terça-feira, 13 de novembro de 2012

Progressão Geométrica


No dia 30 de outubro ocorreram as atividades do PIBID nos primeiros anos do ensino médios da Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha. Nos primeiros anos A e B foi aplicada as atividades da Aula 4 do “Plano de Aulas Bimestral 1º Ano”. 
Ao iniciar a aula, em ambas as turmas, foi exposto aos alunos o tema da aula  “Progressão Geométrica”, em seguida, através do diálogo e fazendo analogia com PA, explicou-se os conceitos envolvidos em PG. Após exemplificações de PG’s, coletivamente, chegou-se à fórmula do termo geral da PG.
Nesta primeira parte da aula percebi que os alunos tinham bastante dificuldade com o conceito. Embora eles já tenham lidado com o conceito anteriormente, ainda confundiam bastante com PA.
Após a introdução do conteúdo, pediu-se aos alunos que se separassem em duplas para a resolução de exercícios envolvendo o termo geral da PG. Eram cinco exercícios, retirados de vestibulares. Os alunos de ambas as turmas resolveram os exercícios, mas tiveram bastante dificuldade. Notou-se dificuldades básicas, como multiplicação e potenciação, mas que foram sanadas. Os alunos sempre questionavam quando ocorriam dúvidas.
 Apesar de os alunos apresentarem dificuldades quanto ao conceito de PG, ou mesmo quanto a operações necessárias para resolver as questões propostas, concluiu-se que a aula foi positiva. Os alunos participaram das atividades propostas e questionaram quando sentiam necessidade, portanto, a atividade se mostrou boa para os propósitos da aula. A aula foi ministrada pelos pibidianos Rita Idem e Nilson Catão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário