segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Cubo de Canudos



No dia 21 de setembro de 2012, foi realizada com 13 alunos do Ensino Fundamental na Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha, uma atividade que tinha como objetivo construir um cubo com canudinhos coloridos no tamanho de 5 cm.
Antes do início da atividade, os alunos foram indagados sobre quantos canudinhos seriam necessários, sabendo-se que estes representariam as arestas. Havia um modelo finalizado do cubo, e então os alunos contaram a quantidade de arestas através deste. Cada aluno recebeu, então, 12 canudinhos e pedaços de fio de barbante.
            Com as instruções das pibidianas Aline e Milenna, os alunos pouco a pouco foram construindo seus cubos, seguindo os comandos ditos passo a passo. Como esta atividade requer paciência, um aluno acabou por desistir antes de terminar seu sólido geométrico, admitindo não ter paciência para continuar executando. Ainda, duas alunas gostaram e participaram mais uma vez, construindo então, dois cubos coloridos.
Ao terminarem a construção e já com o sólido finalizado em mãos, os alunos eram questionados quanto ao número de arestas e vértices, e qual forma assume uma face do cubo. Ninguém apresentou dificuldade em responder as perguntas feitas, mostrando conhecimento perante o assunto. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário