Público alvo: 6º ano do Ensino Fundamental.
Escola e Período: E. E. Prof. Sebastião de Oliveira
Rocha no dia 19 de outubro.
Responsáveis pelo plano: John Rafael Freitas Pereira; Paula Martins de
Oliveira; Marcelo Constantino Gálio; Luana de Souza Pires.
Conteúdos: Operações
básicas.
Materiais: Vara de pescar, barbante para as varinhas, imãs
para as varinhas, placa de isopor para o lago, tinta para pintar o isopor,
palitos de sorvete para segurar os peixes, papel para imprimir os peixes e
clipes para papel para fisgar os peixes com os imãs.
Objetivos: Aprimorar o cálculo mental das operações
básicas.
Desenvolvimento
Esta atividade terá 22 peixes presos a clipes que serão
presos no lago (isopor) através de palitos de sorvete e nas varinhas de pescar
haverá imãs no lugar do anzol para pescar os peixes.
Antes de iniciarmos a pescaria iremos definir duas filas
de alunos e uma distancia do inicio da fila até o lago para que a pescaria
possa acontecer de uma forma organizada. Tendo tudo organizado iremos iniciar a
pesca.
Cada peixe terá uma operação no seu verso, que ira ser
resolvida pelos alunos ao serem pescados, caso o aluno acerte a operação ele
poderá ficar com o peixe e retornar ao fim da fila, porém se errar terá que
devolver o peixe no lago. Segue abaixo as figuras usadas, o lago desenhado em
isopor e as operações.
1. 25 – 10 + 23 - 5
2. 212 + 8 – 100 – 50 - 70
3. (10 + 5) / 3 + 10
4. 74 / 2 – (16 + 4)
5. 8 x 7 – 6 x 6
6. 7 x 7 + 8 x 3 – 7 x 4
7. 64 / 8 + (8 – 5) – 1
8. 144 / 12 – 10 + 2
9. (450 / 45) x 10
10. 45 – 25 +(30 – 17)
11. 350 / 70 + 48
12. 5 – 3 + 2 x (10 + 17)
13. 13 x 13 x 10
14. (85 x 3) – (58 x 7)
15. 18 x 2 – 16 (4 x 5)
16. 1890 – 891 + 101
17. (3 x 8) + (7 x 9)
18. (30/5) – 6
19. (5 x 5) 10/2
20. 140 x 10 – 17
21. (1 x 1 x 1 x 1 x 2 x 3 x
0) = 1
22. Quantos anos você fará
em 2020?
Figura 1 - Imagem de peixe azul utilizado.
Figura 2 - Imagem do peixe amarelo utilizado.
Figura 3 - Imagem do lago.
Vence quem conseguir pescar mais peixes.
Figura 4 - Aplicação da atividade.
Participaram
da atividade uma média de 20 alunos. O método de avaliação desta
atividade consistia em analisar as dificuldades que os alunos apresentaram e o tempo levado para resolver cada operação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário