Público alvo: 7º ano do Ensino Fundamental.
Escola e Período: E. E. Prof. Sebastião de Oliveira
Rocha no dia 17 de agosto.
Responsáveis pelo plano: Theófilo Satoshi Okada; John Rafael Freitas
Pereira; Paula Martins de Oliveira.
Conteúdos: Operações básicas (soma e subtração).
Materiais: papel para imprimir o jogo e contact.
Objetivos: Aprimorar o cálculo mental de operações básicas
como soma e subtração de números inteiros, desenvolver estratégia e raciocínio
lógico.
Desenvolvimento
Serão
levados dois tabuleiros de Matix para que inicialmente sejam divididos os
alunos interessados de forma que sejam criados “times” para competirem entre
si. Definidos os “times” dois jogarão em um tabuleiro e os outros dois jogarão
no outro.
Um
exemplo de tabuleiro é a Figura 1, onde se tem o tabuleiro contendo 36 casas,
sendo 35 casas ocupadas por peças contendo números inteiros de -8 a 8 e uma
casa contendo o curinga.
Figura 1 – Tabuleiro de Matix.
Para
cada tabuleiro será tirado par ou ímpar para decidir qual “time” irá começar,
sendo que o “time” ganhador será o “time 1” e o outro será o “time 2”. Feito
isso, será explicado as regras do jogo, onde o “time 1” irá escolher se deseja
mover o curinga na vertical ou na horizontal para capturar as peças do
tabuleiro durante toda a partida, sendo que o “time 2” terá a opção que sobrar.
O
jogo termina quando não houver mais peças ou quando o coringa não tiver mais
opção de movimentação. Assim ganha o jogo o “time” que na soma das peças
obtiver a maior pontuação.
Figura 2 – Tabuleiro de Matix.
Participaram
da atividade uma média de 10 alunos. O método de avaliação desta
atividade foi verificar se os alunos entenderam a proposta do mesmo, formulando
estratégias para vencer.
Bibliografia
OLIVEIRA, Paula Martins. Plano de Aula Matix.
Disponível em: <http://pibiduspsc.blogspot.com.br/2012/07/plano-de-aula-matix.html> Acesso em: 28 de
jul. 2012.
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