terça-feira, 27 de novembro de 2012

Aula de Origami

Público alvo: 6º ano do Ensino Fundamental.
Escola e Período: E. E. Prof. Ary Pinto das Neves nos dias 4 e 18 de outubro; E. E. Prof. Sebastião de Oliveira Rocha nos dias 3, 5 e 17 de outubro.
Responsáveis pelo plano: Theófilo Satoshi Okada; John Rafael Freitas Pereira; Paula Martins de Oliveira.
Conteúdos: Geometria.
Materiais: Papel espelho 10x10 cm.
Objetivos: Fazer o aluno se familiarizar com o sólido geométrico e polígonos.
Desenvolvimento
            Esta atividade foi desenvolvida para ser aplicada em duas aulas e por se tratar da primeira aula com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, foi desenvolvida esta atividade bem descontraída abordando o conteúdo de geometria.
            Na primeira aula será perguntado aos alunos o que eles acham que eles fariam com aqueles papéis espelhos quadrados. Em seguida seriam passadas algumas regras importantes para os alunos para fazer os origamis. As regras eram:
      Não vincar o papel, pois se corre o risco de rasgar o papel;
      Não se deve fazer o origami apoiado na mesa ou nas coxas, pois assim não será estimulada a coordenação motora, mesmo porque o origami é uma arte que pode ser praticada em qualquer lugar, sem depender de locais para se apoiar;
      Não fazer uma “competição” de quem termina primeiro, pois quanto mais rápido for feito menos caprichado estará o origami e no caso dos origamis que irei ensinar, não teremos as peças se encaixando com facilidade.
            Passado as instruções será dado inicio ao origami Cubo Sonobe que é montado com seis papéis, onde cada papel corresponde a uma face do cubo ao final. Abaixo esta o diagrama do mesmo.
Figura 1 – Diagrama do Cubo Sonobe.
            Na segunda aula será relembrado as regras importantes para o origami e será ensinado o Tsuru. Abaixo está o diagrama do mesmo.
Figura 2 – Diagrama do Tsuru.
Figura 3 - Aplicação da atividade na E. E. Prof. Ary Pinto das Neves.
Figura 3 - Aplicação da atividade na E. E. Prof. Sebastião de Oliveira Rocha.
            Participaram da atividade uma média de 30 alunos por sala, tendo 4 salas no Ary e 3 no Sebastião. O método de avaliação desta atividade foi verificar os origamis finalizados.
Bibliografia
KASAHARA, Kunihiko; TAKAHAMA, Toshie. Origami for the Connoisseur. Tokyo e Nova Iorque: Japan Publications, Inc., 1987. p. 42-43.
ARAKI, Chiyo. Origami for Christmas. Tokyo e Nova Iorque: Kodansha International, 1990. p. 22-25 e p. 48-51.

Nenhum comentário:

Postar um comentário