Público alvo: 7º ano do Ensino Fundamental.
Escola e Período: E. E. Prof. Ary
Pinto das Neves nos dias 13 e 20 de agosto; E. E. Prof. Sebastião de Oliveira
Rocha nos dias 14, 17, 21 e 22 de agosto.
Responsáveis pelo plano: Theófilo Satoshi Okada; John Rafael Freitas
Pereira; Paula Martins de Oliveira.
Conteúdos: Operações básicas de soma e subtração.
Materiais: Papel para imprimir as fichas e
a lousa para fazer algumas explicações e a dinâmica.
Objetivos: Aprimorar o cálculo das operações básicas de
soma e subtração.
Desenvolvimento
Esta atividade será aplicada em duas aulas que foi
desenvolvida e aplicada para conhecermos um pouco os alunos utilizando uma
atividade quebra-gelo.
No primeiro dia cada bolsista irá se apresentar e dirá um
número que mais gosta. Em seguida pediremos para que os alunos façam o mesmo.
Assim enquanto os alunos se apresentam um bolsista irá colocar o nome de cada
um dos alunos na lousa e o número que mais gosta, desde que este não tenha sido
dito por outro colega de sala.
Após todos os alunos se apresentarem será mostrado a
Régua Matemática, uma régua que faz operações de soma e subtração, enquanto
será entregue a ficha do Stop Matemático.
Abaixo segue um modelo da ficha do jogo.
Figura 1 - Ficha do Stop
Matemático
Nesse jogo os alunos deverão preencher a ficha com caneta
para que os mesmos não apaguem as respostas erradas. No campo
"Número" os alunos terão de preencher com o número escolhido por um
dos bolsistas. Já nos campos onde existem números positivos e negativos os
alunos terão de fazer a soma ou subtração de cada um dos valores. No último
campo que corresponde ao "Total" o aluno terá de somar todos os
valores da linha.
O jogo será aplicado de forma que cada rodada terá
duração de cinco minutos e após isso será feita uma correção dos valores. Isso
será feito, pois iremos fazer uma competição na próxima aula para ver quem
ganha mais pontos. Cada conta correta o aluno ganha um ponto, a cada erro não
se ganha ou perde ponto.
Neste dia somente aplicaremos o jogo para explicarmos as
regras e ver se os alunos apresentarão somente dificuldade nas operações de
subtração.
Já no segundo dia será feita uma revisão de subtração e
começaremos a competição. Está revisão será feita utilizando o problema de
dívidas, se eu devo R$35,00 para meu colega e pago R$30,00, será perguntado
primeiro como eu devo representar a minha divida e depois de eu pagar os
R$30,00 será perguntado se eu continuo devendo ou se eu já terei pagado a
dívida.
Como motivação será dado um prêmio ao aluno que obtiver o
maior número de acertos em cada sala, sendo este um origami. Sendo assim caso
haja empate será feita mais uma rodada de desempate na lousa para a entrega do
prêmio no início da aula seguinte.
Figura 2 – Demonstração da Régua Matemática.
Figura 3 – Aplicação da atividade na E. E. Prof. Ary Pinto das Neves.
Figura 4 – Aplicação da atividade na E. E. Prof. Sebastião de Oliveira Rocha.
Participaram
da atividade uma média de 30 alunos por sala, tendo 5 salas na escola Ary e 3 salas no Sebastião. O método de avaliação desta
atividade foi corrigir as fichas do jogo que foram entregues pelos alunos.
Bibliografia
GASPAR, Cássia Mariotti.
Stop da Matemática. Disponível em: <http://mariotticg.blogspot.com.br/2010/02/essa-e-uma-otima-sugestao-para-realizar.html> Acesso em: 11 ago.
2012.
RAMALHO, Priscila. Sem
medo dos números negativos. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/medo-numeros-negativos-428086.shtml> Acesso em: 09 mai.
2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário