão um “representante de sala”, este
representante é apenas simbólico para nossa atividade. Isso ocorrerá após ser
feita a escolha de quatro candidatos.
Escolhido os candidatos, será dado o tempo de um minuto
para eles lançarem suas propostas eleitorais. Esse minuto foi deixado para eles
praticarem a oratória e também para conscientiza-los do seu futuro dever
social. Assim o candidato que quebrasse alguma lei teria sua candidatura
caçada.
Feito a “propaganda eleitoral” foi dado início a contagem
de votos, esta ocorreu perguntando um a um em qual candidato eles votariam. A
partir dos dados levantados e anotados na lousa será construído um gráfico de
barras.
No segundo dia será iniciado a atividade com o segundo
turno da eleição com os dois candidatos que obtiveram o maior número de votos
no primeiro turno. Esta será feita para relembrar a aula anterior que se
tratava da construção do gráfico.
Após ser feito os mesmos procedimentos da primeira aula,
será feita mais uma pesquisa em que eles irão construir o gráfico que será
corrigido posteriormente. A pesquisa em questão se tratará de uma pesquisa de
preferência de sabores de sorvetes.
Em
seguida será distribuído o papel quadriculado e régua para que os alunos façam
o gráfico e entreguem a folha ao final da aula para avaliar os mesmos.
Figura 1 - Aplicação na E. E. Prof. Ary Pinto das Neves.
Figura 2 - Aplicação na E. E. Prof. Sebastião de Oliveira Rocha.
Participaram
da atividade uma média de 30 alunos por sala, tendo 4 salas no Ary e 3 salas no Sebastião. O método de avaliação desta
atividade foi verificar a construção de uma gráfico pelos alunos.
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