Público alvo: 7º ano do Ensino Fundamental.
Escola e Período: E. E. Prof. Sebastião de Oliveira
Rocha no dia 31 de agosto.
Responsáveis pelo plano: John Rafael Freitas Pereira; Theófilo Satoshi Okada.
Conteúdos: Operações
básicas de multiplicação e divisão.
Materiais: Papel para confeccionar as cartas do jogo e contact.
Objetivos: Aprimorar o
cálculo mental das operações básicas de multiplicação e divisão.
Desenvolvimento
O jogo aplicado é composto por 25 cartas distribuídas
para todos os jogadores e sendo jogado em grupos de três a cinco pessoas. Ganha
o jogador que conseguir descartar todas as cartas, para poder descartar o
jogador terá de seguir a regra do jogo.
Regras do jogo:
1. Distribuem-se as cartas
entre os participantes, de modo que todos recebam a mesma quantidade, exceto
quem as distribui. Este receberá uma carta a mais.
2. Após a distribuição das
cartas, cada participante deverá verificar se há pares em sua mão.
3. Se houver, deverá
mostrá-los aos demais jogadores e, em seguida, deixá-los sobre a mesa.
4. O jogador da direita, em
relação a quem distribui as cartas, inicia o jogo. Ele retira uma carta do
jogador que está à sua esquerda. Se esta carta formar um par, ele deverá
colocá-lo sobre a mesa, à vista dos demais participantes. Caso contrário, será
a vez do próximo jogador, obedecendo sempre o sentido anti-horário.
5. Se um jogador apresentar
aos demais um par errado, ele deverá pegar as cartas novamente e será punido,
deixando de jogar na rodada seguinte.
6. Vence quem acabar com
todas as cartas de sua mão. Porém, o jogo deverá prosseguir até restar um único
participante, que ficará com o mico (carta que não possui par).
Figura 1 – Cartas do Mico Matemático.
O par seriam neste caso uma carta contendo uma
operação de multiplicação que possui um resultado igual a outra carta contendo
uma operação de divisão.
Figura 2 – Aplicação da atividade.
Participaram
da atividade uma média de 20 alunos. O método de avaliação desta
atividade foi analisar durante a aplicação do jogo se os
alunos apresentam muitas dificuldades nas operações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário