terça-feira, 27 de novembro de 2012

Mico Matemático

Público alvo: 7º ano do Ensino Fundamental.
Escola e Período: E. E. Prof. Sebastião de Oliveira Rocha no dia 31 de agosto.
Responsáveis pelo plano: John Rafael Freitas Pereira; Theófilo Satoshi Okada.
Conteúdos: Operações básicas de multiplicação e divisão.
Materiais: Papel para confeccionar as cartas do jogo e contact.
Objetivos: Aprimorar o cálculo mental das operações básicas de multiplicação e divisão.
Desenvolvimento
            O jogo aplicado é composto por 25 cartas distribuídas para todos os jogadores e sendo jogado em grupos de três a cinco pessoas. Ganha o jogador que conseguir descartar todas as cartas, para poder descartar o jogador terá de seguir a regra do jogo.
            Regras do jogo:
1.      Distribuem-se as cartas entre os participantes, de modo que todos recebam a mesma quantidade, exceto quem as distribui. Este receberá uma carta a mais.
2.      Após a distribuição das cartas, cada participante deverá verificar se há pares em sua mão.
3.      Se houver, deverá mostrá-los aos demais jogadores e, em seguida, deixá-los sobre a mesa.
4.      O jogador da direita, em relação a quem distribui as cartas, inicia o jogo. Ele retira uma carta do jogador que está à sua esquerda. Se esta carta formar um par, ele deverá colocá-lo sobre a mesa, à vista dos demais participantes. Caso contrário, será a vez do próximo jogador, obedecendo sempre o sentido anti-horário.
5.      Se um jogador apresentar aos demais um par errado, ele deverá pegar as cartas novamente e será punido, deixando de jogar na rodada seguinte.
6.      Vence quem acabar com todas as cartas de sua mão. Porém, o jogo deverá prosseguir até restar um único participante, que ficará com o mico (carta que não possui par).
Figura 1 – Cartas do Mico Matemático.
            O par seriam neste caso uma carta contendo uma operação de multiplicação que possui um resultado igual a outra carta contendo uma operação de divisão.
Figura 2 – Aplicação da atividade.
            Participaram da atividade uma média de 20 alunos. O método de avaliação desta atividade foi analisar durante a aplicação do jogo se os alunos apresentam muitas dificuldades nas operações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário