Esta sequência foi aplicada em duas turmas da
quinta série do Ensino Fundamental da Escola Estadual Ary Pinto das Neves no
período de 6 horas-aula. Essa sequência tinha como metodologia aula expositiva dialogada, aula lúdica e resolução de exercícios.
Os objetivos da sequência eram: Analisar a adequação das medidas de tendência central de pesquisa (média, mediana e moda) à natureza dos dados, interpretar e transmitir informações por meio de gráficos, resolver questões do Saresp.
A sequência foi dividida em duas partes:
- Pesquisa dos hábitos de consumo dos alunos para trabalhar com tabelas e gráficos;
- Aplicação do jogo "Super Filme" com
intuito de introduzir de forma lúdica e intuitiva conceitos sobre medidas de tendência central.
Na aplicação
dessa sequência, percebeu-se que os alunos conseguiam
interpretar informações em gráficos e tabelas, e também em resolver exercícios
com medidas de tendência central, mas não se aprofundou os conteúdos vistos em
sala de aula, pois os alunos nas três séries não tinham pré-requisitos como regras
de três e cálculo de porcentagem. Também em duas salas tive problemas
com indisciplina de alunos.
Postagem feita por Everton
Nenhum comentário:
Postar um comentário