terça-feira, 27 de novembro de 2012

Calcule se for capaz

Público alvo: 6º ano do Ensino Fundamental.
Escola e Período: E. E. Prof. Sebastião de Oliveira Rocha no dia 26 de outubro.
Responsáveis pelo plano: Paula Martins de Oliveira; John Rafael Freitas Pereira; Thássia Rafaela Camilo Câmara; Theófilo Satoshi Okada.
Conteúdos: Operações básicas.
Materiais: Papel, impressora e papel contact.
Objetivos: Aprimorar o cálculo mental das operações básicas.
Desenvolvimento
            O Super Trunfo Campeões da F1 vem com valores numéricos de Grandes Prêmios disputados, títulos mundiais, vitórias, pole position e voltas mais rápidas.
Figura 1 – Imagem do jogo Super Trunfo.
            No jogo Calcule se for capaz é composto por um baralho de 30 cartas e tem a temática do halloween. Este foi feito com filmes de “terror”, e possuía os campos: ano; duração ; litros de sangue; nível de terror; índice de pesadelos. Os três últimos campos foram usados dados fictícios. Porém ao contrario de como se tem no Super Trunfo os campos não terão números quantitativos e sim operações matemáticas.
            Com o jogo em mãos será dividido os alunos em grupos de 6 pessoas, foi distribuída 5 cartas para cada jogador. Começará o jogo aquele que estiver com a carta do filme Jogos Mortais, que é o “super trunfo”.
Figura 2 – Carta super trunfo do Calcule se for capaz.
            O jogador que começou escolherá entre as opções a que ele acha que irá ganhar e com isso faz a conta que está na carta, se ele tiver o maior resultado de todos os outros jogadores, este ganhará as cartas dos demais.

Figura 3 - Aplicação da atividade.
            Participaram da atividade uma média de 24 alunos. O método de avaliação desta atividade foi analisar o conhecimento do aluno de operações básicas e o cálculo mental das mesmas.
Bibliografia
CAPELLI, Ivan. Trunfo dos Campeões: Pacote Completo. Disponível em: <http://blogdocapelli.warmup.com.br/2007/12/trunfo-dos-campeoes-pacote-completo/> Acesso em: 22 de out. 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário