terça-feira, 27 de novembro de 2012

Matix

Público alvo: 7º ano do Ensino Fundamental.
Escola e Período: E. E. Prof. Sebastião de Oliveira Rocha no dia 17 de agosto.
Responsáveis pelo plano: Theófilo Satoshi Okada; John Rafael Freitas Pereira; Paula Martins de Oliveira.
Conteúdos: Operações básicas (soma e subtração).
Materiais: papel para imprimir o jogo e contact.
Objetivos: Aprimorar o cálculo mental de operações básicas como soma e subtração de números inteiros, desenvolver estratégia e raciocínio lógico.
Desenvolvimento
            Serão levados dois tabuleiros de Matix para que inicialmente sejam divididos os alunos interessados de forma que sejam criados “times” para competirem entre si. Definidos os “times” dois jogarão em um tabuleiro e os outros dois jogarão no outro.
            Um exemplo de tabuleiro é a Figura 1, onde se tem o tabuleiro contendo 36 casas, sendo 35 casas ocupadas por peças contendo números inteiros de -8 a 8 e uma casa contendo o curinga.
Figura 1 – Tabuleiro de Matix.
            Para cada tabuleiro será tirado par ou ímpar para decidir qual “time” irá começar, sendo que o “time” ganhador será o “time 1” e o outro será o “time 2”. Feito isso, será explicado as regras do jogo, onde o “time 1” irá escolher se deseja mover o curinga na vertical ou na horizontal para capturar as peças do tabuleiro durante toda a partida, sendo que o “time 2” terá a opção que sobrar.
            O jogo termina quando não houver mais peças ou quando o coringa não tiver mais opção de movimentação. Assim ganha o jogo o “time” que na soma das peças obtiver a maior pontuação.
Figura 2 – Tabuleiro de Matix.
            Participaram da atividade uma média de 10 alunos. O método de avaliação desta atividade foi verificar se os alunos entenderam a proposta do mesmo, formulando estratégias para vencer.
Bibliografia
OLIVEIRA, Paula Martins. Plano de Aula Matix. Disponível em: <http://pibiduspsc.blogspot.com.br/2012/07/plano-de-aula-matix.html> Acesso em: 28 de jul. 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário