terça-feira, 27 de novembro de 2012

Pescando Equações

Público alvo: 6º ano do Ensino Fundamental.
Escola e Período: E. E. Prof. Sebastião de Oliveira Rocha no dia 19 de outubro.
Responsáveis pelo plano: John Rafael Freitas Pereira; Paula Martins de Oliveira; Marcelo Constantino Gálio; Luana de Souza Pires.
Conteúdos: Operações básicas.
Materiais: Vara de pescar, barbante para as varinhas, imãs para as varinhas, placa de isopor para o lago, tinta para pintar o isopor, palitos de sorvete para segurar os peixes, papel para imprimir os peixes e clipes para papel para fisgar os peixes com os imãs.
Objetivos: Aprimorar o cálculo mental das operações básicas.
Desenvolvimento
            Esta atividade terá 22 peixes presos a clipes que serão presos no lago (isopor) através de palitos de sorvete e nas varinhas de pescar haverá imãs no lugar do anzol para pescar os peixes.
            Antes de iniciarmos a pescaria iremos definir duas filas de alunos e uma distancia do inicio da fila até o lago para que a pescaria possa acontecer de uma forma organizada. Tendo tudo organizado iremos iniciar a pesca.
            Cada peixe terá uma operação no seu verso, que ira ser resolvida pelos alunos ao serem pescados, caso o aluno acerte a operação ele poderá ficar com o peixe e retornar ao fim da fila, porém se errar terá que devolver o peixe no lago. Segue abaixo as figuras usadas, o lago desenhado em isopor e as operações.
1.      25 – 10 + 23 - 5
2.      212 + 8 – 100 – 50 - 70
3.      (10 + 5) / 3 + 10
4.      74 / 2 – (16 + 4)
5.      8 x 7 – 6 x 6
6.      7 x 7 + 8 x 3 – 7 x 4
7.      64 / 8 + (8 – 5) – 1
8.      144 / 12 – 10 + 2
9.      (450 / 45) x 10
10.  45 – 25 +(30 – 17)
11.  350 / 70 + 48
12.  5 – 3 + 2 x (10 + 17)
13.  13 x 13 x 10
14.  (85 x 3) – (58 x 7)
15.  18 x 2 – 16 (4 x 5)
16.  1890 – 891 + 101
17.  (3 x 8) + (7 x 9)
18.  (30/5) – 6
19.  (5 x 5) 10/2
20.  140 x 10 – 17
21.  (1 x 1 x 1 x 1 x 2 x 3 x 0) = 1
22.  Quantos anos você fará em 2020?
Figura 1 - Imagem de peixe azul utilizado.
Figura 2 - Imagem do peixe amarelo utilizado.
Figura 3 - Imagem do lago.
            Vence quem conseguir pescar mais peixes.

Figura 4 - Aplicação da atividade.
            Participaram da atividade uma média de 20 alunos. O método de avaliação desta atividade consistia em analisar as dificuldades que os alunos apresentaram e o tempo levado para resolver cada operação.

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