terça-feira, 27 de novembro de 2012

Eleições PIBID

Público alvo: 6º ano do Ensino Fundamental.
Escola e Período: E. E. Prof. Ary Pinto das Neves nos dias 25 de outubro e 6 de novembro; E. E. Prof. Sebastião de Oliveira Rocha nos dias 24, 26 e 31 de outubro.
Responsáveis pelo plano: John Rafael Freitas Pereira; Paula Martins de Oliveira; Theófilo Satoshi Okada.
Conteúdos: Pesquisa e construção de gráficos.
Materiais: Papel quadriculado, lápis, borracha, régua e lousa.
Objetivos: Construir e interpretar gráficos.
Desenvolvimento
            Tendo em vista uma atividade mais dinâmica, esta será executada em dois dias para se ter tempo de passar o conteúdo.
            No primeiro dia será feita uma pesquisa eleitoral de primeiro turno onde os alunos escolherão um “representante de sala”, este representante é apenas simbólico para nossa atividade. Isso ocorrerá após ser feita a escolha de quatro candidatos.
            Escolhido os candidatos, será dado o tempo de um minuto para eles lançarem suas propostas eleitorais. Esse minuto foi deixado para eles praticarem a oratória e também para conscientiza-los do seu futuro dever social. Assim o candidato que quebrasse alguma lei teria sua candidatura caçada.
            Feito a “propaganda eleitoral” foi dado início a contagem de votos, esta ocorreu perguntando um a um em qual candidato eles votariam. A partir dos dados levantados e anotados na lousa será construído um gráfico de barras.
            No segundo dia será iniciado a atividade com o segundo turno da eleição com os dois candidatos que obtiveram o maior número de votos no primeiro turno. Esta será feita para relembrar a aula anterior que se tratava da construção do gráfico.
            Após ser feito os mesmos procedimentos da primeira aula, será feita mais uma pesquisa em que eles irão construir o gráfico que será corrigido posteriormente. A pesquisa em questão se tratará de uma pesquisa de preferência de sabores de sorvetes.
            Em seguida será distribuído o papel quadriculado e régua para que os alunos façam o gráfico e entreguem a folha ao final da aula para avaliar os mesmos.
Figura 1 - Aplicação na E. E. Prof. Ary Pinto das Neves.
Figura 2 - Aplicação na E. E. Prof. Sebastião de Oliveira Rocha.
        Participaram da atividade uma média de 30 alunos por sala, tendo 4 salas no Ary e 3 salas no Sebastião. O método de avaliação desta atividade foi verificar a construção de uma gráfico pelos alunos.

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